quinta-feira, 29 de julho de 2010

"As coisas degradantes"
Talvez a expressão "avanço civilizacional" deva suscitar reservas. Talvez nem sempre a noção de "barbárie" esteja nos antípodas da "civilização" (e a actual crise financeira mundial tem sido fértil em pôr à vista exemplos disso).
Talvez a razão, o que quer que a razão seja, raramente se encontre, numa controvérsia, apenas de um dos lados. Mas uma coisa é certa: há matérias em que a intolerância constitui, se não um dever de cidadania (conceito próximo do de civilização), uma exigência ética.
Uma dessas matérias é a aceitabilidade moral de que se possa obter prazer provocando sofrimento e morte alheios. Por isso é que a decisão de, depois das Canárias, também a Catalunha abolir definitivamente as touradas tem que ser saudada como um avanço civilizacional sobre uma tradição bárbara e moralmente inaceitável.
"Há tradições que não podem permanecer (...). As coisas degradantes devem ser abolidas", disse Jose Rull, deputado do partido nacionalista catalão Convergência e União.
Enquanto isto, em Portugal, uma ministra da "Cultura" abre as portas do seu Ministério ao sangrento e ominoso espectáculo.

1 comentário:

GAVIÃO DOS MARES disse...

Também poderia transcrever o comentário de Manuel António Pina sobre o apedrejamento das "adúlteras" no reino do Islão.