terça-feira, 4 de maio de 2010

Manuel Alegre avança hoje nos Açores para Belém, PS decide na próxima segunda-feira
(Público) Hoje Tolentino de Nóbrega
Sócrates convocou ontem, precisamente na véspera do anúncio oficial de candidatura de Alegre, uma reunião da direcção do PS
O secretário-geral do PS, José Sócrates, marcou ontem para o próximo dia 10 uma reunião do secretariado nacional, na qual será desencadeado o processo das eleições presidenciais, disse à agência Lusa fonte da direcção dos socialistas. A convocatória que está a seguir para os membros do secretariado nacional do PS acontece na véspera de Manuel Alegre formalizar em Ponta Delgada a sua candidatura presidencial.
Entre os dirigentes socialistas (membros do secretariado nacional) que estão com Manuel Alegre contam-se o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o líder parlamentar do PS, Francisco Assis, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, e o líder da JS, Duarte Cordeiro.
No entanto, dirigentes ligados à máquina de campanha dos socialistas, casos de André Figueiredo e Vieira da Silva, assim como o secretário nacional para as relações internacionais, José Lello, e a secretária de Estado Idália Moniz têm reservas face ao apoio a Manuel Alegre.
Manuel Alegre anuncia esta tarde a sua candidatura à Presidência da República. A ilha de São Miguel, para onde foi há 50 anos relegado pelo regime salazarista para cumprir castigo militar, foi o local simbolicamente escolhido para a apresentação justificada pela sua "grande ligação cultural, política e afectiva" aos Açores.
No Teatro Micaelense da mais ocidental região do país, sem estar sujeito à contabilidade e análise das ausências ou presenças de figuras gradas do PS da capital portuguesa, Alegre terá a seu lado um apoiante de peso, Carlos César, neste momento o dirigente socialista há mais anos no poder. O presidente do governo regional sempre defendeu a envolvimento do PS na recandidatura do poeta e autor de Escrito no Mar, lançado há dois anos no Palácio de Sant"Ana, sede da presidência em Ponta Delgada. O livro, com fotografias de Jorge Barros, reúne poemas sobre os Açores. Um desses poemas ("Tanto mar") foi escolhido por César para abrir a sua moção ao congresso de 2008.

1 comentário:

LAM disse...

...e fiquei há pouco um tanto admirado por ver na tv, sic-n, o apoio expresso de Alfredo Barroso (sobrinho do tio)à candidatura de Manuel Alegre. Clivagem no clã Soares?