quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jaime Gama exorta políticos a proporem cortes nas subvenções aos partidos, grupos parlamentares e campanhas
27.05.2010 - 17:14 Lusa
O presidente da Assembleia da República (AR) sublinhou hoje que o Parlamento reduziu o seu Orçamento face a 2009, exortando os dirigentes políticos a serem “coerentes” e proporem cortes nas subvenções estatais aos partidos, grupos parlamentares e campanhas eleitorais.
Jaime Gama assinalou que “enquanto outros sobem [em termos orçamentais], a AR já descia”

“Na comparação com os outros órgãos de soberania, em 2010, no orçamento inicial, a AR já gastava menos do que tinha gasto em 2009, enquanto o Orçamento do Estado subia”, afirmou Jaime Gama.
O presidente da AR respondia aos jornalistas à margem dos trabalhos no plenário, a propósito dos cortes no orçamento parlamentar num momento de crise, em que vão entrar em vigor diversas medidas de austeridade.
“Nós antecipámos a redução orçamental para 2010 e esse é o exemplo a seguir, mas estamos disponíveis, e até felicito os que tiveram essas iniciativas, para reduzir ainda mais”, referiu Gama.
Jaime Gama assinalou que “enquanto outros sobem [em termos orçamentais], a AR já descia” e defendeu que esse deve ser um exemplo seguido “em todos os órgãos de soberania”.
“A imprensa, que é tão arguta, deve também pôr todo esse dossiê em escrutínio, a AR é o órgão de soberania que em 2010 baixa os seus gastos face a 2009 e isso é absolutamente essencial”, disse.
“Até exorto os que propõem reduções correctas na AR, a também proporem reduções nas subvenções do Estado aos partidos políticos, aos grupos parlamentares e às campanhas eleitorais, autárquicas, regionais, legislativas e presidenciais, porque aí haveria uma grande poupança de dinheiro público”, advogou.
Questionado sobre se este tipo de corte deve incidir já sobre as próximas eleições presidenciais, Jaime Gama respondeu: “A todo o tempo”.

Sem comentários: