sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fado, tourada, João César das Neves, Viagem do papa, Artur Agostinho...
Acabei de dar com o martelo na TV!
Estes últimos 40 anos não existiram...
Em 67, o papa veio cá para dar um sinal de humilhação do salazarismo... Poucos anos depois, deu a maior sapatada de sempre ao salazarismo-marcelista.
Este vem pronunciar-se sobre a crise espiritual dos nossos tempos? Quem? Com que autoridade?
É claro que o problema da Igreja Católica não é o celibato! É a sexualidade! A sua naturalidade! A sua materialidade! E a sua espiritualidade! Que fazem sua sanidade! Não conseguir lá chegar, eis o problema da Igreja e eis porque não se pode pronunciar sobre crise nenhuma!
E pela primeira vez na vida reflicto:
Para a TV pública ser o lixo que é para que a haveremos de pagar com os impostos? Privatizem-na à vontade! Ou melhor ainda: esterilizem-na!
Santo Martelo!
PB

7 comentários:

Pedro Aroso disse...

Apoiado.

AM disse...

Não Pedros

Temos direito a uma televisão pública de qualidade.
Temos que exigir uma televisão pública de qualidade
Temos que exigir qualidade da televisão pública.
Quando (enquanto) não existir televisão pública de qualidade estaremos completamente à mercê dos donos da CS (das consciências, das opiniões, das ideias)

A.M.

Pedro Baptista disse...

Pensei sempre como o meu amigo, Caro António Moreira, mas tenha cada vez mais dúvidas. Como teremos essa TV pública de qualidade? Quando a tivemos? Porque heveremos de conseguir tê-la? Que factores nos propiciam e garantem essa possibilidade? Estamos a falar de realidade, mormente políticas, e não de idealidades das melhores intenções!
Neste momento tem o maior lixo concentrado na RTP pública, embora também tenha coisas boas.
Ora, reflictamos!
Considerando o meu acordo com a crítica "aos donos da CS" (que se o amigo AM for ver, por vias travessas, são os mesmos na pública e em grande parte da privada porque é quase tudo com dinheiro público)parece-me mais interessante e viável, ir por outra via, que não sendo a panaceia do mundo perfeito, nos dá muito mais garantias de defesa do interesse público: impor na lei de Imprensa poderes acrescidos aos jornalistas dentro dos media, proibição de precaridade, e garantia de autonomia profissional face a administrações e quejandos.
Que me diz? Que dizem?

Pedro Baptista disse...

Onde escrevi "tenha" pretendia escrever "tenho".

AM disse...

Caro Pedro

Quanto à qualidade sei que é possível, e se o exemplo RTP2 será redutor, creio que já a sigla BBC nos permite ver claramente que é possível.

Quanto ao que temos na realidade é evidente que "os mesmos" que se apossaram do Estado, se apossaram também de passagem, e por óbvia estratégia,dos seus meios de CS, com primazia para a TV, mas afinal, não foi também isso que fizeram (e ainda bem) os Capitães de Abril?

A TV não é já uma arma quase tão importante quanto os púlpitos das igrejas e muito mais eficaz do que todos os meios de repressão (que passam a ser desnecessários face à concordância quase universal assim criada).

Agora por via de Lei de imprensa Pedro, dando mais poder aos jornalistas?
Parece-me isso sim uma utupia.
Quer se queira quer não, diga a lei o que disser, quem manda são os patrões, ponto.

E nunca vão faltar jornalistas para fazer garantir essa verdade.

Esta discussão, a par com a da justiça, daria para muitas e muitas páginas...

Um abraço
AM

GAVIÃO DOS MARES disse...

E viva o afonso costa!!!

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Camarada PB...
Já se deu ao trabalho de ler alguma coisa sobre o que pensa a Igreja Católica? Tem a noção do que é um acto de contrição?
Aqui vai algo a propósito:
"Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10 Disseram-lhe os discípulos: Se tal é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado.
12 Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.
13 Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam.
14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céu..."