quarta-feira, 21 de abril de 2010

Honra a Manuel Serra
Manuel Serra faleceu no 31 de Janeiro deste ano e a falta de notícia, no devido momento, neste blogue, é uma falha imperdoável, resultante de puro e simples desconhecimento.
Manuel Serra foi um destacado membro da oposição anti-fascista católica e foi um elemento primordial na operação efectuada em Beja em 1 de Janeiro de 1962 que, se tivesse tido um desfecho vitorioso, poderia ter evitado a desgraçada e suicida política portuguesa da década de 60, quando, num período de enorme desenvolvimento económico mundial, o país foi obrigado a exaurir-se numa guerra colonial que além de criminosa não podia ter qualquer sucesso.
Honra pois à memória de Manuel Serra, mais um símbolo dos que não vergaram face à ditadura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Solidarizo-me com esta pequena homenagem ao Manuel Serra, como resistente anti-fascista, que teve a coragem que a muitos (à maioria) faltou para serem consequentes na luta contra o regime fascista, perdão, como agora se diz, contra o regime "autoritário". Mas apenas como resistente anti-fascista, pois após o 25 de Abril, desde que perdeu o I Congresso do PS para Mário Soares, inseriu-se na estratégia do PCP de assalto ao aparelho de Estado, como o comprova a sua participação na FUR. Provavelmente, não foi então aconselhado pelo seu correlegionário António Vitorino (que hoje ganha a vida a vender conselhos), o qual, aliás, nessa época trazia o cabelo comprido (por isso é que agora lhe falta) até ao fundo das costas, o que lhe ficava muito bem porque é alto. O anónimo do costume.

Pedro Baptista disse...

Claro que estou inteiramente de acordo com o Anónimo do costume. M. Serra era um homem bom mas politicamente ingénuo.