domingo, 14 de março de 2010

Suíça relata 60 queixas de abusos sexuais cometidos por padres
14.03.2010 - 11:12 PÚBLICO
O responsável pela abadia beneditina de Einsiedeln, a sueste de Zurique, afirmou que as alegações foram comunicadas à Conferência Episcopal Suíça, que as está a investigar.
O abade Werlen, de 48 anos, citado de igual modo no jornal Neue Zuercher Zeitung, reconheceu que alguns dos referidos abusos, ocorridos aparentemente nos últimos 15 anos, poderiam ter acontecido na própria escola de Einsiedeln, que é o mais importante local suíço de peregrinações dedicadas à Virgem Maria.
"Tentei resolver os casos de que tive conhecimento e tentei processá-los", disse o sacerdote, que faz parte da comissão episcopal dos abusos.
Os relatos de abusos têm-se vindo a multiplicar, e obrigaram já o Papa a debater a pedofilia com bispos alemães. Desde 2001, a justiça da Santa Sé já tratou de cerca de três mil acusações feitas a padres católicos, disse ontem um magistrado do Vaticano, monsenhor Charles J. Scicluna.

3 comentários:

Pedro Aroso disse...

Depois dos Estados Unidos, Irlanda, Alemanha e Áustria, chega-nos agora esta notícia da Suíça. Isto é uma vergonha para a Igreja Católica, que teima em proibir o casamento dos padres, mas parece tolerar e ocultar a prática de abusos sexuais.
Se esta situação ainda era compreensível na Idade Média, em que muitos jovens eram forçados a seguir a vida eclesiástica por escolha dos pais, no nosso tempo isso já não acontece, pelo que não pode haver perdão para esses animais.

Afonso Costa disse...

É a Igreja Católica em todo o seu esplendor.

Anónimo disse...

Castrem os padres no seminário. Afinal já o fazem na mente.