domingo, 17 de janeiro de 2010

PS desafina sobre candidatura de Alegre
(Público) 17.1.2010 Luciano Alvarez
Ainda é cedo. Para o PS, a disponibilidade de Manuel Alegre para se recandidatar a Presidente da Republica é "respeitada" e está "registada", mas este ainda não é momento para ir mais longe, porque a prioridade é o Orçamento do Estado. Foi Francisco Assis, líder da bancada socialista que, a nível pessoal, até vê a candidatura com bons olhos, quem o afirmou em nome do partido.
Adia-se assim para mais tarde um assunto sobre o qual o partido está, no mínimo, desafinado. Algumas bases do partido, estruturas locais e até nomes com peso nacional - como Carlos César e Vera Jardim - vão-se colocando ao lado do poeta e apressam o PS a tomar posição. Mas ontem também se confirmaram as oposições de peso que esta candidatura tem internamente, sobretudo junto das alas soarista e gamista, mais à direita. Vitalino Canas, ex-porta-voz do PS, avisou mesmo que uma candidatura de Manuel Alegre "dividirá seriamente" o partido e avançou com os nomes de António Guterres e Ferro Rodrigues.
No jantar de sexta-feira à noite em Portimão, foi o Algarve socialista que se colocou quase todo ao lado de Alegre. E o facto deste ter escolhido Portimão e o Algarve para anunciar a sua recandidatura, numa altura em que se comemoram os 150 anos de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo Presidente da República e o único poeta e escritor, nascido na região, deixou-os ainda mais entusiasmados. Estiveram presentes não só antigos apoiantes da candidatura presidencial de Alegre em 2006 mas também vários presidentes de câmaras PS e militantes locais. Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, Adelino Soares (Vila do Bispo), José Amarelinho (Aljezur) e António Eusébio (São Brás de Alportel); dois históricos socialistas algarvios, Luís Filipe Madeira, ex-deputado, e Carlos Tuta, ex-presidente da Câmara Monchique, e também Fernando Anastácio, membro do secretariado distrital do Algarve, foram as figuras do jantar.
Miguel Freitas, líder do PS Algarve, que não esteve presente, saudou a disponibilidade de Alegre, classificando a atitude como "um acto de cidadania" e de "coragem política". Já o autarca Manuel da Luz disse ao PÚBLICO que a candidatura de Alegre faz falta porque "o país está a navegar em águas demasiado mornas". Quanto às vozes críticas dentro do partido, afirma que esse é um problema que vai ter de ser resolvido pelo PS. "O partido vai apoiar Manuel Alegre em força, porque é o único capaz de vencer a direita."
O próximo jantar está a ser organizado no Porto, no dia 31, e também aí se podem juntar mais figuras de peso, até porque o encontro está a ser organizado pelo número um socialista da Câmara do Porto, o arquitecto Manuel Correia Fernandes. Alegre não vai parar porque, como disse ao PÚBLICO, não param de chegar convites de todo o país para estar presente em várias cerimónias.
Mas também a nível do PS nacional a candidatura de Alegre ganha balanço. O deputado socialista Vera Jardim congratulou-se com a disponibilidade de Manuel Alegre para se candidatar à Presidência da República, considerando tratar-se de uma figura política com "perfil" e "ambição". Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, voltou ontem a afirmar que a candidatura "vai muito além do PS" e pode agregar os que não se revêem em Cavaco Silva.
Embora ontem se tenham remetido ao silêncio, António Costa e António José Seguro também ainda não desmentiram várias notícias que vêm dando conta de que também eles estão com Alegre. Costa não deve falhar, depois de Alegre lhe ter proporcionado um forte apoio na campanha eleitoral autárquica e incentivado o acordo com Helena Roseta.
Do outro lado, José Lello, Vítor Ramalho e Vitalino Canas distanciam-se claramente da candidatura. Lello afirmou que não se vai empenhar numa candidatura de Manuel Alegre, que lhe é "relativamente indiferente".
Vítor Ramalho - que ainda há dias tinha insistido no nome de Jaime Gama como candidato preferencial - afirmou não poder comentar "algo que ainda não existe" e garantiu que a sua posição "não dependerá da do partido". "Manuel Alegre não disse que se candidatava. Disse que estava disponível, o que é uma coisa bem diferente".
A indiferença do bobo da corte é uma perda terrível para a candidatura!

24 comentários:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

O PS fará um grande favor ao "candidato do BE" se não apresentar candidato próprio..deixando-o concorrer livremente..para que assim perceba de uma vez por todas porque não deve ser o candidato do PS...maioritário...!!!
Cavaco está se queimando com esta coisa das "escutas virtuais" do assessor e do querer ser "governo" ...mas será que vai queimar-se o suficiente para não ser reeleito? SE O PCP (CDU) não apresentar cabdidato próprio Alegre poderá tendo o apoio do PS , ir à segunda volta com Cavaco...o que será só por si uma vitória par a candidatura do candidato poeta...Mas será que o PCP 8CDU estará pelos ajustes? porque não lhe perguntam? desafio o PCP a pronunciar-se já...A tradição é o PCP apresentar sempre candidato próprio, o que não deixa de ser coerente com o seu programa ...

Miguel Castro disse...

Com o meu voto pode contar, quer os dirigentes do PS entendam ou não que a sua candidatura merece alguma "simpatia". É importante afastar Cavaco Silva, uma vez que a sua actuação tem sido paupérrima.

Manuel Alegre é superior do ponto de vista moral e intelectual, possuindo ainda uma característica que, perante a conjuntura actual, poderá ser decisiva para a vitória, ou seja, a capacidade para angariar um grande número de votos à esquerda do PS.

Votei em Alegre nas últimas eleições e votarei novamente sem pestanejar. Qualquer posição orgulhosa e irredutível do Partido Socialista na “sugestão” que faça aos seus apoiantes, terá como resultado mais uma derrota evitável.

Já agora, lembro ao RenatoGomesPereira que a candidatura à Presidência da República é unipessoal e, por conseguinte, não há candidatos do PS, do BE ou de qualquer outro partido.

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Miguel Castro...Também não há candidatos a primeiro ministros...
teoricamente qualquer cidadão pode ser o nomeado8indigitado-apontado...etc e nunca eleito) pelo PR...
percebeu bem o que disse no post anterior? Eu não disse que manuel alegre é candidato á presidencia pelo BE.. disse outra coisa distinta.. que é o candidato do BE...o candidato presidencial escolhido( entenda-se da simpatia exclusiva..) pelo BE

Pedro Aroso disse...

O Partido Socialista é um partido com vocação para exercer o Poder, ao contrário dos estalinistas do PC, ou dos radicais irresponsáveis do BE. Como tal, é importante que encontre um candidato que possa vir a ser o presidente de todos os portugueses e não o presidente de toda a Esquerda, como Manuel Alegre (erradamente) faz questão de se assumir. Com o meu voto, não conta.
Cavaco também não é alternativa, porque tem cometido demasiados erros.
De entre os militantes do PS, só há um que eu apoiaria sem qualquer reserva: António Costa.

Manuel Machado disse...

As direitas estão aterradas com a assumpção do Manuel Alegre a presidente! Bom sinal!

Miguel Castro disse...

RenatoGomesPereira, embora formalmente o Primeiro Ministro seja nomeado pelo Presidente da República, em termos efectivos, pode dizer-se que ele é "indirectamente" eleito pelo povo, senão, atentemos ao que diz a Constituição da República Portuguesa:

CAPÍTULO II
Formação e responsabilidade
Artigo 187.º
(Formação)

1. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.

- É do conhecimento público, antes das eleições legislativas, quem será indicado para exercer as funções de Primeiro Ministro perante a vitória de determinado partido.

- Quer isto dizer que, o povo tem em consideração esse factor aquando da votação.

- Acresce que a C.R.P refere expressamente deverem ser tidos em conta "os resultados eleitorais", ou seja, o Presidente da República está adstrito a esse dever, não relevando efectivamente a sua vontade, mas sim a dos votos expressos.

- A que eleições se refere? Às legislativas.

- A essas concorrem partidos ou coligações, como se pode comprovar pelo boletim de voto que diz "Partido Socialista" e "Bloco de Esquerda".

- Ora, pelo exposto se conclui que o Primeiro Ministro tem legitimidade democrática indirecta e está conotado com um partido.

O caso do Presidente da República é absolutamente diferente, até pelas competências que a lei lhe confere. Nessa eleição vota-se numa pessoa, daí estar escrito no boletim de voto "Manuel Alegre", "Cavaco Silva" ou "Joaquim da Mercearia" (que não me consta tenha ligações a qualquer partido, embora haja conseguido angariar as assinaturas junto dos seus clientes).

Ademais, se dizer que alguém é o "candidato do bloco" ou " candidato à presidência pelo bloco" não é a mesma coisa, o que significa:

"SE O PCP (CDU) não apresentar candidato próprio"?

Os partidos não apresentam candidatos, têm sim candidatos da sua simpatia exclusiva, certo? Para se ter simpatia por um “candidato”, é preciso que ele seja “candidato”…

Manuel Alegre é o único com condições para ser Presidente de todos os Portugueses.

Anónimo disse...

Claro ue o PCP vai acabar por apoiar o manuel Alegre. Com que cara ficava o seu eleitorado se o Manuel Alegre não pudesse vencer a 2ª volta por causa de um candidato "divisionista" por si apresentado. Vsai a reboque do Be? Errado. O BE é que vao a reboque do Manuel Alegre, rapidamente, isto é de forma mais inteligente que o PCP e até que o PS.

Sérgio disse...

A próxima eleição vai pôr de uma lado a direita de outro a esquerda.
Quem quiser que escolha.
Mas não é novidade saber que alguns do PS escolhem a direita. Aos anos que é assim, basta ver a quantidade de fascistas , bufos e agente da PIDE que entraram no PS a seguir ao 25 de Abril e muitos por aqui ficaram a fazer carreira.
A infiltração de gente da direita no PS enquanto partido da esquerda moderada e reformadora também não é novidade. Quando ouvem falar de pilim viram todos à direita corrupta. A todos os níveis. Não é por acaso que o PS fez nos ´+ultimos 5 anos a polóitica que fez com os resultados que vemos. E se não fez pior foi porque o Manuel Alegre não deixou como no caso da Saúde. Em que ainda assim se faz muita asneirinha e se enche os bolsos ao capital à custa do Zé Erário Públiuco ou seja dos impostos dos trabalhadores.

Anónimo disse...

Que quer aquele Renato? Um candidato não apoiado pelo BE? O que quer, é óbvio, é a vitória do Cavaco. É direitista a cabeça aos pés. É espantoso é andar disto no Ps se é que anda

coelho dos santos disse...

Meus caros:
Acho que sobre Manuel Alegre, já tem sido dito de tudo e das mais variadas formas. É o Chamado ménu para todos os paladares.
No entanto e sem qualquer redundância de minha parte, não posso deixar de colocar neste, um enxerto de um artigo do Expresso sobre as presidencias, que no meu ponto de vista é esclarecedor e insuspeito.
Aproveito para, sobre ele chamar a especial atenção dos sempre "inconformados" Renato Pereira e Pedro Aroso.
Leiam, reflitam e tirem as elacções que entenderem.
Cito:
"MANUEL ALEGRE, tem a história, o carisma, a voz de trovão, a genuidade.Tem também um percurso como candidato presidencial que lhe dá espaço e autoridade própria. Se Alegre fôsse simplesmente o candidato do PS,seria um pouco o candidato do governo contra o PR e isso seria mais delicado.Mas Alegre surge muito para além disso.Tudo o que tem feito é ganhar espaço próprio, antecipa Paulo Rangel, para quem este vai ser um confronto muito confortável do ponto de vista retórico, porque ele estará muito livre.
Mesmo que surja com Sócrates do seu lado, o Manuel Alegre é o Manuel Alegre, garante a deputada socialista Maria de Belém. Com bagagem cultural e uma visão do mundo que o distinguem radicalmente de Cvaco Silva e que lhe permitem até falar a algum eleitorado de direita, como reconhece Maria José Nogueira Pinto, apontando o seu lado "nacionalista". O lider parlamentar do PS Francisco Assis prefere falar em "portugalidade" a que acrescenta outro "valor essencial que algum eleitorado de direita lhe reconhece:a liberdade. Mais, diz Assis, Alegre tem uma visão do papel do PR com apelo à esquerda e à direita: "uma prespectiva histórica e de abertura ao mundo".
Se as coisas fossem simples, Alegre ainda poderia contar com os mais de 60% que votaram à esquerda nas legislativas. Mas essa é uma conta que não pode fazer...No entanto, deverá chegar às urnas com o apoio do PS,BE e PCP. Desta vez, diz Nogueira Pinto, "podem os partidos precisar mais do Manuel Alegre do que Manuel Alegre precisar dos partido""
Fim de citação.
Depois disto...Palavras para quê???
Cordiais saudações
CS

RENATOGOMESPEREIRA disse...

anónimo..antes de insultares os socialistas, identifica-te...Os escreves anónimamente para insultares...EU ,respeito a vontade de manuel alegre, é um cidadão, com mérito, socialista,e tem toda alegitimidade para ser candidato, como muitos milhões deportuguesas e portugueses, é a minha obrigação de cidadão e de socialista agora digo já que não estou com ele pelas mesmissimas razões que estive ao lado da candidatura do DR Mário Soares...e como estive do lado das candidaturas do Dr JORGE SAMPAIO...
Mas não apoiei Ramalho Eanes,não apoiei Salgado Zenha e já tive oportunidade de considerar que Eanes foi o homem que fez Abril cumprir-se parcialmente com o 25 de Novembro...Com Soares...
Reconheço que Guterres, Ferro rodrigues ou Jaime Gama são óptimos candidatos com perfil de ganhadores a Cavaco Silva, coisa que pelas razões que já disse não vejo em Manuel Alegre...alguns dos apoantes de Manuel Alegre decerto prefeririam um outro PS mais revolucionário à "esquerda", tipo B E ...etc,etc ou uma terceira via , onde até já criaram um movimento próprio...São esses alegristas que se sentem mal no PS ou entendem que ainda não controlam totalmente o PS...
A disciplima partidária é importante...e eu enquanto for militante serei disciplinado, embora pense diferente e no PS nunca fui mandado calar por pensar diferente...no dia em que isso acontecer..sairei pelos próprios meios...Sei que aluta partidária tem vitórias e derrotas,já ganhei algumas e já perdi outras...é a vida!!!

Fortuna disse...

Caro Renato Gomes Pereira, você pensa diferente e pela própria cabeça, vão massacra-lo até ao limite. Primeiro a insulto, depois a calúnia, sempre a coberto do anonimato ou de nomes que ninguém conhece…

Pedro Aroso disse...

Caro Manuel Machado

Está enganado. Não são as "direitas que estão aterradas com a assumpção do Manuel Alegre a presidente", mas sim os democratas (socialistas incluídos), que querem ver este país evoluir, e não um regresso ao famigerado PREC.

Pedro Aroso

coelho dos santos disse...

Decididamente o Renato Pereira, politicamente é um caso perdido. Não vale a pena insistir mesmo que se lhe apresente factos evidentes e inquestionáveis. O seguidismo militante, sobrepõe-se ao raciocínio lógico, e não o deixa ver o que está à frente dos olhos. Por isso, tentar demonstrar por A+B o que Manuel Alegre representa para o Partido Socialista, é o mesmo que discutir o sexo dos anjos.
Por isso vou desistir de o contrariar,as suas contradições, tão perceptíveis no seu comentário.
Mas antes disso, terei que o alertar para algumas questões, que deve ter em consideração, para que não se julgue ser um diferente, entre muitos iguais.
O que os alegristas querem, é um PS+PS. Um PS com a sua matriz Socialista e Republicana bem na vertical e que não seja ondulada. Isto é que não seja uma mistificação. É um abuso,ou melhor é uma provocação de sua parte, dizer que os apoiantes de Manuel Alegre querem controlar o PS ou que se sentem mal dentro dele.
Eu como militante desde Maio/74, o que lamento é que existam ainda,autistas, seguidistas e afins,que com esse comportamento desviante muito contribuiram e contribuem ainda, para o atrofiamento idiológico de um partido que se exige, mantenha na sua gênesis os valores da igualdade da freternidade e da solidariedade e sobretudo o dos princípios.
Sei que falar-lhe assim, é estranho, mas meu caro é nestes pequenos grandes pormenores que reside a diferença em ser socialisa e xucialista,que julgo ser o seu caso.
A disciplina não obriga a ter "palas" e muito menos a liberdade de pensar, de proceder e de optar. Mas este comportamento não está ao alcance de todos e menos ainda, dos que pretendem que esta se transforme num jogo de interesses.
Todas as opções que diz ter tomado e as outras que acha interessantes para derrotar Cavaco, são respeitáveis mas o que não entendo, porque não o demonstra, é o porquê do perfil deles,dar mais garantias do que o de MA. Este seu auto-convencimento é comovente e significativo. Faça um esforço e se for capaz analize as decisões e comportamentos de cada um e fácilmente perceberá que só por uma certa xenofobia política militante, é que não encara, não suporta o Manuel Alegre e só lhe aponta defeitos.
È pena que para além do direito... a, nada mais lhe encontre que o leve a acreditar, nem que seja ao deleve, que é o melhor candidato, para derrotar Cavaco Silva.
Lamento o seu entendimento, mas faço votos para que o Alegre em devido tempo, desfaça o seu equívoco.
É a vida...como diz.
Saudações
CS

coelho dos santos disse...

Pedro Aroso
Sinceramente: não se lembra de mais nada para disfarçar o seu cada vez mais latente incómodo?
Está convencido que convence alguém com esse fantasma, do PREC?
Invente lá outra, mas esta...é para rir.
Não queira fazer da sua inteligência a burrice dos outros.
Seja racional e objectivo dizendo claramente que não tolera o Alegre, que lhe tem ódio, que não o suporta etc, etc....mas compará-lo a Vasco Gonçalves, só na sua cabeça pensadora.
J'agora não ponha os socialistas dentro das( ) quando fala em democratas.
Bem sei que há socialistas e xucialistas. Mas mesmo assim, não os meta a todos no mesmo saco.
Tenha lá essa gentileza...tá.
Saudações
CS

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Coelho dos Santos

é sempre um prazer discordar consigo...ou estar de acordo com o oposto do que o camarada afirma...
NÃO É CAVACO QUE ME ASSUSTA!não é Alegre que me assusta... São os Lobbies que lhes estão acoplados...NO caso de Alegre, conotado com uma "certa" esquerda ( não gosto da terminologia esquerda/direita- emPortugal é coisa dificil de distrinçar-com empresários e patrões comunistas e assalariados psd ou até pp...)Ligo a esquerda ao sindicalismo operário da Internacional e não ao sindicalismo do sfuncionários públicos de lautas e fartas reformas e privilégios vários...
Quem criou esse movimento civico? Alegre quer impor-se aou PS ou melhor os seus apoiantes querem impor Alegre ao PS...Há quem diga que o Ps está refém dos apoiantes de Alegre...
claro que tudo isso pode levar à ideia de regresso do Prec do Otelo saraiva de carvalho para quem viveu esse tempo conturbado..mas para mim lembra mais DEPURAÇÃO... ao estilo do livro de Sartre " As mãos sujas ... Alguém quer purificar "a dita esquerda"...assim como que um filtro..ou um facho... uma espécie de queima das bruxas...

é o que eu sinto... e o Coelho dos santos e outros já me disseram ou levaram a entender isso...querem que eu me cale? Vão-me deixar a pregar no deserto? Muito bem !!!Já estou habituado a isso...e falarei quando quiser do mesmo modo que me calarei...
...se tiver que engolir um sapo (onde é que já ouvi isto) farei como a CDU há uns anos atrás...é o chamado voto útil e significará que estava errado ...na avaliação da força do MA ...Mas isso não me convencerá de que é o melhor candidato PS...E ao engolir o sapo não o faço por seguidismo ou xuxalismo...faço-o porque o PS tem que ter futuro...e seguir em frente, com todos os erros e vaidades, mas também com muitas qualidades...

AM disse...

Boa Tarde

Continuo na minha, sem ofensa

Mas (infelizmente?) Alegre não me convence :(

Não por tantas das razões aduzidas acima, não por medo de putativos lobbies ou putativos precs.

Apenas porque não encontro grande consistência em Alegre, apenas porque não gosto de marialvas, amigos de touradas, caçadas e quejandos.

Por mais de "esquerda" que Alegre se afirme, por mais apoios que obtenha (à cabeça) de Louçã e do BE, para mim Alegre e tão conservador (no mau sentido) como Cavaco.

Alegre, ao contrário de Cavaco, defende alguns dos Valores que muito prezo, mas, aí como Cavaco, pratica muito do contrário do que diz defender.

Tal como a Cavaco, não lhe reconheco inteligência ou qualquer característica que o coloque acima do uma média baixinha.

E o país precisa de muito mais !!!

Precisa de quem faça a diferença.

De quem?

Não sei :(

Mas, nem Alegre nem (muito menos) Cavaco.

Para uma provocaçãozinha ao meu amigo Pedro Aroso.

Faz falta um Fidel, um Che, ou apenas um Evo ou um Hugo :D

Claro que um Mandela era sonhar muito alto...

O mal é que para a maioria dos votantes, e, se calhar para alguns "xuxalistas" (ver definição em comentários acima de Coelho dos Santos) o que fazia falta era outro Salazar...

E o que eles tam de mais parecido por agora é o Cavaco (que mais vai parecendo o Thomaz) ou o Rio que virá depois...

Valha-nos a Fortuna (não a do Daniel mas a do Karl Orf) já que não creio no altíssimo.

Um abraço
António Moreira

Sérgio disse...

Lóbis? Os lóbis estão à volta do Cavaco e do Sócrates? Que lóbis alguma vez rondaram o Manuel Alegre? Nem o lóbi gay que o Alegre até tem o defeito de ser um bocado marialva. Em que negócio andou metido? Digam um só? Chamam lóbis a ideias? Isso não são lóbis, são pessoas com ideias. Quem se assusta com a sequerda unida, com um governo estável e capaz de fazer as reformas que o país precisa, quer é o PS com a direita ou com o PSD ou com o CDS. Já há anos que vivemos este filme. Cavaco foi lá posto pelo Sócrates ao lnçar o Soares que pela sua Fundação faz tudo. Mas gora Sócrates percebeu que Cavavo está mortinho por meter lá o PSD ou um governo seu. Aí sim estão os lóbis, as suspeitas, a corrupção e nada vai para a frente porque na justiça os lóbis partidários e secretos do PS e do PSD se equiulibram no abafamento de tudo.

M. Machado disse...

´Quem diz que o Alegre é candidato do BE não é sério, nem num bocadinho. É militante do PS desde 74. Até à 5 anos era unha com carne com o Soares. É o candidato natural do PS, não por se identificar coma a maioria da direcção, felizmente, mas por motivos dco processo hist´orico e da patifaria que lhe fizeram Há 5 anos. Não será do BE , nem do PC, nem do PS mas do centro-esquerda com transversalidade a todos os "nacionalistas culturais" ou seja a todos os que vêem com preocupação a prostituição da cultura portuguesa e da cultura em Portugal. Alegre é um símbolo da resistência ( até mais do que um resistente. É um símbolo da cultura portuguesa. É o presidente que interessa a Portugal contra este mabeco tecnocrata que nos envergonha e tem um passado altamente suspeito porque afinal onde está o cavaquismo: Resposta certa: no processo BPN.

coelho dos santos disse...

Renato Pereira
Não é minha intenção colaborar numa conversa de "surdos", nem me transtorna o facto de haver acordo ou, como diz com ironia,que até aprecio," estar de acordo com oposto", pois resume-se a ter pontos de vista diferentes, sobre o mesmo assunto.
Neste caso o tema é mais uma vez:
MANUEL ALEGRE.
Dito isto e como me presenteou com seu comentário, obriga-me pelo respeito que merece, a retribuir a gentileza.
A minha intenção é esclarecer algumas afirmações que faz, usando um certo destempero.
- Quanto aos lobbies(?)não tenho resposta para fantasias.

- Continua a insistir no FANTASMA de certa esquerda e põe o Alegre como o actor principal. Faz lembrar o "FANTASMA DA ÓPERA".

- Não gosta da terminologia dtª/esqª, mas concerteza sabe que ela existe no seu corpo.

- Se bem entendo, faz do Alegre o "CRIADOR" de empresários e patrões comunistas e junta-lhe os assalariados psd e pp. O que lhe posso dizer sobre isto é que o meu caro tem uma visão alargada das coisas, mas na substância, não faz qualquer sentido.

- Liga a esquerda ao sindicalismo operário da Internacional e não ao sindicalismo dos funcionários de lautas e fartas reformas e previlégios vários. Noto que sobre isto, existe grande confusão,razão pela qual nada digo,porque até eu fiquei confuso. Mas afinal qual é esquerda em que acredita? Não a distingue ou, não existe?

- Quem criou esse movimento cívico.Mas, que raio de movimento é, o que refere???.

- Na "NEGRA" visão que o consome, continua a ver Alegre a impor-se ao PS,depois são os militantes a querer fazê-lo, por fim e segundo dizem, o PS está refém dos apoiantes de Alegre.
Afinal em que ficamos. Desta triologia a seu ver qual é a verdadeira???

- Quanto à DEPURAÇÃO independentemente do "estilo" que lhe queira dar,aí o assunto muda de FIGURA.
Deve ter consciência plena dos termos que usa e a quem os dirije. Não o acho de todo ignorante, para que não saiba o que significam.
Por isso é de muito mau gosto comparar os apoiantes de Alegre a uma seita de extermínio, ou a uma santa inquisição qualquer, porque não me passa pela cabeça que os entenda como "praticantes" de maus costumes.
Meu caro Renato
Longe de mim insinuar, quanto mais dizer, que o quero calado. Não está nos meus principios nem no conceito que tenho e uso da liberdade e nesta, está integrada a liberdade de expressão. Portanto muito se emgana quem cuida.
O que pode acontecer de minha parte é que deixe de ser interlucotor nesta questão em particular.
Quanto a tudo o resto, faça como a consciência lhe ordenar.
Saudações
CS

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Coelho dos Santos...
Há muitos muitso anos tive umprof de Trabalhos Manuais, que nos dava dois fios de cobre de meio metro, umpreto eoutrovermelho e umalicate de pontas com corte... e dizia-nos para fazermos um modelo...e eu fazia caneças, corpo, pernas e braços, mãos e pés, ou seja bonecos...depos dava-nos cartolina e eu revestia os bonecos...outro colegas de classe faziam modulos dependurar-tipo cruzetas, alguns faziam serpentinas e outos carros, aotomóveis , barcos, etc...O prof pontuava mais as "cruzetas",pois era o que ele chamava "módulos"...

Por isso quando me pergunta o que é a esquerda ( tive um acidente de moto há pouco tempo e parti a clavícula esquerda...),por cergto se não está areferir ao posicionamento parlamentar em relação à mesa da presidência...nem aos "sans-coulotte" da revolução francesa...pois esses não estão representados em nenhum partido...
quando me pergunta o que é a esquerda eu fico com amesma perplexidade da que tive quando o prof me manda construir um modelo com dois arames...semiótica? antropologia? cultura? educação? pedegree?

RENATOGOMESPEREIRA disse...

coelho dos santos:
devo uma coisa ao Manuel Alegre...e não é coisa de somenos:
O facto de ele ter dado inicio ao CITAC Centro de Iniciação teatral da Academia de Coimbra.. no qual em tempos que já lá vão por lá andei a "arranhar" as artes de talma..

coelho dos santos disse...

Renato Pereira
Uma excepção para uma correcção.
Eu não lhe pergunto o que é a esquerda, pois até a acho uma "coisa" abstrata, pelo menos para alguns.
O que eu perguntei foi: se acredita na esquerda, em qual,se a distingue ou se não existe.
Como vê é bastante diferente do que diz, que eu disse. Ou melhor não lhe pergunto o que é a esquerda, porque ela diverge... Saudações
CS

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Coelho dos Santos:
Esquerda politicamente falando e não canhotos funcionais...
A esquerda "sans Coulotte" não existe...os descamisados não têm vós activa.. são manobrados pela burguesia e pequena burguesia...SEMPRE !!! Todas as revoluções são burguesas...EM Portugal Continental, Macau e Ilhas Adjacentes o 25 de Abril foi uma revolta de capitães, burguesissima e ficou-se por aí...nenhum dos Ds foi completo e perfeito...nem se desenvolveu, nem se descolonizou (abandonaram-se as colónias à sua sorte macabra...)nem se democratizou ( o poder autárquico anquilosou-se de caciques e outras cracas e quistos...)essinte algum Sindicalismo, mas infelizmente ao serviço dos empregados e dentre os empregados os da uper class de funcionários públicos... Agerontocracia sindical é visivel nos telejornais diários...pouco difere da gerontocracia dos partidos mais comunistas...reconheço no PCP algum carácter jacobino e sans coulote...sendo estes verdadeiramente a esquerda politicopartidária em sentido estrito embora eu muitas vezes diga que em portugal existem pelo menos quatro partidos sociais democratas ou democrato-cristãos... O BE, O PS, o PSD e o CDS-PP...Atendendo aos principios decorrentes da Social Democracia basilar -rosa luxemburgo/ weimar... sem falar da excrecência em que redundou o nazismo (nacional-socialismo)...Prezo por isso toda alegislação baseada na jurisprud~encia dos interesses e não na dos conceitos..que são perigosamente e hegemonicamente ditatoriais... Não tenho um conceito de esquerda portanto... e ainda bem...Cada caso é um caso...e ninguém se define totalmente...Por isso se quiser não acredito nas esquerdas, nem nas direitas, ma sim nos comportamentos humanos...é pelos actos e pelos frutos que se conhece uma pessoa e não pelo seu alinhamento partidário ou ideológico...Mas o Povo não deixa de ter razão quando diz " diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és..."