sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Associação 31 de Janeiro celebra no Porto o centenário da instauração da República
A Associação 31 de Janeiro alia-se, amanhã e domingo, ao arranque das comemorações do centenário da República, no Porto, com uma conferência, uma exposição, a apresentação de um livro e a romagem ao Cemitério Prado do Repouso. A Associação Cívica e Cultural 31 de Janeiro, fundada em 1993, nasceu, segundo o seu presidente, Joaquim Couto, para "perpetuar, promover e desenvolver os valores da República e da democracia".
Sábado, às 21h30, no Ateneu Comercial do Porto, a Associação 31 de Janeiro promove uma conferência subordinada ao tema Como construir a República no Século XXI, moderada por Amadeu Carvalho Homem. "Nós já temos vindo a fazer estas conferências e o nosso objectivo é fazer uma publicação em livro com os colóquios ligados à República", avançou o presidente, acrescentando que são procurados "conferencistas da direita e da esquerda para que seja gerada alguma polémica e alguma controvérsia".
Domingo, a primeira iniciativa da responsabilidade da associação está marcada para as 10h, com uma romagem ao Prado do Repouso. No mesmo dia, o Ateneu Comercial do Porto recebe às 18h a inauguração da exposição Quem fez a República, que já esteve na Fundação Mário Soares (Lisboa), e, meia hora mais tarde, será apresentado o livro de António Reis "A Maçonaria e a implementação da República".

Sem comentários: