domingo, 13 de dezembro de 2009

Catalães fazem "revolta popular pacífica"
(JN) 13.12.09 15h31m
foto Manu Fernandez/AP
Mais de 700 mil catalães participam hoje, domingo, numa consulta popular não vinculativa, sobre a independência da região autónoma, um dia que um dos eleitores classifica de "revolta popular pacífica".
Joan Solé Rovira, de 85 anos, foi um dos primeiros eleitores a depositar o seu voto no município de Constantí, Tarragona. Nem a chuva nem o frio detiveram este octagenário que encara esta data como "um dia histórico", porque acredita que a independência da região que considera ser o seu "país está cada vez mais perto".
Caminhando com a ajuda de duas bengalas e acompanhado pelo seu genro, Joan Solé, à saída da mesa de voto instalada na Câmara Municipal, o idoso reconheceu que estava "emocionado" pelo facto de poder "viver esta realidade" que é, no seu entender, "uma revolta popular pacífica".
"Nós, os catalães estamos cansados que Madrid mande na Catalunha. Esta votação é uma mensagem que o povo quer mandar aos políticos para que saibam que país queremos e que estamos fartos que nos ignorem", salientou.
Apesar de estar consciente de que a consulta popular não é vinculativa, Joan Solé sente-se "satisfeito só pelo facto de poder opinar sobre a independência" da região, considerando que a Catalunha tem perdido peso político e económico.
"Espanha sempre nos utilizou e enganou, por isso o povo está cansado e vota pela independência", explicou o octagenário, sublinhando que apesar da sua avançada idade já nao desfrutará de uma "Catalunha soberana e independente da Espanha".
Mireia, outra eleitora dos 14.000 tarragoneses chamados às urnas nesta primeira fase, fez questão de votar bem cedo, apesar do mau tempo.
A jovem, de 17 anos, que exerce o seu direito de voto pela primeira vez, qualifica a jornada eleitoral de "histórica", porque "o povo passou à frente de uns políticos estagnados e sem coragem".
Questionada sobre a eficácia da consulta, já que não é vinculativa, Mideira confia que "nada será igual" na "política catalã e espanhola" porque "os políticos já não poderão continuar indiferentes à vontade popular".
Mireia, que estava acompanhada por outros jovens independentistas, sustenta que, a partir de hoje, "Madrid terá de ouvir a nossa mensagem e tirar as conclusões políticas pertinentes".
Por seu lado, o líder da Esquerda Republicana da Catalunha em Tarragona, o independentista Sergi Rios explicou à Lusa que a visibilidade mediática da consulta vai obrigar o Estado espanhol "não ignore a vontade do povo catalão".
Referindo-se à adesão popular, o deputado republicano explicou que "estão a participar pessoas de todas as idades, o que demonstra que não se trata de uma brincadeira de adolescentes. Há muita insatisfação", sublinhou.
Hoje, 165 municípios perguntam aos seus munícipes se concordam que "a nação catalã seja um estado de direito, independente, democrático e social integrado na União Europeia".
A consulta popular está a ser seguida por 34 observadores internacionais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva a Catalunha livre e independente!

Anónimo disse...

Este é um calaro sianl do aproximar da dissolução da Espanha, ou melhor, da dissolução do império colonial castelhano.

Nós portugueses só temos que apoiar bascos, galegos e catalães na sua luta contra os castelhanos, que não no esqueçamos são também nossos inimigos de há longa data.

E a aprova disso é o facto de andarem para ai a promover o iberismo, para ver se conseguem convencer os bascos, os galegos e os catalães a parar quitos, ou seja, tentam convercer ests povos que os portugueses querem ser espanhóis, o que não é verdade, pudera, os portugueses passsaraiam aser vasalos dos castelhanos e tratados a baixo de cão.

Para promover este iberismo, compraram omtraidor à patria, o maçónico iberista so sócrates, ou melhor do iberócrates, para que este endivide, divida e detrua portugal de modo que os portugueses achem que a unica solução é passarem aser espanhóis.

A afrimação do iberócrates de que a sua principal prioridad erra a espanha, espanha espanha, não foi uma figura de estilo nem dita por acaso, nem é por acaso que ele se rodeia de minstros iberistas assumidos, mario lino e luis amado, bem como da maçonaria na figura do rui pereira.

E o próximo passo para matra portugal passa epel armadilha da regionalização de modo a dividir e enfraquecer ainda mais portugal, para ser mais fácil cria a tal federação com sede em madrid.

Estamos a ser governsdos por maçónicos iberistas traidotes à pátria, que tem que sr corrisos rapidamente.

Em realção a catalunha depois da independencia do kosovo abriu-se um precedente, e eles vão ser independentes brevemente, n´so portugueses devemos apoiá-los,visto que seramos nos quem mais ganharia com adestruição e deivisão da espanha, passriamos aportrncia hegemónica da peninsula.

Morte à espanha e a castela.

Independencia para a Catalunha, Pais Basco e Galiza.

Viva Portugal.