domingo, 6 de dezembro de 2009

Apoiamos a posição do Ministro. Na reavaliação convém ir no sentido de retirar as tropas da UE e em particular as forças portuguesas. Se os EUA insistem em se atolar no Afeganistão que se atolem sozinhos. (PB)
Ministro quer reavaliar participação
Afeganistão: Luís Amado critica "subalternidade" da UE em relação à NATO
05.12.2009 - 21:27 Por Lusa
Falando aos jornalistas à margem de uma conferência sobre o projecto África.cont, Luís Amado escusou-se a confirmar se Portugal pondera a hipótese de reforçar o contingente de tropas portuguesas no Afeganistão para além dos 150 soldados anunciados para Janeiro.
"Vamos reavaliar a nossa participação à luz das novas iniciativas em curso [recentes anúncios dos Estados Unidos e da NATO de reforço de efectivos no Afeganistão]", referiu.
No entanto, Luís Amado quer que seja reavaliada também a participação da União Europeia no quadro da NATO e adianta que irá abrir esse debate.
"Eu próprio amanhã terei oportunidade, no Conselho de Assuntos Gerais, de me pronunciar sobre o que acho que tem sido o papel da União Europeia em todo este processo relativo ao Afeganistão, em que a União Europeia tem estado numa posição de grande subalternidade na relação com a NATO", afirmou.
Na opinião do governante, a participação da União Europeia na NATO "não tem sido devidamente estruturada".
No que respeita a Portugal, considera que o Governo deve reflectir sobre a sua participação no Afeganistão, tendo em vista a conferência de Londres, que se realiza em Janeiro.
Na quinta-feira, o ministro já admitira a reabertura do debate em Portugal sobre um novo reforço do contingente no Afeganistão, além daquele que já está decidido há vários meses.

Sem comentários: