quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Finaram os titulares e os não titulares! Os professores tinham razão! Os professores venceram! E os socialistas de convicção também!
Foram precisos quatro anos de luta para os professores e os que têm consciência do que é o ensino vencerem em toda a linha! Mas venceram! E os socialistas que o são de o ser, e não porque é conveniente sê-lo, também venceram em toda a linha, neste ponto! Segue-se outro, o da eliminação das miseráveis cotas de progressão que, além de ridículas, põe em causa qualquer honestidade na tão propalada avaliação. Avaliação que nunca foi desejada por parte do governo nestes anos trágicos de "lurdismo" na educação, pois a única coisa que se pretendeu foi coarctar o acesso aos escalões superiores pelo sistema de imposição de cotas, para financiar o défice orçamental que, afinal, feitas as contas ao fim de cinco anos, está como estava há 25, se é que, até lá, com as contas regionais e as autárquicas, ainda não vai piorar! Imposição de cotas que além de absurdas criariam todo o tipo de injustiças e disparidades só susceptíveis de existirem em cabeças que nunca tenham estado no ensino ou que não façam a mínima ideia do que é a vida escolar. E a defunta Lurdes que conseguiu unir contra ela a massa dos educadores que nunca antes se haviam assim unido não é, evidentemente, a única responsável. Para quê três anos de perturbação do rendimento escolar, abandono por parte de milhares a caírem sobre a despesa da Caixa Nacional de Pensões, para agora tudo o vento ter levado!!! Não há responsáveis por isto. Os papagaios, que destilavam tanto ódio como estupidez contra os professores, não dizem nada? E o 1º, já perdeu a verve com que em 2005 arengava contra o lóbi da educação? Perdeu, perdeu, mas, infelizmente perdeu porque perdeu. E as pessoas vêem-se é quando ganham, porque quando perdem todos são humildes, dialogantes e ultra-democráticos.
A que propósito agora uma tábua de salvação com um sistema de vagas? Apliquê-mo-la aos alunos: - Tenho três 18 para dar a esta turma mas só tenho vaga para um; o melhor é tirarmos às sortes. A única diferença cm os professores é que os alunos não ganham dinheiro. (P.B.)
Ministério da Educação vai eliminar divisão da carreira docente
25.11.2009 - 11:30 Clara Viana
O Ministério da Educação vai eliminar a divisão da carreira docente, confirmou Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), no final do encontro com o secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura. Hoje continuam as reuniões com as estruturas sindicais dos professores sobre o calendário negocial relativo ao Estatuto da Carreira Docente e ao modelo de avaliação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém ouve falar do Albino, o lambe-cricas, o maior chulo do Ministério da Educação, e não há lá poucos?

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Qual razão...Com TITULO ou Sem ele os professores vão ser avaliados...e para serem avaliados alguém os vai avaliar...não vão ser auto avaliados , não senhor..vão ser hetero.avaliados...
e quer se chame Titulares ou outra coisa qualquer vai haver sempre alguém que é AVALIADOR e alGuém que é AVALIADO... Isso que os Profes reivindicam é um "non sense" é quase como que querer chamar laranja à rosa e rosa à laranja..."UMA COISA É UMA COISA!" "OUTR COISA É OUTRA COISA"..

E mai' nada!!!

Anónimo disse...

Os professores quiseram sempre ser avaliados num processo decente e inteligente o que foi incompatível com o governo do PS durante 4 anos. O que os professores não querem é a divisão de carreiras entre os de 1ª e os de 2ª, nem quotas ou vagas para afunilar os resultados das avaliações. A primeira batalha está ganha. A segunda será ganha em breve.
A propósito o "Mais nada" soa um pouco a fascista e muito a ignorante.