segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma primeira abordagem das autárquicas no Distrito do Porto
l.O PS, através de Joana Lima, ganha a Trofa. É a melhor (e a única boa novidade) de todo o Distrito. Mérito para uma socialista que foi sempre marginalizada pela direcção distrital enquanto deputada e enquanto candidata, mas porfiou a trabalhar no terreno até obrigar o Partido a apoiá-la na fase final. Mérito absoluto e único da Camarada Joana e dos socialistas trofenses que com ela estiveram e foram muitos.
2. O PS perdeu a maioria absoluta em Matosinhos e ficou numa situação de governação muito difícil (PS:5; NARCISO: 4; PSD 2). De notar que ao contrário de outros, o Camarada Narciso assume a sua responsabilidade de ser vereador, num bom exemplo de moral republicana. (A esse propósito refira-se também desde já a sapatada sem luva que Ana Gomes desferiu sobre Elisa Ferreira ao assumir ser vereadora de oposição em Sintra).
3. Em Valongo é notório, em termos aritméticos, que os dois candidatos socialistas unidos (50,12%) teriam derrotado Fernando Melo e obtido a maioria absoluta, ficando pois a responsabilidade de mais esta derrota, para quem nem foi capaz, nem quis ser capaz, de resolver o conflito que surgiu e que levou à divisão.
4. No Marco o candidato do PS, a quem Renato Sampaio retirou o apoio mas que foi seu delegado ao Congresso Distrial, obteve o resultado paupérrimo de 12,9%, no entanto o candidato (ex-Ferreira Torres) que Renato e Fernando Jesus pretendiam para o Marco atingiu o brilhante "score" de 10, 46%.
5. Em Gondomar, os 29,33% do PS mais os 15,31% do PSD tiram a maioria a Valentim tanto na Câmara como na A.M. No entanto, fazendo Valentim maioria com o PSD, os resultados práticos poderão ser nulos. De realçar a vitória da Camarada Fernanda Vieira na Junta de Fânzeres.
6.O Concelho do Porto foi o desastre que, infelizmente, se esperava. Embora Rio tenha tido menos 930 votos do que em 2005, Elisa teve menos 4000 votos do que Assis só subindo a CDU (+600) e o BE(+700). Foi o resultado dum processo desastrado e mesmo ignóbil de imposição de uma candidatura a martelo e de um processo dirigido pelos pés em lugar de o ser pela cabeça. Não se ouviram as vozes avisadas, nunca se viu uma campanha tão fraca, nem nunca o PS, surpreendentemente, apresentou um candidato que se mostrasse politicamente tão débil, embora fizesse questão de sublinhar que não era candidata do PS mas independente apoiada pelo PS. As listas para a Câmara e para a Assembleia Municipal, cozinhadas entre a candidata e o presidente da Federação que se assumiu como director de campanha, foram ilegais, feitas à revelia do partido, contra o partido e sem qualquer capacidade para disputarem votos à Direita. Pela participação de alguns nomes tiveram quando muito a capacidade para disputar votos ao BE que assim não conseguiu eleger um vereador nem retirar a maioria absoluta a Rio como aconteceria se elegesse. Os resultados estão à vista. Ridículo o papel de Renato a falar antes de qualquer resultado só para marcar terreno e evitar que a candidata disparasse contra ele próprio.
7.Fica claro que tanto o Porto como outras câmaras do Distrito em que a Direita está unida só venceremos unindo a Esquerda. Não há razão para a Esquerda não ser tão pragmática como a Direita e não assumir a responsabilidade de ser um instrumento da vontade popular. (A não ser que o PS não se considere de Esquerda).Em particular no Concelho do Porto, para enfrentar e vencer em 2013 Luís Filipe Meneses, que ontem anunciou a sua candidatura. Dissémo-lo vezes sem conta. Aqueles que fazem da política uma questão de interesse pessoal nunca nos quiseram ouvir. Também só estão preocupados em andar por lá... (PB).

12 comentários:

Pedro Aroso disse...

De todos os resultados, o único que me surpreendeu, foi o de Matosinhos: José Guilherme Aguiar teve uma derrota estrondosa.
Eu não sei se o Luís Filipe Menezes alguma vez será candidato à CMP mas, caso isso se verifique, é bem capaz de ir buscar votos a toda a esquerda, como de resto ontem fez questão de sublinhar e agradecer.

Anónimo disse...

Espero que Renato Sampaio assuma a responsabilidade por esta hecatombe e saia pelos seus próprios pés da Distrital. Já!
Salvador Santos

Anónimo disse...

Salvador Santos, por mais razão que tenha, não se convença que o Renato, depois desta clara derrota, alguma vez ponderará sair. Essa gente não larga o tacho por nada deste mundo, aliás, ele até acha que ganhou as eleições... e, já agora, eu acho que ele é autista! Assim, vejamos a noticia mais caricata do dia:

"Porto- Renato Sampaio (PS) destaca o melhor resultado autárquico dos últimos 20 anos.

O líder do PS/Porto, Renato Sampaio, considerou hoje que o PS teve "uma grande vitória no distrito", conseguindo o melhor resultado autárquico dos últimos 20 anos.

"De há 20 anos para cá, desde 1989, o PS perdeu sempre Câmaras no distrito do Porto. Nestas eleições não só não perdeu, como ganhou uma", destacou Renato Sampaio, em declarações à Lusa.

Para além disso, alertou, o PS aumentou o número de votos e subiu "substancialmente" as votações "em todos os concelhos", nomeadamente em Valongo, Gondomar e Póvoa de Varzim.

O dirigente distrital considera, por isso, que "começa aqui a inversão do ciclo de perdas do PS no distrito do Porto".

O PS teve 34,35 por cento dos votos dos eleitores de todo o distrito, tendo ganho seis Câmaras, cinco das quais com maiorias absolutas.

Neste domingo votaram no PS, no distrito do Porto, 336.851 pessoas.

Em 2005, nas últimas autárquicas, votaram no PS, no distrito do Porto, 320.468 pessoas (34,16 por cento dos votos), o que serviu para eleger cinco presidentes de Câmara socialistas, quatro dos quais com maiorias absolutas."

----------------------------------

Levou duas "abadas" humilhantes: uma no Porto, outra em Gaia.

Em Valongo, o resultado é o seguinte:

2005: PS 17630 40,63%
2009: PS 12751 27.19

Aumentamos o número de votos em Valongo? Não percebi essa! Escapou-me alguma coisa? Mais, a Maria José, sem o apoio do Partido, ficou só a 4% do Lobão.

Em Matosinhos, perdemos pela 1ª vez a maioria absoluta, culpa de uma péssima gestão do processo autárquico, tornando a Câmara praticamente ingovernável.

A única vitória do PS no distrito foi na Trofa!

O Renato Sampaio devia aparecer na liga dos últimos a dizer: "a nossa equipa melhorou muito, visto que habitualmente perdia por 9-0 e desta vez perdeu por 10-1, é um facto que sofreu novamente muitos golos, mas marcou 1, upa upa"

Valha-nos a Santa!!! Só caca de galinha na cabeça!!!

Anónimo disse...

Como recorda Pedro Batista no seu post de 8 de Outubro, o Renato Sampaio apontou como meta autárquica no Distrito do Porto: “inverter o ciclo de sucessiva perda de Câmaras Municipais, (re)conquistando Câmaras governadas por outras forças partidárias”. É sobre esta perspectiva que Renato Sampaio nos deve dar contas. E a dura realidade é esta: o PS teve o seu pior resultado dos últimos tempos no Distrito. O melhor serviço que Renato Sampaio pode prestar ao Porto neste momento é ir embora. E ele não deixará de tirar essa conclusão…
Salvador Santos

Anónimo disse...

O resultado no distrito do Porto foi ridiculo, o Renato dizer que foi uma grande vitória para o PS é hilariante. O Orlandinho também tem de tirar as suas conclusões, visto que o PS não conseguiu recuperar uma única Junta de Freguesia, perdeu a maioria em S.Nicoulau e por muito pouco não perdeu a Junta de Miragaia para o PSD. Esses dois, se forem verdadeiros socialistas, devem fazer as malas e deixar o PS/Porto recuperar da depressão em que está mergulhado.

Anónimo disse...

Por mais que invente Renato e Orlando não cumpriram nenhum dos objectivos eleitorais:

- reconquistar camaras. Zero absoluto.
- Vencer no Porto concelho e ter mais Juntas de Freguesia: Zero absoluto.
- Ter mais Camaras que o PSD. Zero absoluto.
- Ter mais mandatos que o PSD. Zero absoluto.
- Ter mior numero de votos. Zero absoluto
- Felgueiras. Marco, Penafiel,Paredes Maia, V.N. Gaia, são resultados péssimos.

Perante isto o caminho é muito estreito e alguém vai ter de assumir as responsabilidades.

leixão disse...

Meu Caro Pedro.

Cada um tem os camaradas que quer.
Penso que não dignifica ninguém considerar-se camarada do Narciso Miranda.
Camarada em quê?
.
Quanto a justiça nas urnas e absolvições pelo voto penso que quem as defende está seguramente a pensar em Oeiras.

Manuel Oliveira disse...

Rectificação:
a candidata eleita do Partido Socialista em Fânzeres foi a Fernanda Vieira que liderou a equipa "Em Fânzeres, Por Fânzeres" e o signatário, Manuel Oliveira (membro da Comissão Nacional do Partido Socialista e da CO Esquerda Socialista), foi o responsável pelo blog de apoio à candidatura http://yespsfanzeres.blogs.sapo.pt.

Pedro Baptista disse...

E eu que sabia que era a Camarada Fernanda Vieira que foi uma grande apoiante quando fui candidato a Gondomar. Além disso ela própria me comunicou que era candidata, que ia ganhar e convidou-me para a apresentação a que não pude estar presente por coincidência com outra realização. Lamento o lapso. Está corrigido. Aproveito para enviar um grande beijo de parabéns para a novel Presidente.

Anónimo disse...

Análise brilhante, em cima da hora, Dr. Pedro. Dois dias depois, pouco mais há a dizer. Em Felgueiras o "trabalho" do PSD conseguiu destruir Fátima Felgueiras para entregar a Cãmara ao PSD durante sabe-se lá quanto. Não são os idiotas actuais do PS Felgueiras que vão recuperar seja o que for.

Anónimo disse...

O Renato, que só protegia a Isdabel Santos, odiava a Joana Lima e vice-verso. Tudo mudou quando o Renato lhe prometeu apoio para a Câmara se o apoiasse. Esta é a verdadeira história da jogatana. É a vida.

RENATOGOMESPEREIRA disse...

A povoa de varzim e vila do conde aguentaram-se muito bem....