sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Só dois dos cinco vereadores do PS é que deverão assumir funções na Câmara do Porto
(Público) Margarida Gomes 16.10.09
Elisa Ferreira pode não ser a única vereadora a não assumir o lugar na Câmara do Porto. Manuela Vieira, que ocupou o pelouro do Desporto quando Fernando Gomes liderava a autarquia portuense, está a reflectir sobre se vai ou não ocupar o cargo para que foi eleita no domingo. A decisão não está, todavia, tomada.
Manuela Vieira aguarda pela reunião que Elisa Ferreira convocou para hoje com os restantes membros da lista e que contará também com o presidente da distrital do PS-Porto, Renato Sampaio, para depois decidir se regressa ou não à autarquia. "A reunião com os vereadores eleitos vai servir para discutir a estratégia que a oposição vai fazer e quem é que vai estar disponível para aceitar o lugar. Nessa altura, saberei um pouco mais sobre a estratégia do PS relativamente a essa matéria, ficando, assim, em melhores condições para decidir", disse em declarações ao PÚBLICO.
Quadro superior da Associação Empresarial de Portugal (AEP), onde desempenha o cargo de directora de operações e organização da Exponor, Manuela Vieira, convidada por Elisa Ferreira para integrar a lista em quarto lugar, confirmou que "nada está ainda decidido" e que só em meados da próxima semana assumirá uma "decisão efectiva".
Razões de natureza profissional estão na base da reflexão que está a fazer. O PÚBLICO sabe que Manuela Vieira foi convidada no Verão para assumir novas funções na AEP, no âmbito da reestruturação que está em curso. Ontem, foram conhecidos detalhes do acordo de fusão entre a AEP e a Associação Industrial de Portuguesa numa "única entidade". Antes de aceitar o convite de Elisa Ferreira, a agora vereadora informou, por uma questão de "lealdade e de transparência", a administração da AEP e só depois é que anuiu em dar o seu nome. "Decidi aceitar o convite para integrar a lista porque era bom e aliciante para a cidade", justifica a gestora, confessando que, tendo sido eleita, "seria com toda a honra e com todo o gosto que voltaria a assumir o cargo de vereadora. Foi desta forma que desempenhei o cargo no mandato dr. Fernando Gomes".
Embora ressalve que "não está totalmente colocada de parte a possibilidade de voltar à câmara", o mais provável é que Manuela Vieira venha a inclinar-se por não regressar à Câmara do Porto, para se poder dedicar integralmente ao novo desafio para que foi convidada. E, se assim for, o economista e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Rui Azevedo (o sétimo da lista), será convidado para ocupar o lugar de Manuela Vieira.
Contactado pelo PÚBLICO, Rui Azevedo disse não poder responder, porque o cenário ainda não se coloca. "Se essa eventualidade se vier a colocar, terei de a avaliar", declarou, chamando a atenção para o facto de ainda não ter conversado com as pessoas da lista que foram eleitas. É também com base neste argumento que Fernanda Rodrigues, coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (sexto lugar na lista), responde ao PÚBLICO sobre se vai ou não fazer oposição a Rui Rio. "Não vou antecipar o que vamos decidir amanhã [hoje] com a equipa, mas fico disponível para depois da reunião dar todas as informações", disse.
Já o número dois e três da candidatura, Manuel Correia Fernandes e Vilhena Pereira, respectivamente, vão assumir os seus lugares na vereação. A incógnita coloca-se relativamente, ao número cinco, Alexandre Quintanilha, professor catedrático do Instituto Superior de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O PÚBLICO tentou obter um comentário de Quintanilha, mas sem sucesso. No entanto, o mais provável é que o professor universitário não assuma o seu lugar de vereador.

6 comentários:

Pedro Aroso disse...

Então só ficam dois elementos (um deles independente) do famoso "Dream Team", como lhe chamou a Dra. Elisa Ferreira?
A candidata disse que não ficava na CMP, caso não ganhasse as eleições mas, aos outros, nunca ouvi uma palavra. Foi este o compromisso que assumiram com o eleitorado socialista?

AM disse...

Boa Tarde Pedro.

Em minha opinião o que é válido para Elisa Ferreira é válido para cada um dos elementos da lista.
Afinal uma coisa é constituir uma equipa para gerir a autarquia, outra é juntar um "bando de marretas" para assistir de longe a longe a umas reuniões e aturar as faltas de educação do Rui Rio.

Não está a ver o Prof. A. Quintanilha nesse papel, ou está?

Na realidade o que não faz qualquer sentido é esta organização autárquica, mas isso ia levar-nos muito longe.

Abraço
António Moreira

Anónimo disse...

O PS de novo na cidade do Porto sem projecto de oposição. Respeitam-se todos os direitos, desde a Candidata aos da equipa, mas o PS fica, de novo, na estaca zero. Como será em 2013? à ultima da hora, em cima do joelho descobre-se alguém que é o máximo. Este alguém faz uma lista de notáveis, que se encontram naquele espaço de tempo, mas não querem nada com o PS e nem são do PS. Entretanto o PS espera para ver. O quê? Outros a ganhar a CMP e as Juntas. Um ciclo dejá vue, desde Fernando Gomes, porque Nuno Cardoso nunca ganhou nada que se saiba.

Anónimo disse...

Até mete impressão o espírito de serviço público – e, já agora, a disponibilidade para servir o PS – destes candidatos a vereadores derrotados. Agora é que tinha significado fazê-lo. Mas … como não há tachos, perdão, "compromissos profissionais", nada feito. O PS arrisca-se a passar um mandato sem oposição credível na Câmara do Porto, caminho directo para repetir o "sucesso" do "dream team" da "independente" apoiada pelo PS, (novamente) perdão, pelo Renato & Sócrates. E é uma pena, pois com a Manuela Vieira na vereação, o Porto seria a capital internacional do "jogo da petanca", ofuscando por completo a corrida dos calhambeques do Rio.

José da Silva disse...

Caro AM
A noção de elite da republica anda muito por baixo. Só fica a cagança. Afinal o que estas altíssimas personalidades todas eram, era exactamente isso.
A cidade não vai a sítio nenhum enquanto andar atrás da FINA FLOR DO ENTULHO que serve para ganhar mas não serve para lutar. Foi uma candidatura fantoche de uma ponta a outra. E vamos ver se o Correia Fernandes, a quem dou o benefício da dúvida e penso ser uma pessoa de bem, fica...

Paulo MB disse...

Espero que o professor Correia Fernandes assuma o seu lugar e dê uma bofetada de luva branca, como muito bem disse o Pedro Baptista, aos que agora se estão a pirar...
E do PS só espero uma leal colaboração e apoio à vereação que ajudou a eleger.
Afinal estamos numa república europeia ou das bananas?