sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Desabamento de tecto dita encerramento da Escola Garcia da Orta
(JN) 30.10.09
O tecto falso de uma das recém-requalificadas salas da Escola Secundária Garcia da Orta, no Porto, desabou, ontem à noite. Os cerca de 1300 alunos não tiveram aulas, hoje, sexta-feira.
A Escola Secundária Garcia da Orta manteve, hoje, sexta-feira, as portas encerradas para que se efectuasse uma vistoria de segurança a todas as instalações. “Uma parte do tecto de uma sala que foi recentemente intervencionada cedeu”, explicou Artur Rocha, director do estabelecimento de ensino, em declarações ao JN, ao início da manhã. “Decidimos encerrar a escola como medida preventiva para verificar a segurança das salas”, acrescentou.
A expectativa é de que os 1300 alunos do Garcia da Orta regressem às aulas já na segunda-feira, uma vez que os trabalhos irão prolongar-se ao longo do fim-de-semana. “Criámos várias equipas de trabalho e estamos a fazer vistorias sala por sala”, disse Artur Rocha, assegurando que o estabelecimento só reabrirá quando houver “a certeza de que as questões de segurança estão devidamente salvaguardadas”.
A Associação de Pais concorda com as medidas tomadas pela direcção da escola e defende o encerramento do estabelecimento enquanto não estiverem garantidas todas as condições de segurança.
E a DREN ou a PARQUESCO ou seja quem for que for a dona da obra ou a seu mando não fiscaliza, nem vistoria na devida altura?... Só paga? E se os alunos estavam lá dentro? Não era uma tecto falso normal era um tecto compacto, insonorizado, poderia haver mortos e feridos... Se não tivesse caído ontem cairia um destes dias... Que se passa nas obras públicas ainda por cima em lugares que implicariam cuidados muito reforçados? (PB)

1 comentário:

Anónimo disse...

É bom que se note que pouco tempo depois da dita vistoria na escola garcia de orta continua a chover dentro das salas de aula. Há buracos nas paredes de algumas das salas novas, ja cairam portas das casas de banho, tudo isto sem que as aulas sejam interrompidas!

ass: aluna da Escola Garcia de Orta