quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A ANCILOSE DO PS-PORTO
Pedro Baptista
Mais uma Comissão Política falhada num partido cada vez mais semelhante aos aspectos mais negativos do PCP: afirmações de fé numa vitória autárquica distrital que ninguém, com um mínimo de sensatez, é capaz de vislumbrar; descoberta, de repente, da importância dos estatutos que sempre são menosprezados e vilipendiados para o exercício da purga política.
O PS teve a vitória da Trofa, subidas significativas em vários municípios como Gondomar e Paços de Ferreira, descidas ou maus resultados em outros, perda da maioria absoluta em Matosinhos, derrota em Valongo onde sem divisão podia ter ganho e, sobretudo, uma derrota estrondosa, monumental, escabrosa, no seu centro simbólico mais importante, o Porto, onde o Presidente da Federação se apoderou de todo o processo, dirigiu uma campanha ridícula e grotesca, e as listas apresentadas à Câmara e à Assembleia Municipal foram inteiramente ilegais pois nunca foram aprovadas pelo órgão que tem essa competência, nem avocadas.

Foi, no município do Porto, o pior resultado dos últimos 20 anos!

Havendo mais 45 000 votantes, em relação a 2005, o PS subiu 16 000 votos, enquanto o PSD e o PSD-CDS subiram mais de 30 500! Subiu percentualmente de 34,13% para 34,36% enquanto o PSD e PSD-CDS subiram de 42,49% para 43,70%.

No município do Porto a Direita perdeu 930 votos, o PS perdeu 4000 votos e o PC e BE subiram respectivamente 600 e 700 votos, sendo que estes dois partidos baixaram a nível distrital.

A Esquerda unida faria no Porto 65138 votos enquanto a Direita só teria 62507. A presidência seria do PS! Mas o sectarismo e os sonhos de um lugarzinho falam mais alto!

De resto o partido vive em ditadura permanente, o uso da palavra é sempre condicionado para os adversários políticos, nas poucas reuniões que se vêem obrigados a convocar, como em tudo, reina a arbitrariedade, uns são considerados senadores a promover que podem falart uma quarto de hora, outros inimigos a abater que ficam em 4 minutos, e tudo isto decidido por uns papaçordas que vieram para a política porque nunca arranjaram outra forma de que viver e que no tempo do fascismo nunca repararam que se podia e devia lutar pelo seu derrube, antes pelo contrário.

Não há debate político, a linha política é traçada de cima para baixo, numa pirâmide que desce do Fuhrer para a mansa carneirada que se não for mansa é perseguida, marginalizada e, se conseguirem, enxovalhada. Tornou-se um partido estalinista dirigido por burocratas carreiristas especializados na complexa função de abanarem com a cabeça aquiescentes ao que vem de cima e ao que está por cima. Os grandes temas (política de esquerda, de direita, alianças, coligações, relações com o poder económico, distribuição da riqueza, desenvolvimento económico, são tabús).

Não admira que cheguem às alturas de formar listas ou de formar governos tenham de recorrer a independentes, porque não têm quadros e os que os poderiam ser por serem ou poderem ser reconhecidos na sociedade são enxotados para a mediocridade prevalecer e ir vivendo... E, na verdade, só com uma infinita paciência e uma determinação transcendente de não entregar o ouro ao bandido deixando-lhes o terreno livre, é que se consegue aturar esta gentinha...

O PS que foi e deveria ser um esteio da democracia portuguesa é hoje apenas um mau exemplo.

A sua ancilose não espanta. O pior é que ela arrasta a ancilose do país.

11 comentários:

Primo de Amarante disse...

O Princípio de Peter tornou-se na bandeira da Distrital do PS:

Anónimo disse...

eLES NÃO SABEM O QUE É ISSO.
Princípios não é com eles e muito menos de Peter, porque se soubessem recusavam os lugares onde conseguiram chegar sabe-se lá como, porque não têm cultura, formação e competência para os desempenhar.
É um bando de oportunistas que está a destruir o PS no Porto há mais de 15 anos.

Anónimo disse...

vdgfdsfgghd

Tovi disse...

O Pedro Baptista vai desculpar a minha ignorância, mas quando diz que no Porto “as listas apresentadas à Câmara e à Assembleia Municipal foram inteiramente ilegais pois nunca foram aprovadas pelo órgão que tem essa competência, nem avocadas”, está a dizer-me que se pode impugnar a eleição dos membros das listas do PS?

Primo de Amarante disse...

Há prazos para tudo, até para impugnar

M.Machado disse...

Podia e devia terem sido impugnadas na devida altura. Esta tropa que assaltou o PS-porto só entende a linguagem dos tribunais. Não percebo porque é que todos se lamuriam e ninguém recorre aos tribunais

GAVIÃO DOS MARES disse...

Eu vinha-me embora!!!

Miguel Castro disse...

Como cantaria a Amália se cá estivesse: "Tudo isto existe, tudo isto é triste..." e o fado de um PS/Porto cada vez mais adepto da mediocridade.

Continue a haver alguns corajosos como o Doutor Pedro Baptista para nos dar uma réstia de esperança!

Um abraço!

Anónimo disse...

Todos sabemos, porque foi público,que a candidatura do PS à Câmara do Porto foi decidida por alguém com competência para tal,quem não gostou foram aqueles que passam a vida a chafurdar!Ainda que seja nos "lixos da câmara" e outros cuja ANCICLOSE já é demasiado evidente, já agora era interessante saber que negócios são esses, relacionados com os"lixos" e que figuras envolvem!

Zé Rodrigues disse...

Este define-se a ele próprio. Competência para tal nqas candidaturas à Câmara, zero. Só a CPCD tinha essa competência que poderia delegar mas nunca o fez. Pela forma como fala é um daqueles que diziam "apoiado!", este é daqueles do antigo regime que transitaram para este.Parece que lhe estou a ver o facies!
Isso do lixo é o quê? Terá a ver com o Teixeira? Ou será com o padrinho? Atenção, Padrinho, afilhado, e Sócrates fizeram todos parte do lóbi do lixo...

Anónimo disse...

OLHA O BONITO!!!!!
Alguém no PS tem capacidade para alguma coisa? Por acaso não são esses militantes os culpados pela actual situação(a do País e a do PS)uma coisa é certa, este conhece a história toda! A dos lixos!!!!!
É por estas e por outras que Portugal está sempre na crista, não da onda, mas na dos pintainhos.
JÁ AGORA NÃO SOU MILITANTE DO PS.