domingo, 20 de setembro de 2009

Sector público tem de preservar médicos
Editorial (DN) 20.9.09 A tendência vem de longe e tem-se acentuado nos últimos anos: há cada vez mais médicos a trocar o Sistema Nacional de Saúde pelo sector privado. As principais unidades privadas já empregam cerca de 700 clínicos em regime de exclusividade, algumas delas tendo duplicado a contratação de profissionais ao sector público.
As condições de trabalho e o valor dos salários são as principais razões que motivam a maioria das transferências. Uma opção compreensível e legítima para qualquer profissional. Sobretudo quando as diferenças salariais, por exemplo na área da cirurgia, chegam a ser de cem por cento.
No entanto, sendo a saúde uma área de interesse público superior, é preciso evitar que esta tendência deixe os serviços públicos de saúde a definhar. Em primeiro lugar, estimulando um espírito de missão junto dos profissionais que se entregam ao sector público e tentando recompensá-los tanto quanto possível. Depois, e igualmente prioritário, ajustando a formação superior de novos médicos às necessidades que o País enfrenta, de modo a equilibrar a oferta e a procura de quadros clínicos. Além disso, como sugerem alguns peritos no livro Governação dos Hospitais, o Estado deve garantir o investimento feito nos novos profissionais que chegam à carreira, ou seja, assegurar que, pelo menos durante o período de formação - mais ou menos, uma década -, estes médicos exerçam a sua actividade no Serviço Nacional de Saúde.

12 comentários:

Anónimo disse...

Falta a foto do FCP!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não é peciso vir o PSD destruir o SNS , o PS já o está a fazer á muito.

Sérgio disse...

E o Manuel Alegre teve a fazer uma figurinha triste só para assegurar o apoio do PS nas presidenciais... É a política... é a vida

Anónimo disse...

O Valentim Loureiro deu ao Sócrates o maior banho de multidão da campanha. Nada que se comparasse com Matosinhos, uma tristeza. Valentim, esse sim, é o grande entusiasta do Sócrates.
Enfraquecido como está até admira a capacidade que tem de mobilisar. A conquista da Cãmara pela Isabel Santos vai ser um passeio até porque o renato aposta tudo nisso e até vai para lá o Santos Silva.

Anónimo disse...

E o comicio do PS no Porto, nada?
Digam qualquer coisinha seus bloquistas.
PPRs?

Anónimo disse...

O PS tem garantida a vitória e está muito perto da maioria absoluta. Isto entra pelos olhos dentro de qualquer um, bastava ter ido ao comício do Porto, em que era só gente do Porto.

Anónimo disse...

Como se ouviu no Comício do Porto por parte do Teixeira dos Santos e do Alberto Matins o inimigo primcipal do PS não é a direita mas sim o Bloco de Esquerda. O Teixeira dos Santos tem exatamente a mesma política fiscal qu a MFL e o Alberto Martins é um alegrista que se vendeu ao Sócrates a troco do lugar de lider parlamentar tendo feito uma triste figura durante quatro anos e meio sempre ao lado das politicas mais reacionarias do governo.
Este PS é de direita como se vê pelos dircursos apenas contra a Esquerda.
Ora se tem a vitória no papo para que atacam tanto o BE.
O Louça tem toda a razão nos PPR. Foram uma total vigarice. Imensa gente viu as suas poupanças serem roubadas pelos bancos em grande percentagens.
E no resto das medidas fiscais também.

Anónimo disse...

Antes bloquista que bloqueado mental...

Anónimo disse...

110 camionetas para encher a praça de D.João I com 5000. Do Porto não apareceu mesmo ninguém?

Sérgio disse...

O PS faz do BE o inimigo principal e depois aparece o Soares a fazer a ponte. Ou este PS é anti-Soares ou anda tudo a brincar com o Zé e a passear a sua incompetência.
Teixeira dos Santos o grande gfuardião da ordem capitalista e dos super-lucros da banca! Uma vergonha. Isto não tem nada a ver com socilismo nem com tradição do PERTIDO SOCIALISTA!

José da Silva disse...

O PS não precisa do BE para nada, porque vai ganhar com maioria absoluta, as sondagens estão todas feitas e na mão do PSD. E se não tivesse faria uma coligação com o PSD, nunca com o Bloco, porque o PS é um partido responsável que não quer voltar ao PREC.

Sérgio disse...

Cá está o Bloco Central em macha. É por isso que quem o não quer tem de votar com inteligência