sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mais uma sondagem com o PS claramente à frente, sem maioria

LEGISLATIVAS.
EUROSONDAGEM. 13-16 SET. 2048. PRESENCIAL.
PS 34,9% +1,3 ...................88/96 deputados
PSD 31,6% -0,9 .................80/87 deputados
BE 9,6% .......................18/20 deputados
CDU 8,4% -1.................... 15 deputados
CDS 8,4% +0,4 ....................15/17 deputados
OBN 7,1%
A possibilidade de maioria PS-BE, sistemática ou pontual, é ainda nebulosa embora existente e se, aritmeticamente conseguida, é a solução politicamente mais consistente e mais capaz de responder às intenções do eleitorado. Garantida uma maioria PS-BE-CDU embora politicamente difícil em termos de governo, mais fácil ponto a ponto, depois de alguma convergência de fundo. Garantido também o Bloco Central, em que algumas pessoas, de um lado e de outro, trabalham, com interesse próprio de divisão do bolo dos lugares. Para nós uma total impossibilidade política. Seria o pontapé final do sistema político para o descrédito.
Qualquer solução governativa de esquerda, ou seja com o PS coligado ou apoiado pelo BE ou pelo BE e CDU, terá a oposição de Cavaco Silva, mas esse vai a votos logo a seguir, e será boa altura para aprofundar a personalidade política do actual presidente, o que foi o Cavaquismo nas pessoas de alguns ministros e secretários de Estado, em que poucos escapam a acusações de corrupção e ficarmos esclarecidos sobre o BPN e as próprias acções do Sr. Cavaco e filha obtidas quando não estavam em bolsa. Embora o mais importante seja saber-se que vamos a presidenciais com maioria de esquerda no eleitorado e um afrontamento bastante regular entre o PR e a esquerda. E um candidato que fará o pleno da Esquerda, embora possam surgir outros tanto à esquerda como à direita (P.B.)

1 comentário:

M. Machado disse...

Eis uma sondagem favorável ao PS, porque o coloca perto do PSD quase dentro da margem de erro. Não se esperava outra coisa da Eurosondagem senão uma ajudinha. As sondagens que põe o PS como vencedor antecipado são prejudiciais ao PS, porque nãop ajudam a alguma possível deslocação de votos do BE, antes pelo contrário.Mas haverá tanta gente a não perceber isto?