quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LEGISLATIVAS. CESOP. 11-14 SET. 1305. PRES.

PS 38% (37%)

PSD 32% (35%)

BE 12% (11%)

CDU 7% (8%)

CDS 7% (6%)

INDECISOS 30%

TAXA DE RESPOSTA: 64%

Verifica-se uma subida pouco significativa do PS e do BE tal como a descida da CDU. O mais significativo é a perda de 3% por parte do PSD, dando a entender a importância do confronto televisivo entre Sócrates e Ferreira Leite e a penalização pela debilidade da figura política da líder do PSD nos diversos debates. Também é significativo que o BE, em lugar de perder para o PS como seria previsível pela bipolarização provocada pelos empates técnicos, se aguente e suba um ponto, tendência que, em princípio, se consolidará à medida que o PS aparece claramente como o partido mais votado, embora muito longe de 2005 e da fasquia definida de repetir a maioria absoluta. Quanto ao PCP, vai tendo o resultado da sua incapacidade de modernização e de adaptação, "capitalizando" apenas uma pequena percentagem do descontentamento popular, cuja maior fatia vai, à esquerda, para o Bloco. Finalmente, a percentagem de indecisos tendo baixado, mantém-se bastante elevada. Esperemos as próximas sondagens para confirmar ou não estas tendências. (P.B.)

9 comentários:

Paulo MB disse...

Os votos no BE são só de protesto. Basta ver os seus eleitos nas freguesias do Porto. De política sabem pouco e de projectos concretos nada sabem.
Esta sondagem confirma que a esquerda tem mais preferências que a direita. E o que é muito importante, a direita não terá capacidade para formar governo.
Quanto ao PS, se aprendeu algo em 4 anos e meio, vai ter uma legislatura com melhores resultados que esta última, que apesar de tudo eu considero positiva.
Haverá algum governo sem pecadilhos?

Anónimo disse...

A queda do PSD deve-se ao Antonio Preto e à outra que tiram toda a credibilidade a lider, porque toda a gente percebeu que ali á coisa e toda a gente comeu.

Sérgio disse...

Há uma coisa que é um facto: o BE tornou-se o inimigo do "sistema" que abafa a corrupção e não enfrenta os principais problemas do país.

Pedro Aroso disse...

Se alguma vez o BE chegar ao Poder, vai meter o Socialismo na gaveta, como em tempos fez Mário Soares. Vejam aquilo que aconteceu com o Sá Fernandes: antes, quando não tinha qualquer pelouro na CML, contestava os contentores ao longo do rio; hoje é o seu maior defensor.
Na aldeia global em que vivemos, não há grande espaço de manobra. A excepção chama-se Hugo Chávez, mas esse tem petróleo para dar e vender, por isso pode dar-se ao luxo de "governar à Esquerda".

José Rodrigues disse...

O mais espantoso é que com esta clamorosa derrota de Sócrates que pedia a renovação da maioria absoluta e se for o mais votado é por pouco, andam por aí uns imbecis todos satisfeitos. Se os resultados se confirmarem esta vitória do PS é uma derrota total para Sócrates e sua clique que não só retiraram a maior maioria que alguma vez foi oferecida ao PS como ficaram muito aquém dos seus objectivos e tendo um adversário ridículamentye fraco. Além disso nem percebem que esta sondagem, ao contrário da dos empates, prejudica a votação no PS.É muita areia.

Anónimo disse...

O Sr. Pedro Aroso passou outra noite mal com pesadelos do Bloco à Esquerda. ER ele que costuma sempre dormir agarrado à direita!

Anónimo disse...

O BE é a única novidade neste país. Viva Portugal. Acabe-se com a partidocracia rotativista destes 35 anos. PSD-PS Vão trabalhar!

Pedro Aroso disse...

Presumo que este Sr. Anónimo seja o mesmo cobarde que fica sempre muito nervoso quando o Sr. Pedro Aroso escreve alguma coisa sobre o Bloco de Esquerda. O Sr. Anónimo deve dormir agarrado à Esquerda e está no seu direito. Eu prefiro dormir agarrado a uma mulher e olhe que nunca tenho pesadelos, nem perco um minuto do meu sono por causa das imbecilidades que ouço ao Sr. Louçã e aos seus seguidores. Ainda ontem, por exemplo, ouvi a Ana Draco, que por sinal acho muita bonita, dizer uma série de disparates, rapidamente desmontados pelo Nuno Melo. À falta de argumentos, ficou amuada e acusou-o de ser mal educado. Enfim, algumas pessoas têm muita dificuldade em lidar com a Democracia, porque não gostam de ser contrariadas e exaltam-se logo.

Micaela disse...

Um partido político não é uma seita.Os partidos são para servir o país. Andamos á mais de 30 anos com o bloco central ora mamas tu, ora mamo eu, é altura de acabar com isso forçar o PS a vir para a esquerda, com um Presidente de Esquerda, fazer as reformas quer o país precisa que não são nada das reformas do PS-PSD, que é andar pra traz na historia. É por isso que andam todos burrados com o BE. Para estes democratas deaiário tá tudo bem desde que sejam eles que estejam no poder a impor a politica deles. Se não vao dizer que á uma crise. Vou ter uma crise, mas é a crise deles. Por os bancos, esses chulos, em sentido. Legislação como a do cravinho para apanhar os corruptos. Acabar com a mama dos politicos e dos assecores e dos deputados reduzir isso a menos de metade. Sociedade civil, pois é isso que é preciso mas não a viverem á mama do estado.