sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PS recandidata autarca da Sé que já tem julgamento marcado
(GRANDE PORTO) 14.8.09
O Partido Socialista prepara-se para recandidatar à Junta da Freguesia da Sé o actual presidente, José António Teixeira, que tem julgamento marcado para 27 de Outubro por peculato e falsificação de documentos.
“É muito provável que seja ele”, disse ontem ao GRANDE PORTO Renato Sampaio, líder da Distrital do Porto do PS, desvalorizando o processo em que o autarca está formalmente acusado. “São 250 euros, não tem nada a ver com outros processos que estão por aí”, disse ainda o líder distrital, que só amanhã vai encerrar o processo e que diz que vai falar ainda com Elisa Ferreira, candidata independente pelo partido à Câmara do Porto.
O processo judicial em que é acusado José Teixeira tem a ver com um pedido do adiantamento de vencimentos, nos últimos três meses de 2006, incluindo o subsídio de férias, registado em acta de 17 de Abril da Junta de Freguesia, que curiosamente foram depositados na conta da mulher. Mas Teixeira continuou também a receber os vencimentos nas datas normais. Em 21 de Dezembro devolveu 5000 euros à Junta, incluindo essa verba cem euros a títulos de juros.
A acusação diz que o adiantamento foi “um autêntico empréstimo”, o que é ilegal, porque as juntas de freguesia não podem emprestar dinheiro aos seus autarcas. E diz ainda que os juros legais em falta são no montante de 250 euros, que é a diferença de quanto teria a haver a junta se tivesse emprestado aquele montante a uma associação local, algo que já seria permitido por lei. Por isso, José Teixeira é acusado de peculato (por causa do empréstimo) e de falsificação de documentos (porque a acusação diz que os elementos da Junta sabiam que o estava a ser pedido não era um adiantamento, mas o empréstimo. Por isso são também acusados juntamente o secretário da Junta, José Manuel Gonçalves Maia, e a tesoureira, Francisca Paula, que depois veio a ajudar na descoberta dos factos.
“Sou eu que vou escolher o candidato e mais ninguém”, disse ao GRANDE PORTO o presidente da Federação Distrital do PS Porto, Renato Sampaio, no âmbito do clima de guerrilha política que se instalou na secção da Sé, depois de no sábado o acto eleitoral para a eleição do responsável ter acabado à pancada, sendo anulado.
Alguns elementos da concelhia do PS Porto, reunidos anteontem, terão apontado novamente o nome de José António Teixeira para liderar a secção. Renato Sampaio admite que vai mesmo ser indicado Teixeira.
Em Abril de 2008, as eleições para o secretariado da Secção da Sé do PS foram impugnadas por Miguel Castro, membro da Assembleia de Freguesia. As quotas para a integração de mulheres nas listas não foram respeitadas. Miguel Castro, advogado, denunciou depois o ainda presidente da Junta pelo tal adiantamento de dinheiro.
Ao que o GP apurou, os vários desentendimentos terão culminado no episódio de pancadaria.
Existem várias versões para a situação. Miguel Castro diz que o presidente da Junta invadiu a mesa de voto com cinco colaboradores e agrediu-o a ele e ao pai, Jerónimo Castro, presidente da mesa.
“Existem actas de assembleia de freguesia onde o presidente ameaça o meu pai e que revelam a premeditação disto tudo”, diz Miguel Castro.
Por seu lado, José António Teixeira nega todas as acusações dizendo até que nem estava presente. “Há dois anos que estes senhores me vêm fazendo uma vergonhosa oposição”, disse o autarca. Fonte do secretariado disse que foi o filho de José Teixeira o primeiro a ser agredido, outras fontes adiantam que ele terá sido insultado. Ambas as partes apresentaram queixa na PSP.
Renato Sampaio lamenta a situação e diz que, de qualquer modo, as eleições para a Secção da Sé do PS só irão ser realizadas depois das autárquicas. “Ainda vou ter que ouvir a Comissão Política Concelhia, que em primeira instância é que tem de tratar disto”, diz Sampaio. Mas o presidente da Concelhia, Orlando Soares Gaspar, auto-suspendeu-se de funções na sequência das polémicas por causa da candidatura de Elisa Ferreira à Câmara do Porto.

30 comentários:

Anónimo disse...

No PS a realidade é sempre pior do que o pesadelo

Anónimo disse...

Vergonha! Ao que o PS Porto chegou, indicar um homem destes como candidato depois de tudo o que tem feito.

Anónimo disse...

Conheço as duas partes envolvidas neste processo e qualquer pessoa que as conheça sabe quem são os arruaceiros e as vitimas. Das 5 que alegadamente agrediram o Sr. Miguel e o Sr. Jerónimo, 3 estão ligadas ao mundo do crime há já algum tempo. Quem quiser obter informações só precisa de perguntar, toda a gente lhes conhece os podres. O problema é que, por vezes, não há interesse em averiguar, porque não convém. Portugal está a tornar-se na nova Itália da Europa, onde a mafia prolifera a olhos vistos.

Anónimo disse...

Quer dizer que o PS Porto se assume como uma súcia de delinquentes. Mais vale assim, o povo saberá com que contar. O preto em Lisboa o Teixeira na Sé, tudo isto em Bloco Central, está-ºse a ver o estado da LIXEIRA.

Anónimo disse...

Caso se confirme a recandidatura deste homem pelo PS, o nosso Partido entra definitivamente numa era de caos. Depois disso tudo será permitido.

Anónimo disse...

Se já estão a dizer que o própio mundo do crime já cá está dentro... começa a perceber-se mais no concreto os contornos do polvo... um grande partido é isto?... tipo bordel (sem ofensa às trabalhadoras do sexo)... que somos nós, homens e mulheres de esquerda... bastiões da democracia e da luta pela justiça social... onde estamos metido? ... onde nos meteram?... onde acabamops por estar?... estamos a lutar com quem?... É este o capital de estabilidade do PS que alguém falava há meia-dúzia de anos?... bandidos nas bases e provavelmente não só nas bases que onde há crime há capos de máfia... e não será tudo ainda muito pior do que isto?... que cheira, cheira!

Anónimo disse...

Por muito que custe, a verdade é essa e há gente na Concelhia que o sabe muito bem. Fico-me por aqui, para já...

Anónimo disse...

Não sei porque as pessoas se ficam por aqi, para já, isto chama-se cumplicidade, quem cala consente. Ou quem fala também tem as mãos sujas. Se não que fale, ou melhor, que escreva.

Anónimo disse...

Eu conheço o MIGUEL e muito bem o seu papá Jeronimo e estou a´vontade para afirmar que os mafiosose corruptos sao estas personagens e muito me espanta o comportamento do Pedro Batista em relaçao a estes energumeros que mais nao querem que assaltar o poder ao murro a´cadeirada tanto faz,para conhecer melhor estas figuras façam o favor de consultar o antigo pres.da junta Barreto,e depois nao abram a boca de espanto.

Anónimo disse...

Insultos gratuitos,sem argumentos, não valem nada e classificam quem os faz. Denúncias caluniosas de anónimnos que nem denunciam nada. Porque saiu o Barreto da Junta e do PS? Só insinuações? Contem lá a historia.

Anónimo disse...

Lá vem o mesmo anónimo de sempre fazer comentários com 10 minutos de intervalo, para dar ideia de serem pessoas diferentes. Diz que o Sr. Miguel e o Sr. Jerónimo são isto e aquilo, mas não consegue concretizar. É curioso ainda que fale no antigo Presidente da Junta Barreto Ramos, que falou com vários militantes da Rua do Sol para nesta eleição não votarem no vigarista do Teixeira mas sim no Sr. Miguel. Por falar em mafiosos, conte-nos lá o que fazem da vida os 5 senhores que agrediram o Sr. Miguel e o Sr. Jerónimo? Já percebi que não quer ir por aí... ambos sabemos porquê não é verdade?
Peço-vos também que leiam a noticia anterior, em que o Presidente da Junta afirma: "O Sr. Jerónimo agrediu o meu filho com uma cadeira."
Já nesta noticia pode ler-se: "José António Teixeira nega todas as acusações, dizendo até que nem estava presente". Se não estava presente, como pode dizer que o filho foi agredido com uma cadeira? Não diz coisa com coisa, quanto mais fala mais se compromete. Ele simplesmente percebeu que ia perder e que esta era a única hipótese de garantir que o seu nome seria indicado. Leiam bem as primeiras declarações do individuo: "lamento que depois disto tenha de ser a Concelhia a decidir". Deve lamentar muito deve...

Anónimo disse...

O que são "energumeros"? lol

Anónimo disse...

Sempre que se fala na vida dos 5 agressores, o anónimo apoiante do Teixeira desaparece de cena. Porque será?

Anónimo disse...

quando falam nos 5 supostos agressores n sabem o q dizem pq se é q eles foram agredidos n foram por 5 mas por 2 pq se fossem agredidos por 5 pessoas a esta hora estavam no hospital a tratarem os ferimentos,e quando falam de q vivem os 5 supostos agressores deviam dizer os nomes e de q vivem p todos sabermos,porque como o dr miguel sabe falsas acusações são crime,por isso cuidado com o que dizem.o sr teixeira n roubou pediu e devolveu n o devia ter feito p n terem q dizer dele o problema dele foi ter colocado na sua lista pessoas q só queriam subir à custa dele.e mais não digo pq a verdade virá ao de cima.

Anónimo disse...

Qual Dr. Miguel qual quê? Não sou o Dr. Miguel, mas conheço-o bem a ele, ao pai e a toda a familia há muitos anos e são respeitados por toda a gente no local onde moram. Também conheço os agressores e sei bem o que fazem na vida. O curioso é que até aqui o agredido tinha sido o filho do Presidente, agora o anónimo que aqui vem já nos deixa números, o Sr. Miguel e o Sr. Jerónimo "foram agredidos por 2", não foram 3 nem 5, foram 2. Uma coisa posso garantir-vos, o Miguel e o Jerónimo nunca estiveram presos ou detidos por qualquer crime (pelo menos que eu saiba). Pode dizer-se o mesmo dos 5 agressores? Fica a pergunta.
A verdade virá ao de cima e serão os Tribunais a contá-la.

Anónimo disse...

"Bem vistos e respeitados na zona"

O Sr. Drº deve estar a brincar , 90 % das pessoas nao vos grama nem a lei da bala. ou será mentira?

Ve-se logo quem escreve esta msg, e nao e preciso ser mt inteligente , pois nao Drº.

Miguel Castro disse...

Caro anónimo,

Quando escrevo mensagens neste site faço questão de me identificar, ao contrário de si, que não passa obviamente de um cobarde. Assim, tire da cabeça essas conversas imaginárias comigo e trate a evidente esquizófrenia.

Ninguém nos grama "nem à lei da bala", aliás, foi precisamente esse o motivo para o Sr. Teixeira nos ter colocado em lugar elegivel para a Assembleia de Freguesia aquando das últimas autárquicas. Mais uma verdade de “La Palisse” certo?

Para terminar, tome consciência que serão os Tribunais a decidir quem tem razão em toda esta história, embora saiba que, atendendo ao que vem sucedendo até aqui, isso não seja muito do seu agrado.

Quero ainda pedir às pessoas que têm dado "trela" a este anónimo da treta, que o não façam! Limitem-se a ignorá-lo como tenho feito, porque não passa de um pobre de espirito que aqui vem por encomenda.

Obrigado!
Um abraço!

Anónimo disse...

Isto é debate político?
Sinem exposição.mau de mais para estar ceramente...
Será que reune as coordenadas editoriais do Blog?
Se não reune limpeza geral.É mau de mais para estar em exposição permanente.

Anónimo disse...

para q saiba é a segunda vez q escrevo neste blog,e se o dr ignora o anónimo então pq responde deixe falar quem quer falar ou tem medo de alguma coisa???muito bem foram colocados em lugar elegível mas para a assembleia n p o executivo q era o que vocês queriam n era? e o que têm feito nas assembleias?nada, não sabem dizer nada,não sabem atacar a oposição mais valia n estarem lá.mas o sr há-de ser condenado por alguma coisa ou não andasse a fazer acusações falsas.esta é a 2ª msg q escrevo e vou continuar a escrever pq ninguém me impede de nada e n tenho medo de nada.por isso passe bem

Zé Carlos disse...

alguém é capaz de me dizer quem será o candidato ou candidata à junta de freguesia da sé?
neste blog encontro muitos auto candidatos(desde anónimos até drs)mas oficialmente nicles.
gostava de saber também se o dr será o candidato à junta ou a alguma coisa?

Anónimo disse...

É isso mesmo, quem não tem medo de nada assina como anónimo.

Anónimo disse...

Eu nao dei o meu nome, mas parece que você tambem não , afinal somos os dois cobardes !!!

Zé Carlos disse...

Peço que me informem se alguem souber,quem será afinal o candidato(a) a junta de freguesia da Sé? Ou não terá o ps candidato a esta junta!!??não acredito!!! oh drº miguel será você!!!???? ou o seu pai !!!!????ou o Drº Pedro batista!!!!!?????AFINAL KEM SERÁ !

Anónimo disse...

O Presidente da Distrital já deixou bem claro ao "Grande Porto" que o candidato será o Teixeira, qual é a dúvida?

Anónimo disse...

Já se sabe quem vai ser o candidato à Sé desde o dia 14. Diz na própria noticia "Renato Sampaio admite que vai mesmo ser indicado Teixeira." Nada de surpreendente no estado em que se encontra o PS do Porto. A lista será composta por José Teixeira, Isaltino Morais, Fátima Felgueiras, Preto e o Emplastro vai ser o Presidente da Mesa. Só falta a confirmação do "Al Capone" para o departamento de relações públicas.

Anónimo disse...

camarada Pedro Batista muito me admira que ainda nao tenha acabado com esta vergonha que se esta a tornar este blogg ja se esta na faze da maldicencio que ao camarada Pedro pessoa de bem nao lhe fica bem permitir os insultos,pelo partido por favor bloqueie o blogg,um abraço

Zé Carlos disse...

Será mesmo o Srº Teixeira o canditdato a junta de Freguesia da Sé!!!??se for este senhor posso dizer sem meias palavras de que a justiça esta a ser feita.condenaram este senhor em praça publica por um erro que qualquer um poderia ter cometido, quem não tiver telhados de vidro que atire a primeira pedra.
Por tudo o k ja li e tirando as minhas conclusões digo que o unico mal deste senhor foi confiar em demasia primeiro na tesoureira ke foi culpada em divulgar o k se passou no lugar errado, mas o maior mal foi ter sido sério demais e não ter cedido as sucessivas chantagens k estes senhores lhe fizeram,o silencio em troca da secção.
Se de facto for o candidato, PARABENS você merece.
E mais vos digo estes problemas so mesmo na freguesia da Sé(Porque serÁ???) na minha freguesia o candidato esta a muito escolhido O nosso Camarada SrºAntónio Oliveira

Um abraço a todos os bloguistas sem exepções,para os que gostam ou não....
VIVA o PS

Anónimo disse...

A justiça não se faz na escolha de candidatos às autarquias (levadas a cabo por gente sem o mínimo de qualificações), faz-se sim nos tribunais e esses começam a pronunciar-se dia 27 de Outubro. Nós podíamos falar do candidato à Junta da Vitória, realmente podíamos, sabemos que lhe daria um grande gozo, mas porquê perder tempo a falar de um vaidoso arrogante acéfalo? Nahhhh...

Zé Carlos disse...

Resposta ao ANONIMO


""Vaidoso,arrogante e acéfalo?""
não será você ou a sua mãezinha!?
Gente sem qualificação,já vi gentalha a formar-se por correspondência ou por cunhas(não será o seu caso?).
você gosta de levantar,falsos testemunhos (Até aposto quem será este anonimo),agora o meu presidente(J.F.Vitoria),que tem contra ele? ou não me diga que como não conseguiu dar o mote na Junta da Sé esta a pensar fazer o assalto a junta da Vitoria???

Anónimo disse...

Não gosto muito da linguagem mas por acaso até é verdade o que disse o anónimo porque o tipo da Vitória é mesmo um arrogante sem nada na cabeça