domingo, 16 de agosto de 2009

Elisa Ferreira já tem lista à Câmara
(JN) HELENA TEIXEIRA DA SILVA 16.8.09
"É uma 'dream team', uma equipa de excelência", considera Elisa Ferreira, candidata à Câmara do Porto, sobre a lista que irá apresentar oficialmente amanhã, segunda-feira, e à qual o JN teve acesso. Em oito nomes já conhecidos, quatro são militantes socialistas.
"É uma lista fantástica com nomes que podiam ser ministros de qualquer governo do país e que não precisam do Porto para se promover", afirmou Elisa Ferreira, candidata independente pelo PS à Câmara do Porto, confirmando ao JN vários nomes de uma lista de 13 elementos quase fechada e paritária em termos de género.
O arquitecto Manuel Correia Fernandes, que por várias vezes tem aparecido ao lado da candidata autárquica em acções de pré-campanha, é o único elemento cujo segundo lugar na lista está definitivamente assumido. Múltiplas vezes premiado, nacional e internacionalmente, pelas obras que assinou, é também reconhecido pela sua intensa intervenção cívica, e poderá dar um contributo crucial para repensar o plano urbanístico da cidade.
Manuela Vieira, ex-vereadora de Fernando Gomes e Nuno Cardoso (desempenha actualmente funções directivas na Associação Empresarial de Portugal); Luciano Vilhena Pereira, presidente do Ateneu Comercial do Porto durante 15 anos, função que abandonou no ano passado (preside agora ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto); e Pedro Couto, um júnior importado da Juventude Socialista, são as únicas três figuras a militar no PS. Deverão ocupar, respectivamente, o quinto, o terceiro e o oitavo lugares.
Aparentemente, o nome mais inesperado é o do cientista Alexandre Quintanilha, que deverá ocupar o quarto lugar da lista. Estreante na vida política, é ele o principal responsável pela dimensão e credibilidade angariadas pelo Instituto de Biologia Celular e Molecular, no Porto, cuja presidência abandonou este ano, ao fim de quase duas décadas.
Fernanda Rodrigues, coordenadora do Plano Nacional de Inclusão, consultora para vários programas europeus de Pobreza pode surgir em sexto lugar. Para o sétimo lugar, Elisa Ferreira escolheu o economista Rui Azevedo, ex-vice presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Da lista constam ainda a arquitecta paisagista Teresa Andresen e o pianista Pedro Burmester.

32 comentários:

Anónimo disse...

"Que não precisam do Porto para se promoverem..." Esta mulher não acerta uma!

Anónimo disse...

Quem é que fica para fazer oposição? O Prof. Correia Fernandes não é de certeza, embora seja do melhor, mas não é politicamente. O Vilhena Pereira? Na idade dele? Do IVP? Representa o quê dentro do PS? o Prof. Al.Quintanilha? É só para dar o nome, teria certamente grande projectos pedagógicos, mas não é para fazer oposição ao Rio. A Manela? Não nos façam rir. O economista do CCRN? Oposição? O Pedro? Mas ele é tão bom rapaz? Ainda por cima contrariado. Será capaz de fazer oposição a seja o que for alguma vez na vida?
Esta lista é um flop, é um desastre completo, como não podia deixar de ser vinda 70% da Independente e 30% ou menos do Renato.
Ou a ideia, com o Prof. Quintanilha,competentíssimo e respeitabilíssimo professor e investigador, é de em vez de tirar votos ao Rio, tirar votos ao BE?´
O PS concorre (se é que se pode dizer que concorre) para ter mais votos que o Bloco?
Não é para ganhar o Porto como tantas vezes proclamou renato Sampaio que fez desse objectivo o centro da campanha com que indrominou os socilistas portuenses que se quiseram deixar indrominar?
É esta a ambição de vencer? Uma lista destas dá para ganhar seja a quem for?
Nem mobiliza a sociedade, nem o PS.
O que vale à dr.ª Elisa é ir à boleia dos combates dos candidatos às juntas,que querem ganhar, senão nem 15% tinha!
Vai ser engraçado, de resto, ver a Dr.ªElisa à boleia do Teixeira na Sé!
Ou vai ter vergonha e demarcar-se da nomeação do Renato obrigando-o a recuar?
Tem ela porventura capacidade para o fazer recuarl, embora tenjha tido a capacidade para fazer a lista com os amigos, a maior parte nome batidos e rebatidos que "só vão dar o nome?
E o Renato tem seja quem for para substituir o Teixeira sem a Sé cair nas mãos dos apoiantes do Dr. Batista?
Ai, ai, pobre do PS Porto! O que esta mafia te fez!

Anónimo disse...

Teremos o Pedro Burmester ao piano e a Teresa Andersen como tenora com o Pedro Couto em nome do Partido a tratar dos microfones se o Ferreira deixar, claro

polícia de giro disse...

hoje o público tem uma noticia que denuncia as adjudicações directas do governo aos arquitectos amigos.
Se alguém souber que me diga quantos estão nas listas do PS e em que lugares, por exemplo nas vereações.
seria tembém muito importante que a empresa que adjudica divulgue os nomes dos arquitectos, não vá a gente encontrar filhos e enteados....

Pedro Aroso disse...

O Sr. Guarda levanta uma questão muito pertinente. Já agora, seria interessante perguntar ao Arq. Manuel Correia Fernandes aquilo que vai fazer caso se mantenha na vereação. É que, de acordo com os Estatutos da Ordem dos Arquitectos, qualquer arquitecto que desempenhe a função de vereador, mesmo na oposição ou sem pelouro, não pode exercer Arquitectura. Nesses aspecto, o Arq. Manuel Salgado é um caso exemplar: assim que tomou posse, fechou o escritório.

M.Machado disse...

Além do mais, esta lista para a Câmara, tal como a que aparecerá amanhã para a A.Municipal, são totalmente ilegais, porque não estão aprovadas pela CPConcelhia nem houve qualquer avocação pelo órgão competente para o fazer, ou seja, pelo CPDistrital! Qualquer pessoa pode impugnat uma aldrabice destas.
Mas é disto que o PS-Porto vive hoje em dia: aldrabices e vigarices; desde o Congresso Distrital, passando pelo embuste da lista de deputados chumbada pelo órgão competente, até estas listas piratas para a Câmara e Assembleia, mais a bamboichata da Sé, tira-se a conclusão que o PS-porto está dirigido por gente perigosa que não entende a linguagem da política e vai ter de levar uma ensinadela no terreno competente que é o dos tribunais

O MESMO disse...

O Arqtº. Pedro que considero e respeito sabe como eu que o Arqtº.
Manuel Correia Fernandes é professor Catedrático no Porto e um homem bem do Norte profundo.Não usará o cargo para ganhar uns trocos.Fique descansado.
Quanto ao Machado é o costume. Escreve o que lhe sopram e não conhece os Estatutos do PS.
Será a ensinadela do Bloco?

Pedro Aroso disse...

Caros Leitor Atento e Mesmo (?),

Além de ter sido meu professor no 1º ano, o Manuel Correia Fernandes é hoje meu amigo. Nunca questionei a sua seriedade mas, como sabe, a lei é cega e tem que ser igual para todos. Aliás, essa cláusula foi introduzida nos estatutos da OA por pressão do Arq. Pulido Valente. Na minha opinião foram longe de mais porque, um vereador/arquitecto que não tem pelouro (ou está na oposição) deveria poder exercer arquitectura fora do concelho onde desempenha funções autárquicas.
Aproveito para lhe dizer que me inscrevi no PSD em 1974, mas já não sou filiado há vários anos. E, mesmo que fosse, nunca deixei de pensar pela minha cabeça. Em relação ao Aguiar Branco, considero a sua intervenção no Pontal muito infeliz, da mesma forma que também não entendo a inclusão de arguidos na lista dos candidatos a deputados pelo PSD.

Leitor Atento disse...

Senhor Arqtº. Pedro Aroso.
Não esperava outra coisa de si. Sei bem que pensa pela sua cabeça e que diz as coisas com educação e respeito.
Mesmo que fosse ainda do PSD teria a mesma consideração e respeito por si.
Pode pertencer-se a um partido por ideologia, lutar por um projecto em que se acredita, mas nunca esquecer da liberdade dos outros.
Quanto ao Argtº Manuel Correia Fernandes, um transmontano sério e exigente, vai continuar a merecer a sua amizade e consideração, porque não é homem para violar as regras a que está subordinado.
Felicito-o pela sua mensagem.
Identifiquei-me como O MEsmo porque me apagaram o comentário do Leitor Atento. Não agradou. Paciência.
Cumprimentos.

M. Machado disse...

O mesmo é sempre o mesmo, é o Polícia de Giro, o Zé Silva, o anónimos, o pobre diabo esquizóide do costume.
Estatutos são claríssimos:
Alínea d do Artº 41
1. alinea a e b do art.º 91
Tudo o que se está a fazer é ilegal. A CPC nunca mandatou a Elisa para fazer lista à Câmara. Muito menos o Renato para a da A. Municipal e da Sé. A participação do Renato é pirata, usurpadora, totalmente ilegal. Não avocou nada nem tem competência para o fazer.
Quem quer falar dos assuntos deve estudá-los primeiro a não ser que seja um fala barato que só quer provocar e prejudicar o PS o serviço da súcia de delinquentes que o estão a tomar.
Os estatutos do PS estão na Internet.
Isto para esclarecimento de algum leitor que possa ter ficado confuso

LEITOR ATENTO disse...

o mACHADO É UM TRISTE NÃO SABE LER NEM OS eSTATUTOS.
Só leu parte.
Lisboa e Porto têm outro tratamento. Mas tem que ler tudo que não lhe digo.
Já vi muitos a ameaçar com tribunal, mas depois recuam.
E a CPC abdicou das suas responsabilidades tácticamente, entregando a campanha e as listas ao Presidente da Federação.
Se o PS vencer em 27 de Setembro como estou convencido, o Orlandinho será contamplado com alguma coisa.
O Presidente da Federação é um órgão Distrital.
Mas não dou mais explições ao bloquista impertinente e mal educado.
O Estatutos do PS estão na Internet, mas o do BLOCo nicles.

Anónimo disse...

O Leitor Atento conhece tão bem os estatutos do PS como eu conheço os do Partido Ecologista "Os Verdes".
Lisboa e Porto têm outro tratamento? Diga-nos lá onde está isso escrito? Mais uma invenção?
A CPC abdicou tacitamente do quê? Quando? A CPC não é o Orlando Gaspar. A CPC é um órgão composto por dezenas de militantes eleitos democraticamente pelos seus pares. O facto de o Presidente da CPC se ter "autosuspendido", diga-se, figura em momento algum prevista nos estatutos, nunca poderia significar a transferência das respectivas competências para o Presidente da Distrital. No limite poder-se-ia aceitar a teoria de uma avocação tácita da Comissão Politica Distrital, que segundo sei, em momento algum se pronunciou acerca da matéria.
O Presidente da Federação é um órgão Distrital, com competências próprias, que não podem todavia ser confundidas com as da Comissão Politica Distrital. Esse vicio denomina-se por "usurpação de funções", de tal forma grave que provoca a nulidade dos actos. Este vicio é conhecido entre o povo por "quero, posso e mando".
Se me diz que o Presidente da Distrital não percebe "patavina" de Direito ou sequer os Estatutos do Partido e por esse motivo faz asneiras atrás de asneiras, posso concordar consigo. A ignorância dele nesta matéria é, aliás, bem evidente quando ao falar da questão da Sé tenta reduzi-la ao prejuizo de 300 euros causado ao Estado, omitindo a questão mais importante, ou seja, os ilicitos criminais que podendo atingir uma pena superior a 5 anos de prisão (o que não quer dizer que vá suceder no caso concreto) serão julgados não por um tribunal singular, mas sim por colectivo. Enfim... só me apetecer dizer ao Sr. Presidente da Distrital: "Sr. Presidente, dahhh".

Primo do Marco disse...

Artº 91º. nº.5 e outros.
Porto e Lisboa têm condicionantes e o mandato para elaborar as listas pelos candidatos ao Porto e Lisboa esta em acta nacional.
E mais não digo.
Não quero discutir consigo direito porque você é licenciado e eu sou curioso.
Por isso o Orlandinho suspendeu e não conseguiu entrar para a lista.
Quanto ao Partido Ecologista "Os Verdes" não conheço, pois nunca se apresentaram a eleições. Não devem ter estatutos. Mas falei-lhe no Bloco. Conhece?
Deve ter sido você a aconselhar alguém a ir para tribunal por causa das listas de deputados.
E por favor entenda-se lá ela Sé e não venha para aqui com essa tristeza de luta pelo poder. O que se passa na Sé é bem conhecido no PS há mais de 30 anos.
Quem pagou a séde e as mobilias?
E que actividade política?
Só agora é que surgiram os problemas?

Anónimo disse...

Se a Comissão Politica Nacional queria avocar o processo, devia tê-lo feito antes de falhar a aprovação das listas na Comissão Politica Distrital. Caso contrário, fica a ideia de que a lista apresentada estava destinada a ser aprovada de uma maneira ou de outra. Para isso, poderiam ter poupado algumas horas aos membros da C.P.D.
Do ponto de vista juridico podem fazê-lo, a questão é essencialmente moral.
Já agora, onde estão escritas as palavras "Lisboa e Porto" no artº que referiu? Não vejo nada.

Primo do Marco disse...

São competências decididas no órgão quando se define a estratégia eleitoral.É só chegar às actas.
Ficamos por aqui.
Quanto à lista de deputados e por causa das quotas de 30%, isso sim um absurdo,as listas foram sempre aprovados em votação final na Comissão Nacional.
Está errado está. Mas são os Estatutos que devem ser alterados urgentemente.
Mas já considera só uma imoralidade.Ainda bem.

Anónimo disse...

"São competências decididas no órgão quando se define a estratégia eleitoral.É só chegar às actas." - Importa-se de explicar melhor isso?

Quanto às quotas, também discordo em absoluto delas.

Sobre a votação da lista de deputados, no meu entender, só não haverá violação dos Estatutos se a Comissão Politica Nacional tiver decidido avocar o processo para deliberar. Deduzo que seja esse o caso, embora desconheça a decisão e os seus contornos. Já se tiver simplesmente ratificado, persiste a violação dos Estatutos, porquanto não pode ser ratificada uma lista que não tenha sido devidamente aprovada. Do ponto de vista moral, a falha é evidente, qualquer pessoa concordará.
Já agora, caro "Primo do Marco", não me diga que a Comissão Politica Nacional também avocou a indicação do candidato à Junta da Sé!? Defender o indefensável deve ser uma tarefa árdua...

Anónimo disse...

O Leitor atento/ Primo do Marco/ José da Silva/Polícia de Giro / Anónimo é burro como uma porta. Não dá pra perder tempo. Pérolas a porcos. Vá bugiar.

Primo do Marco disse...

Cá estão os anónimos que pela linguagem se percebe a origem: extrema esquerda requentada.
Como dizia o outro: "E o Burro sou eu?"
Esclareçam lá de uma vez: quem negociou lugares e com quem?
Quem avocou o quê?
Que decisões foram tomadas na Comissão Nacional sobre os cabeças de lista?
Que mandatos foram concedidos aos cabeças de lista?
Se não sabem não falem que eu estive lá.
Os Estatutos estão errados? ESTÃO.
São absurdos? SÃO.
São Centralistas e anti-democráticos? SÃO.
O cabeça de lista à Sé não é o Teixeira. Não insistam.

Anónimo disse...

Este desgraçado do Primo do Marco,Zé da Silva, Policia de Giro, anónimo, anónimo, anónimo, que há semanas perturba este blog com a sua esquizofrenia, ainda continua a dizer que o cabeça de lista à Sé não é o Teixeira... É! É! É! Vai pro estado choque e desaparece por uma vez!Como se pode ser tão...

Anónimo disse...

Então o cabeça à Sé não é o Teixeira ó grande alimária de primo do Marco? Muda de nome. Mas a tudo burrice e falta de carácter reconhece-se com qualquer nome.

Anónimo disse...

O candidato à Sé é o Teixeira? Voto PS.

Anónimo disse...

Anda aí um tolo a dizer que o cabeça de lista é uma mulger. Só se for a mulher do Teixeira. Como os 5000 euros apareceram na conta dela, talvez a presidência, se o Teixeira for eleito, passe para ela.

Anónimo disse...

A do último anónimo teve graça. LOL

Anónimo disse...

O teixeira devia ir a primeiro-ministro. 5000 para um carro. Muito mais gastam os Sócrates. Coitado do homem. Já não se pode comprar um carro. Já viram um presidente de junta a andar a pé, até parece mal. Mas na verdade é pena não fazer uma dupla com a Assembleia Municipal, não era pior do que alguns que por la andam...

Anónimo disse...

Aquela primo do marco com mil nomes é que está uma acta. O quer vale é ele prta gente se rir um bocado desta miséris do Ps-Porto. Fizeram tuso sozinhos e entre eles? Votem eles neles mesmos pode se ganhem a cãmara ou as juntas.

Zé Carlos disse...

Grande Filme que vocês fazem, então afinal o candidato a Sé é o Teixeira?
Então já Voto PS. Voto Teixeirinha.
Meus Senhores,estão preocupados com o empréstimo dos 5000€, que ao que tudo indica já foram devolvidos a autarquia,se ficassem mas era preocupados com o que se passa em vossa casa.isto cheira me a inveja,aposto k se voces la estivessem em vez de 5000€ eram 50000€ e não era um carro mas sim um eléctrico ou talvez o metro.tenham juizo e falemos de coisas validas.
A um ano a falar do carro do teixeira,eu no lugar dele rifava o carro,a senhas de 1€ e no fim livrava-me do carro e comprava outro,ponto final na história.

Anónimo disse...

VOTA PARTIDO SOCIALISTA

VOTA TEIXEIRA

Anónimo disse...

Zé Carlos, vai votar Teixeirinha? Pensei que você era da freguesia da Vitória!? Pelo menos foi o que escreveu na outra noticia. LOL O empréstimo já foi devolvido? Se não tivesse devolvido não era empréstimo, digo eu!? O crime é o mesmo (peculato), o facto de ter devolvido quando ficou entre a espada e a parede só altera a moldura penal, nada mais.
O slogan do PS na Sé devia ser:
"Se queres comprar carro, sem stress, vota PS!" ou
"Vota Teixeirinha e compra uma carrinha."
Aqui fica o meu contributo!

Anónimo disse...

Realmente, quando se confirma um candidato destes, só mesmo rindo para não chorar.

Anónimo disse...

A questão é que o empréstimo é ilegal, é crime. Ninguém pode estar à frente de uma insituição pública e tomar para bem de si o dinheiro que deveria gerir para bem dos outros. Portanto este empréstimo, que era adiatamento de vencimentos que entretanto recebeu na mesma, e que só foi pago quando foi denunciado, é peculato, é crime, pode dar cadeia.
Que moral tem o PS para falar da pouca vergonha do Preto. Tem aqui um Pretinho.
Opção do Renato. Que, ainda á pouco tempo, declarava a todqa a gente que "eese gajo nem pensar".
E como se dará a Drªa Elisa e a parada de estrelas com esta situação que é melhor, por respeito ao blog, nem classificar?

Anónimo disse...

Este último anónimo disse tudo! Pena que muita gente não consiga entender.

Anónimo disse...

Qual não consegue entender. Só não consegue entender quem não quiser.