segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Concelhia diz desconhecer a lista do PS
HELENA TEIXEIRA DA SILVA (JN) 17.8.09
A lista que o PS apresenta hoje à Câmara do Porto poderá ser de "excelência", como define a sua mentora, Elisa Ferreira. Mas talvez não seja suficiente para unir um partido, cujo líder da Concelhia nem sequer foi ouvido.
"Não vi a lista, não a conheço, não sugeri nenhum nome. Vou conhecê-la quando os eleitores a conhecerem", afirmou, ontem, ao JN, Orlando Soares Gaspar, recusando comentar os nomes que não escolheu ou esclarecer se os desentendimentos internos do partido já estão sanados.
É verdade que o presidente da Concelhia do Porto suspendeu a sua actividade até às eleições autáquicas para "não atrapalhar" a candidatura de Elisa Ferreira. Fê-lo depois do puxão de orelhas de José Sócrates, durante um almoço, no Porto, no mês passado. Ainda assim, não seria suposto o líder, mesmo intermitente, ter conhecimento antecipado da lista?
Manuel Pizarro, vereador socialista do actual Executivo da Câmara do Porto até ter ido para o Governo, desvaloriza o assunto. "A lista foi constituída com base num voto de confiança e é uma lista de gente altamente qualificada e experiente. O PS conseguiu atrair para a política pessoas que estavam afastadas dela - e essa é a grande novidade". Sobre o afastamento da concelhia do Porto da candidatura de Elisa Ferreira, o deputado foi taxativo: "Estamos completamente unidos em nome da cidade, e isso é mais importante do que os eventuais problemas internos do partido".
O presidente da Distrital do PS/Porto, Renato Sampaio, também recusa sobrevalorizar as divergências no seio do partido, optando mesmo por negá-las. "A lista resulta de uma total e perfeita sintonia entre nós todos. É uma lista de alta craveira, de primeiras escolhas, e é a lista que vai ganhar as eleições de 11 de Outubro".

14 comentários:

Anónimo disse...

Tudo uma banbochata ilegal, o partido no Porto nunca esteve tão desmobilizado e dividido, tudo o que a parelha Renato-Pizarro diz na notícia é mentira completa. No dia D veremos

Anónimo disse...

Até ficaram sem falam.

Anónimo disse...

Então a vereadora por obra do acaso, Manuela Vieira, que se celebrizou pelos seus vastos conhecimentos sobre o "jogo da petanca", não é amiguinha da Elisa ? A Elisa é que devia pedir desculpa aos portuenses por colocar tamanha "especialista" em lugar elegível.

Anónimo disse...

É uma lista vergonhosa e ridícula. É uma comissão de honra, uma lista de personalidades, uma lista de brincar, nada tem a ver com uma candidatura à Cãmara. Digam o que se disserem do Orlando e seus apoiantes, mas, ao contrário de outros, mostraram desapego pelos lugares.
Os 4 comentários seguidos são sempre do mesmo Jeová, a voz do Renato, e às tantas do Pizarro, aqui metido.

Primo do Marco disse...

eSTE ANÓNIMO NÃO TEM CURA.
Devia ter o lugar de porteiro prometido e fugiu-lhe.
desapego por lugares? Essa é boa. Informaram.te mal.
Fizeram tantas reúniões a cozinhar as listas.Só que alguém percebeu que eles não queriam ganhar e o que lhes serviam eram uns lugarzitos na Camara e Na Assembleia para as senhas de presença.
A Comissão de Honra é muito mais alargada e com gente de muita qualidade e prestígio.
O tempo do Viso, Paranhos, Sé e Stº. Ildefonso mandarem no partido já lá vai.
É uma lista de grande qualidade para trabalhar. É gente com provas dadas.
Tudo que se diga em desabono é pura dor de cotovelo

Anónimo disse...

Só quem não conhece a Manuela Vieira pode dizer tal javardice.

leixão disse...

É a escola de Matosinhos, onde a «lista» também não foi discutida, e muito menos aprovada, na C. P. Concelhia.
Sendo listas «clandestinas» face aos Estatutos, em que medida são os militantes supostos ser solidários com elas?

M. Machado disse...

Exactamente, Leixão tem toda a razão. Transformaram o partido numa súcia nas mãos de meia-dúizia de ditadores sem lei

Anónimo disse...

Afinal parece que há mais alguém que também não conhece o "jogo da petanca". Parafraseando o presidente da distrital, "com a Vieira, esta é que é uma lista de alta craveira". Rima, mas não é verdade.

Primo do Marco disse...

Lá veio o bloquista a meter o pé no chinelo.
Não há pachorra.
O mal é que alguns que aqui vêm, andaram nas negociatas e trairam Pedro Baptista.
Agora querem-se limpar atacando os outros.

Unknown disse...

Conheci Manuela Vieira, exercendo o cargo de vareadora do desporto CMP. Por essa altura era dirigente associativo e tive o previlégio de trabalhar com ela! Foi só a Melhor vareadora daquele pelouro; O resto é dor de cotovelo!!! para nnão lhe chamar outrs coisa.

Paulo MB disse...

Ao ler este post sinto-me na obrigação de contrariar o meu amigo Manuel Pizarro. De facto nunca houve qualquer voto de confiança em ninguém para a feitura das listas. E ele sabe-o muito bem. E não lhe fica bem vir afirmar nos jornais o que todos sabemos ser uma falsidade.
A Concelhia não reuniu, nem tão pouco a Distrital (para avocar teria de o ter feito). Idem a Comissão Nacional.
É triste, mas ao fim de 30 anos de militância nunca tinha visto o PS Porto descer tanto. Então agora já não se liga aos Estatutos?
Embora pense que a lista apresentada pela Drª Elisa seja capaz de assumir uma boa gestão da CMP, já o mesmo não digo se o PS for oposição. Quem vai dar a cara? A candidata já disse que não fica. E os outros?

Miguel Castro disse...

Esquecendo a discussão sobre as violações estatutárias (embora não deixem de ter relevância), considero tanto a lista à Câmara como à Assembleia Municipal bastante interessantes.

Uma série de personalidades de "top" em variadas áreas, que (e concordo totalmente com o camarada Paulo Moz Barbosa nesse aspecto) podem formar um "excelente" executivo. Muitos independentes, como era expectável, polvilhados por alguns respeitáveis militantes do PS, com provas dadas. No geral, salvo uma excepção, julgo terem sido escolhas acertadas.

Esperemos que os demais portuenses também assim entendam.

Boa Sorte!

Anónimo disse...

É uma lista de top models não uma candidatuta à Câmara ou à AM. Alguém leva a sério o Abrunhosa na A. Municipal ou o Quintanilha, o Vilhena ou o Correia Fernandes na Câmara? Toda a gente percebe que é "numero" circense, nada mais. A maioria daquelas pessoas, como diria a Drª Elisa, "só lá vão dar o nome" e as pessoas no Porto sabem isso.
É como a candidata que se segurou a candidata ao PE. Não dá confiança de vitória. Passa para os portuenses que é para fazer um número o melhor possível, não para vencer.
Esta é a questão.Não sepode fazer poplitica sem politica...
O resto... somos todos bons rapazes, uns com mais catequese outros com menos.