terça-feira, 21 de julho de 2009

Exército dos EUA vai ter mais 22 mil soldados
(Público) 21.07.2009
O Exército dos Estados Unidos vai aumentar os seus efectivos em 22 mil homens, para fazer face à guerra no Iraque e no Afeganistão, anunciou ontem o secretário da Defesa, Robert Gates. Com o reforço, este ramo militar, que recentemente passou a ter 547 mil soldados passará a contar com 569 mil efectivos."Com o firme apoio do Presidente Obama, anuncio a decisão de aumentar temporariamente a força activa do Exército em 22 mil" homens, afirmou Gates.
Na véspera, numa entrevista ao Los Angeles Times, considerou ne-cessários progressos militares no Afeganistão no período de um ano, para evitar que a opinião pública dos países participantes não a encare a guerra como impossível de ganhar."O Exército enfrenta uma fase em que a sua capacidade para deslocar brigadas de combate em níveis aceitáveis está em risco", disse ontem Robert Gates, segundo a Reuters. O reforço será "temporário", vai ter o seu "pico no próximo ano e diminuir no prazo de três anos", acrescentou.
O reforço dos efectivos vinha sendo negociado com as chefias militares e admitia-se que pudesse ser maior do que o agora anunciado. O senador Joseph Lieberman, um independente pelo estado do Connecticut que integra o comité das forças armadas, defendia um acréscimo de 30 mil homens.

1 comentário:

Chico Bin Laden disse...

Aí têm o querido Obama no seu melhor! Não tardará seguirá as pisadas do querido Kennedy ao mandar bombardear o Vietnam com o B-52! É no que dão as esperanças vindas dos USA...