quarta-feira, 22 de julho de 2009

Discussão na Câmara sobre o Parque da Cidade e custos das indemnizações
(Público) 22.7.09
(...)A discussão mais acesa foi, contudo, entre Rui Rio e o líder da oposição socialista, Francisco Assis.
Mais uma vez, o vereador do PS disse ter "uma divergência de fundo" com Rio por entender que o Parque não seria prejudicado por se construir na frente da Circunvalação. "Eu tinha uma posição cautelosa porque não sabia os montantes envolvidos. Quando soube digo claramente que o objectivo que se vai alcançar não justifica o preço que se vai pagar", afirmou.
Assis disse que o acordo é "muito caro", lembrando que a construção na frente da Circunvalação "é um elemento constitutivo do [projecto do] Parque da Cidade", e aconselhou Rio a consultar a cidade, em referendo, sobre se quer manter a borda do Parque sem construção, sabendo quanto isso vai custar à cidade.
Rio respondeu que a cidade já se pronunciou contra a construção e que "não tem culpa da forma como os tribunais funcionam", o que apenas levou a Assis a insistir no referendo: "O presidente está refém de um compromisso eleitoral, e compreendo-o, por isso, faça um referendo".
E quando Rio argumentou que já era demasiado tarde, Assis contrapôs com declarações de 2002 de um dos responsáveis do consórcio, onde este já admitia a possibilidade de um acordo, desde que fosse permitida alguma construção. "Esse fundamentalismo de não construir nada é que leva a esta situação de hoje. E a prova de que a não construção não é nenhum princípio indiscutível é que com este acordo se permite, e bem, a construção na frente da Boavista", disse.
Rio acabou a discussão lembrando: "O primeiro responsável disto tudo é o PS e o mandato do engenheiro Nuno Cardoso".

5 comentários:

Paulo MB disse...

Fantástico!
Como é possível um presidente da CMP ainda não ter percebido a "alhada" em que nos está a meter a todos? Que raio de teimosia o leva a delapidar os cofres da autarquia em valores acima dos 50 milhões de euros?
E ainda tem o desplante de afirmar que a culpa é do Engº Nuno Cardoso?
A pista de aviões, os karts e uma semana de festa para os nossos universitários valem assim tanto dinheiro?
O Dr. Francisco Assis está a interpretar muito bem o que deveria ser o caminho a seguir. Pergunte-se aos portuenses se as ditas construções valem tanto dinheiro e o que poderia a CMP fazer, em alternativa, com essa verba na área social.

Unknown disse...

À boa maneira da antiga URSS o Guarda-livros que temos como presidente da CMP,atirou as culpas para quem o antecedeu! Só que se esqueceu que o Nuno Cardoso já não é presidente à dois mandatos!!! quem ler e não estiver atento até capaz de pensar que o o guarda-livros não tem nada a ver com isto.
Claro se fosse à boa maneira sovietica estava na hora de escrever uma carta a pedir a demissão(!) infelizmente vamos levar com ele nos próximos 4 anos porque o único partido capaz de correr com ele vai perder por falta de comparência.

Anónimo disse...

Hoje aparece a Elisa a reboque do Assis sobre o parque. Ridículo.

Paulo MB disse...

Rídiculo é fazerem-se afirmações como a deste anónimo.
Se o Assis tem carradas de razão, a sua sucessora como candidata não pode dar uma opinião idêntica?
A razão está do lado dos que não querem hipotecar o futuro da cidade por causa de um capricho do RR.

Unknown disse...

Gostaria que vissem este video e notícia ( reoarem na data). Afinal Rui Rio não disse que naõo haveria construções no Parque ? E agora vai haver prédios de 5 pisos?

http://www.youtube.com/watch?v=yvN4iYIr9S8
( basta ver a partir do minute 2:20)

http://www.oje.pt/suplementos/residencial-e-lazer/habitacao/fundo-de-investimento-reabilita-invicta