sábado, 27 de junho de 2009

Segundo o "Expresso" de hoje, o governo acompanhou todo o processo de venda da Media Capital (dona da TVI) pelos espanhóis da PRISA. Desde Janeiro que a hipótese de a PT entrar na empresa era defendida pelo Executivo de Sócrates, podendo ser feita directamente ou via Espanha, onde a Prisa pode sofrer uma recomposição accionista. Sócrates e Zapatero estiveram sempre a par. Os protestos contra um negócio que colocava a TVI na alçada do Estado deram cabo da transacção.

3 comentários:

Polícia de Giro disse...

Empresas
Aponta homem forte da operadora, Henrique Granadeiro
Negócio PT/TVI: polémica é «tempestade de Verão»

Responsável que todas as declarações feitas à volta da operação «estão fora de contexto»
Trata-se de uma «tempestade de Verão» é desta forma que o presidente do conselho de administração da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, caracteriza a polémica em torno da possível compra pela PT de 30 por cento do capital da Media Capital, que controla a TVI.

«Na sexta-feira (a PT) fez uma reacção para o mercado e a posição é a que consta do comunicado do dia 23, em que diz que houve conversações (com o grupo espanhol Prisa que controla a Media Capital), mas não houve acordo», afirmou Granadeiro, avançou a Lusa.

«Cofina só está interessada em posições de controlo»
Oposição ao negócio retoma polémica da «golden share»

O presidente não executivo da PT falava aos jornalistas em Reguengos de Monsaraz, na sua herdade, o Monte dos Perdigões, onde apresentou hoje a nova marca dos seus vinhos e um novo rótulo.

À margem desta cerimónia, Henrique Granadeiro foi questionado sobre a polémica em torno do alegado interesse da PT na Media Capital e sobre a notícia publicada hoje no semanário Expresso, que diz que o Governo conhecia, desde o início do ano, esse processo de venda.

Henrique Granadeiro escusou-se a comentar a notícia - «a PT já comentou o que há a comentar», disse -, mas qualificou toda a polémica como «uma tempestade de Verão».

A inexistência de acordo para a aquisição do capital da Media Capital, apesar das conversações, afiançou, foi revelado «de forma taxativa» pela PT «antes desta tempestade toda que se gerou como uma tempestade de Verão, sem se saber como foi originada».

«Mas, infelizmente, a PT foi envolvida nela», lamentou, convicto de que toda a polémica «vai acabar como acabam as tempestades de Verão», ou seja, «vêm depressa e abalam depressa porque não têm vento que chegue para tanta conversa».

Fora de contexto

Desde que a PT negou existir algum acordo, este é um «assunto arrumado» para Henrique Granadeiro pelo que considera que «tudo o que foi dito» desde então, «quer pelo Presidente da República, quer pela presidente do PSD, quer pelo primeiro-ministro e pelo Governo, são pronunciamentos fora do contexto ou fora da realidade».

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou sexta-feira, na Assembleia da República, que se oporá à compra pela PT de parte da Media Capital para que não haja a mínima suspeita de que esse negócio se destina a alterar a linha editorial da TVI.

Na quinta-feira, o Presidente da República tinha afirmado que os responsáveis da Portugal Telecom (PT) deveriam explicar aos portugueses que motivos levam esta empresa a querer comprar 30 por cento da Media Capital, por «uma questão de transparência».

GRANADEIRO FALOU. E VÃO FALAR MAIS ATÉ ESCLERECER TUDO

HS disse...

Depois vem o Almeida Santos dizer que o resultado das europeias foi injusto para o PS!

Micaela disse...

Se o negóxio era bom para o país, o governo impediu-o por uma questão de imagem do governo? Então o governo serve o país, ou serve-se a si próprio? Que popbresdiabos! Que imconpetentes!