sábado, 20 de junho de 2009

28 economistas querem reavaliação do TGV, auto-estradas e aeroporto de Lisboa
19.06.2009 - 16h23 Luísa Pinto
Vinte e oito economistas dos mais diversos quadrantes apelam ao governo que reavalie os grandes investimentos públicos e que faça um travão imediato nos projectos da área de transportes. Em causa está a construção do TGV e de novas auto-estradas, bem como o calendário para a construção do novo aeroporto de Lisboa.
Os desequilíbrios estruturais que atingem a economia portuguesa, que têm vindo a piorar na última década, e que se agravaram com a actual crise económica mundial, não são compatíveis com “a insistência em investimentos públicos de baixa ou nula rentabilidade, e com fraca criação de emprego em Portugal”.

É esta a principal linha de argumentação de um manifesto, a que o PÚBLICO teve acesso, subscrito por cerca de três de dezenas de economistas, de todos os quadrantes políticos e regiões do país, e que são unânimes em considerar que o plano de investimento público defendido pelo governo deve ser repensado, sobretudo, e desde já, no que aos projectos da área de transportes diz respeito.Estes economistas pedem que se aproveite o “interregno político” que se anuncia nos próximos meses (por causa das eleições legislativas), para que seja dado início a um trabalho de reavaliação dos investimentos públicos anunciados, recorrendo ao apoio consultivo de economistas, gestores e engenheiros, portugueses e estrangeiros, que possam elencar uma nova grelha de prioridades para a próxima década. Estes economistas consideram “duvidoso” que os grandes projectos de investimento público possam ser considerados urgentes, e relembram que a realização destes investimentos em antecipação temporal à procura que os justifica trará uma inevitável destruição de valor económico.
O documento é subscrito por uma trintena de nomes de peso no panorama económico, oriundos da esquerda e da direita do espectro político, e muitos deles com experiencia governativa: Luís Campos e Cunha, Daniel Bessa, Augusto Mateus, Eduardo Catroga, Arlindo Cunha, Medina Carreira, Silva Lopes, Mira Amaral, Miguel Beleza, Henrique Neto, Miguel Cadilhe, Sarsfield Cabral, Vitor Bento, João Duque, João Salgueiro e Rui Moreira, entre outros.

20 comentários:

José Silva disse...

As grandes cabveças que há 1 ano não previram nada. Nem a falência da economia de casino, nem o desbar do neoliberalismo. Agora sabem tudo e dão palpites.
Eu não acredito nestes senhores.
Muitos foram ministros e têm grandes responsabiliddes nas políticas de privatizações.
A maioria é PSD de cartão. Alguns ditos pr´oximos do PS são de conversa.
Silva Lopes é o único que me merece consideração e respeito e já veio dizer que não aceita ser utilizado. Participou como técnico.
O artigo de hoje no JN de Paulo Ferreira é esclarecedor. Os mesmos que bateram palmas a Sócrates são os que agora o criticam.

José Silva disse...

Daniel Bessa dito próximo do PS colabora no programa eleitoral do PSD. Eles vão a todas. São sempre os mesmos a rodar do PS para o PSD.
Há muito que este senhor professor anda nas hostes do PSD e o que diz é só para bater no PS.
Quer voltar a ser ministro.
E depois vêm dizer que até foi ministro de Guterres. É como Campos e Cunha e Augusto Mateus.
Não têm responsabilidade nenhuma da merda que fizeram nos governos do PS.

Anónimo disse...

Ó José da Silva, V. é mesmo delirante, V. demora a ver embora depois acabe por ver.
O Campos e Cunha que foi minbistro do Sócrates? O Mateus que fez o frete todo para a OTA? O Bessa que anda sempre a mamar no PS? O Silva Lopes um fanático da política financeira salazar-ferreira leite - teixeira dos Santos e que só agtora abriu os olhos? Uma figura superior como o Medina Carreira?
V. tem dúvidas sobre a proximidade desta gente ao PS? Para por de fora o pobre do Henrique Neto que aderiu no outro dia ao PS e à custa de mentiras o consideram histórico.
E V. não acha que endividamento do país para o próximo meio-século não tem de ser pensado e repensado mais do que as digestões melhores ou piores do Mário Lino? Ou das decisões dum licenciado a martelo9 comno o Sócratews que já se viu que só tem estilo (gasto)?

José Silva disse...

Dos vários anónimos que aqui escrevinham, este é o mais burro.
Não acerta uma.
Henrique Neto já foi do PS. Desfiliou-se por causa das energias renováveis.
O Campos e Cunha é um ressabiado.
O Medina Carreira nem sequer é econmista. Manda uns bitaites e for ministro das finanças. Era que queriam que andássemos de burro para poupar gasolina.
Você tem raiva do Sócrates. Ele é licenciado a martelo como milhares que por aí andam.
Você é tão palerma que não consegue dizer nada. É só esterco que sai da sua boca.
Deve ter serradura e água na cabeça. Nunca vi ninguém tão desprovido.
Ou é marxista-leninista-estalinista, logo asno, ou nem sabe o que é.
É a última vez que lhe respondo e pode dizer o que quiser que as suas blasfémias fazem riconhece na couraça da minha indiferença.
Já conheci muita gente BURRA, mas você ultrapassa tudo e todos.É um insulto aos burros que até são inteligentes. Então os de Miranda!
Uma pessoa assim nem devia existir. Devia ser morto à nascença para não envergonhar a raça humana que é superior.
Continue a zurrar que de mim não tem mais uma letra.

Primo de Amarante disse...

Para José da Silva o que se disse há um ano deve valer para toda a eternidade. Por que não aplica essa bitola a Sócrates?

Percebe-se que José da Silva tenha uma missão: defender cegamente Sócrates e considerar que quem não apoia Sócrates não tem direito a ter opinião própria e nem deveria existir. Mas são mais de 80% dos cidadãos que já se sentem cansados com a hipocrisia e o tartufismo socrático.

E a bem dizer, já dentro do próprio PS são poucos os que defendem esse estilo socrático umas vezes petulante outras gelatinoso, mas sempre de papagaio. Já toda a gente, mesmo socialistas, dizem o mesmo das políticas megalómanas de Sócrates.

Mas José da Silva persiste numa missão quixotesca: lutar contra “gigantes”, sem perceber que se tratam de moinhos de vento!

O melhor é entender José da Silva (ou polícia de giro) como um caso perdido para a cidadania e até para o PS. Os governos passam e o PS fica. José da Silva pensa que a lábia seguidora do chefe é o seu sentido de existência e lá terá as suas razões!

Continue José da Silva a desembainhar a espada para lutar contra moinhos de vento. Ninguém lhe ligará puto. Mas, todos nós compreendemos: a vida está difícil e há necessidade de mostrar serviço, mesmo de uma forma incoerente e trauliteira!...

Eu conheci-os, assim, a defender Ferreira Torres!

Houve josés da Silva em todos os governos, desde Salazar, a Marcelo Caetano e a Sócrates. Só há um problema: enquanto Salazar e Marcelo diluíram-se com os seus governos por questões políticas, Sócrates pode ficar lembrado por razões policiais. E há já uma certeza: Quer José da Silva queira ou não, depois do 25 de Abril, Sócrates ficará na história numa nota de rodapé pelos piores motivos: incompetência, petulância hipocrisia e falta de sentido de Estado.

José Silva disse...

Lamento que alguém que se diz bem formado e informado venha com argumentos de sarjeta.
O que já não pega e ninguém o ouve a sério, é o que diz de toda a gente que seja do PS. Não lhe dera tacho? Paciência!!!
Nunca o vi criticar ninguém do PSD. Da Presidente da Camara do BE. Das contas fantasma do CDS. De casos como o BPN, BCP, BPP, PORTUCALE, FURACÃO, SUBMARINOS e outros e só se lembra do FREEPORT que foi nascido de uma acusação já julgada de um PJ, de um CDS e de um deputado do PSD.Acusar Sócrates por razões policiais é de mais. E lamentável.
Razão tem o polícia de giro que o desafiou a provar o que diz e meteu o rabinho entre as pernas.
Essa táctica é conhecida. Acusa antes de te acusarem. Hitler e Mussolini também começaram como socialistas e acabaram fascistas.
Muitos intelectuais de esquerda estão hoje camuflados encostados ao PSD.Atacam Sócrates e o S para ajudarem a direita trauliteira.
Falam em Salazar e Caetano mas parece que estão saudosos.
Se alguém me liga puto ou não é comigo. Mas a coerência tem um preço. Sou socialista, tenho ética e coerência, para lutar dentro e fora do PS.
Tenha cuidado que os Ferreira Torres, Valetins Loureiro e outros que tais vieram aí de Amarante. Pode ser um mal contagioso.
De que me quer acusar? Já lhe disse que não votei em Sócrates para secretário-geral. Mas daí até usar os termos e acusações que usa é um mundo de diferença.
Quando não tem argumentos desce ao insulto? O que é que eu lhe disse que tanto o ofende? Explique homem!
Eu não mudo de ideologia como quem muda de camisa e não preciso do PS para nada. So dou.
São mais de 80% os cidadãos que não votaram, são. Mas não disseram que não ao PS. Foi a todos os partidos e foram 13. A verdade tem de ser dita e lida com rigor.
Não se preocupe mais comigo que farei o mesmo.
De facto ensei que estava em diálogo com alguém sério e capaz.
Afinal o ódio e a demagogia venceram-no O seu EGO é maior que Mundo. Use a consciência.Estará limpa?


´

Anónimo disse...

Agora falta aparecer a outra orelha tremebunda do Zequinha que é o polícia. Como não tem argumentos, insulta a chamar de burros. Pobres dos burros, que analogias não lhes fazem. No entanto... Nem vale a pena estragar o blogue com a resposta ao nível!Mas temn de se dizer que é porcausa destes que só sabem zurrar, como dizem dos outros, a anuir a tudo, que o PS depois de uma maioria absoluta que nunca teve está onde está e vai para onde vai. Estes PS são estilo IURDs. Foi esta carneirada que permitiu 48 anos de fascismo!

Paulo MB disse...

Este último comentário do Primo de Amarante é de ir às lágrimas.
Então um secretário-geral que leva o PS ao governo com maioria absoluta vai ficar na história numa nota de rodapé?
Ainda há-de ouvir falar dele por muitos anos, pois foi, até ao momento, o único socialista a fazê-lo.
Claro que cometeu erros, mas diga lá um 1º ministro que os não tenha cometido. E pode recuar na história até onde quizer, pois vai ser-lhe difícil escrever aqui um nome.
Mas o futuro são as autárquicas e as legislativas. Vamos falar um pouco sobre isso à medida que o PB vá dando as suas dicas com as notícias que divulga.
Sejamos construtivos nas nossas análises a bem dos que ainda acreditam ser possível que o PS tenha capacidade para corrigir alguns dos seus erros e possa superar os adversários nas urnas.

Sérgio disse...

É verdade. Com este José da Silva os debates vão logo para o lamaçal. O que interessa é sabermnos que esta trintena de economistas são gente credível e preocupada com o futuro do p+aís, mais do que os que só estão preocupados com as eleições. E de facto o Aeroporto de Lisoa, na OTA ou em Alcochete é um disparate que só interessa aos lóbis da construção civil que enchem a dita "classe política", orquestrados pelo "camarada" Jorge Coelho. O TGV Lisboa-Madrid outra loucura, não é rendável, só vais servir meia-dúzia de quadros com os bilhetes pagos pelo Estado. O TGV Porto-Lisboa não é preciso, basta melhorar a linha actualo nos lugares mais lentos ( santarém) e chegar às duas horas e meia. O Porto- Vigo se se fizer numa hora, não é preciso alta velocidade. Invistam no país real, não no que enche debaixo da mesa, ou enche as cabeças mitómanas de velhos ( ele é que o diz) com alcoól a mais na cabeça. Governar o país não é o mesmo que escrever um poema, zangar-se com o marido, o dar três gritos no futebol.

José Silva disse...

O Jose Silva disse aqui muitas verdades para as quais não houve coragem de resposta ou argumentos sólidos.
Quantgo à Educação: ZERO ABSOLUTO.
Quanto ao PS e Sócrates só ataques de bota-a-baixo
Quanto à Oposição: NADA
Quanto aos responsáveis de 30 anos: NEM FALAM
Quanto aos 14 anos de governo PSD em 25: NÂO QUEREM FALAR
Quanto a propostas: NÃO SABEM
O que querem é deabafar e esconder a verdade atacando o PS e Sócrates.
O Paulo disse tudo que eu gostaria de dizer.
Fiz vários apelos e não quiseram ouvir. Serão os coveiros do socialismo, como já o fizeram na Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Grécia e outros países, onde o adicalismo deu campo aberto à direita.
Não perderei mais tempo com gente deste calibre.
São filósofos baratos.
E quando erdem a razão e atacam sem provas, passam ao INSULTO ou à insinuação barata.
Estarei na rua até às próximas eleições para ajudar o PS a vencer a direita.
O resto é utopia barata e de cordel.
Já conheço bem o filme e os seus actores. Alguns andaram no PRD de Amarante, Penafiel, Porto e Matosinhos.
Agora encontaram-se ao BE para serem ouvidos por alguns socialistas ingénuos.
Masturbem-se à vontade.
FIM

josant disse...

Ao que chegou a falta de sensatez e vergonha.
Dos blogues que visito, não vejo tanta ordinarice nos comentários.
Dos cultos e inteligentes que julgo alguns serem, infelizmente o que lhes sobra é a brejeirice.
Tenham vergonha e respeitem este espaço.
Defendam as diferenças com elevação e apresentem as alternativas segundo o v/entendimento político mas sem provocações que nada justificam.
Numa palavra portem-se como gente civilizada e politícamente culta.
Esta será provávelmente a minha última participação neste espaço, enquanto este estiver impróprio para consumo.
Até lá entretenham-se anónimamente ou com pseudónimos, a mostrar o que são...realmente.

M.Machado disse...

A maioria absoluta de Sócrates só foi possível por vir a seguir ao governo do pior primeiro-ministro (pelo menos na imagem política) de toda de história de Portugal. Ao contrário de Guterres que arrancou uma nova maioria contra os dez anos de Cavaco. E que no segundo mandato ficou a 1 deputado da maioria absoluta. Guterres fez crescer o apoio ao PS, Sócrates fez descê-lo brutalmente. E tudo porque se lhe meteu na cabeça "matar o pai" ser o anti-Guterres. Numa perpspectiva psicanalítica, a que se juntará a incrível falta de cultura política e de cultura (que tentou esconder empinando os dicionários de citações), assim se explica a obstinação autotitarizane e musculante de Sócrates contra todos e contra o próprio vento. Infelizmente, todos estamos a pagar por isso.

alfcosta disse...

Palavras para quê? reacionarismo puro.Tenham vergonha e façam com que este blog se torne uma escola da democracia.

José Silva disse...

Escola de DEMOCRACIA?
Com gente como o Primo de Amarante, um ou dois anónimos, Polícia de Giro, Sérgios eoutros que tais.
O De Amarante ontem ultrpassou as marcas: "Sócrates ficará na Histórias por razões policiais". Isto é inadmissível por quem se diz bem formado e informado.
Vejam os comentários desde o início e depois digam que eu exagero.
O anónimo ou um deles acusa, insulta, é mal educado e nunca falou de política. É só destruir.
O Paulo e o JOSANT têm razão. Eu já tinha decidido ir embora porque isto ultrapassa tudo. Nem o BLOG do José Maria Martins consegue descer tão baixo.
E alguns dizem-se professores!!!
É com este PS, uma instituição credível, com este secretário-geral no qual não votei, com erros e virtudes, que estarei na rua até às próximas eleições a lutar contra a direita e a esquerda utópica e trauliteira.
Mas estarei disponível para um acordo defuturo mas com regras com toda a esquerda.
Continuo a defender o scialismo democrático.
Os cobardes vao sentir-se livres para dizerem o que lhes vem à cabeça e julgar/condenar Sócrates e o PS na Praça Pública.
Com gente desta a Democracia e o Socialismo é uma miragem.
Vejam o que aconteceu na Autoeuropa, na luta entre BE e PCP/CGTP para anhar uns votitos. Só não vê quem não quer ou quem está apostado em destruir o PS.
Os amarantinos nem o Ferreira Torres criticaram assim. E depois vêm com utopias e filosofias para explicar NADA.
Foram desafiados e desmentidos ao longo de semanas e o que tiveram para dizer: "Misericórdia" palavrões e reaccionarismo.
Até a Elisa quiseram atacar dizendo que "quase não se doutorava".
Não acreditem no que eu digo. Confirmem os comentários desde o início.
Desta vez é mesmo FIM.
Saudo o Paulo e o JOSANT.

Polícia de Giro disse...

Hoje não vos posso dar nas orelhas porque estou de serviço.
Mas há umas contas ainda para ajustar com alguns melros que não querem responder ou esclarecer o que disseram.
Eu vou continuar porque estou a gostar do Anónmo ou anónimos e do Prim. Atiram as pedras e escondem a mao.
Lamento que o Palo e o JOSANT desistam de vir aqui, porque davam mais categoria ao BLOG.
Mas o JOSANT deve estar arrependido dos elogios que fez ao de Amarante. Ele não merece. Até acusa sem provas.
E o Silva já está a mostrar medo? Vai levar cacetada.
Até à próxima lá para terça ou quarta.
E força companheiros.

josant disse...

Meu caro José Silva.
É isso mesmo. Deixe-os a falar para o espelho.
Não se preocupe,porque não é com jacas deste jaez que o mundo se indireita.
Dê-lhes a oportunidade de falarem entre si e que sejam muito felizes.
Até ao dia, em que a civilização volte.

josant disse...

Att.Policia sem farda.
Vou abrir uma excepção para lhe dizer que disso não tenho dúvida.
Não meu caro não confunda, elogios com sentimentos. Para os ter é preciso conhecer a pessoa em causa. Isto não índicia conivência nos pensamentos, logo não obriga a que sejamos todos iguais neste aspecto.
Cada um é como cada qual, mas este facto só por si, não obriga a que se recorra a brejeirice, para mostrar a discordância.
O facto de não estar por si...não quer dizer que esteja contra...
Esta é a diferença que nos separa.

Polícia de Giro no combate aos fogos de Santo Tirso e Penafiel. disse...

vOU ABRIR UMA EXCEPÇÃO NESTE INTERVALO PARA A JANTA.
O JOSANT já deu provas que não é carneiro e sabe do que fala.
Mas elogios a quem passa a vida a atacar, acusar, inventar, denegrir, responsabilizar e depois não prova, não ficam bem.
O Primo de Amarante pode ter tido uma carreira de político brilhante em reúniões clandestinas ou tertúlias. Mas que derrapou, derrapou. É só ler o que ele tem escrito aqui para atacar tudo que cheire a PS. Já é doença grave.
Ou falou muito com o Torres ou não gostou que Assis o mandasse para 3º. plano.
Nunca o ouvi falar do Armindo Abreu. Será que lhe tem medo? É que o Armindo não brinca em serviço. Enfrenta-os de caras.
Até quarta caro camarada.

Sérgio disse...

Olhe lá se o Armindo não se enterra... A coisa não está tão segura quanto isso... E se tomar a arrogância do Sócrates enterra-se de certesa. E é um homem sério e dos que trabalham...

Micaela disse...

O Silva é o maior do quarto dele! A forma intolerante como vê os outros é o oposto do contributo civilizacional dos socialistas. Não passa dum caceteiro.
Quanto ao AlfCosta igual: como não tem argumentos chama reaccionário: é mais um cassete Jerónimo.