sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vera Jardim e Manuel Alegre contra PS nos prémios de gestores
(Público)22.05.2009 - 19h03 Leonete Botelho
Depois de ter aprovado na generalidade os projectos de lei do BE que impunham transparência e maior taxação sobre as remunerações dos gestores, o PS mudou de ideias e chumbou-os ontem, mas com a oposição dos deputados Vera Jardim, Manuel Alegre, Eugénia Alho e Júlia Caré.Em causa estavam dois diplomas que previam a divulgação dos rendimentos pagos a administradores de empresas cotadas, a proibição de uso de subsídios públicos para prémios a administradores ou dividendos a accionistas, e ainda a taxação, em 75 por cento, de indemnizações a gestores quando saem das empresas, os chamados pára-quedas dourados. “Num raro rasgo de comédia, os dois projectos sobre os quais o PS tinha feito propostas e que tinham sido aceites pelo BE, na Comissão de Orçamento e Finanças [COF] foram rejeitados por um único deputado do PS, quando os outros já tinham saído”, criticou hoje o líder bloquista, Francisco Louçã. Referia-se a Victor Baptista, coordenador do PS na COF e o único que tinha votado contra os diplomas na generalidade.
Para ilustrar a “injustiça” dos pára-quedas dourados, Louçã recordou que “sete administradores do BCP que receberam 90 milhões de euros de indemnizações que nada têm que ver com mérito”. “Foram corridos, estão a ser investigados por crimes de mercado, podem ser presos mas saiu-lhes a sorte grande”, acrescentou.
Aos jornalistas, Vera Jardim explicou a sua divergência de voto: “Acho que deve haver uma taxação específica sobre esses prémios, e não os mesmos 42 por cento que paga qualquer normal cidadão”. Em relação ao outro diploma, sobre informação pública das remunerações dos administradores de empresas cotadas, Vera Jardim absteve-se. Quem votou sempre a favor foi Manuel Alegre: “Quem mudou de sentido de voto foi o PS, o que é muito mau para a sua imagem e para a sua coerência”, explicou ao PÚBLICO. (...)

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais 2 ao serviço da reação...

Manuel Silva disse...

Oh anónimo da 1:50 e se fosse caçar pulgar aos canitos do canil...era serviço Público, não?

josant disse...

Hó D. anónimo.
Estes dois, não estão na sua confraria. Reagem contra ela.
Não se confundem com os "chulos".