quinta-feira, 28 de maio de 2009

Secretário de Estado participou em iniciativa promovida por Artur Penedos
Castro Guerra explicou PASIMM mas foi confrontado com críticas dos empresários
(Verdadeiro olhar) 29.5.2009
A iniciativa decorreu no âmbito da campanha eleitoral do candidato socialista à Câmara de Paredes, Artur Penedos, e ficou marcada pela intervenção do presidente do concelho de administração da Colunex.
Cluster do mobiliário "nunca irá funcionar"
"Para mim, o PME Invest I foi uma das maiores fraudes em Portugal", começou por afirmar Eugénio Santos. Depois, o homem forte da Colunex, empresa sedeada em Recarei e que é um dos principais produtores nacionais de colchões, atacou as condições das linhas de crédito previstas neste plano de apoio delineado pelo Governo, através do IAPMEI. "É vergonhoso que os bancos exijam avais bancários das esposas dos empresários", sustentou, para logo de seguida pedir a Castro Guerra a criação da figura do "provedor do QREN". "Hoje, temos medo das nacionalizações e de uma coisa que antes se chamava PIDE e hoje não sei como se chama", afirmou ainda.
Eugénio Santos pediu, igualmente, ao governante que "puxasse as orelhas às associações do sector" e apostou com Castro Guerra que o cluster do mobiliário "nunca irá funcionar".
No auditório da CELER, em Rebordosa, o secretário de Estado desvalorizou as críticas do empresário paredense e realçou as medidas incrementadas pelo Governo no âmbito do PASIMM. Numa intervenção que durou cerca de uma hora, Castro Guerra realçou o facto de "2,2 por cento do PIB nacional estar afecto ao combate à crise", assim como a negociação que permitiu às empresas obter empréstimos bancários com uma taxa euribor de 0.25. "Nos projectos apoiados pelo QREN, o que nós dissemos foi: apresentem a primeira factura que nós disponibilizamos logo 50 por cento do apoio", avançou.
Artur Penedos quer criar um Gabinete de Apoio Municipal
O governante lembrou ainda o reembolso acelerado do IVA, a criação de duas linhas de seguros para as exportações, a isenção da taxa social única e o fundo de fusões e aquisições.
Entretanto, Artur Penedos anunciou a intenção de criar um Gabinete de Apoio Municipal, no qual "os desempregados, os excluídos e os marginalizados contarão com especial apoio". "Criaremos mecanismos que esclareçam, acompanhem e ajudem empresários e trabalhadores a usufruir dos apoios que o Estado preparou para eles".
O candidato socialista promete ainda alterar o modelo de apoio à promoção do mobiliário produzido em Paredes. "Está na hora de aplicarmos os dinheiros dos contribuintes em realizações claras, transparentes e úteis. O dinheiro será melhor aplicado e abandonaremos aventuras tipo Open do Estoril", assegurou.

1 comentário:

José Silva disse...

O empresário Eugénio Santos é conhecido pelas suas posições truculentas.
Não sei se ainda é filiado no CDS.