sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nobel da Economia:
Teorias da Direita estavam erradas
(Lusa)7.5.2009
O prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz considerou hoje que a crise mundial provou que o "pensamento da Direita sobre a economia de mercado" está errada.
"O pensamento da Direita sobre a economia de mercado - provou-se agora - está errada", disse o professor norte-americano à margem das Conferências do Estoril.
"Não há dúvida sobre isso. A Direita dizia que os mercados se regulam por si, se ajustam por si, que se houver um problema os mercados arranjam-se por se e muito rapidamente", explicou Stiglitz, acrescentando que também "havia a noção da sobrevivência dos mais fortes".
"Mas os bancos mais prudentes não sobreviveram, foram os bancos que arriscaram mais que sobreviveram", recordou o prémio Nobel, sublinhando que por isso mesmo, a crise "fragilizou todas as teorias da Direita".
"Os meus trabalhos sempre foram muito claros a afirmar que os mercados são em geral ineficientes quando a informação é imperfeita. E a informação é sempre imperfeita", afirmou.
"Os mercados financeiros têm tudo a ver com informação, por isso era óbvio que os mercados por si só não iriam funcionar bem", sintetizou.
Stiglitz prevê para os próximos tempos "uma economia global muito fraca".
"O cenário mais provável é o de crescimento negativo este ano e não-crescimento para o ano que vem", disse.
"Anteriormente os países saíam das crises com exportações, mas quando temos uma desaceleração global e sincronizada, não há ninguém para quem exportar", afirmou o economista, acrescentando que "o modelo que funcionou em 1997/1998 não vai funcionar agora".

2 comentários:

manuel silva disse...

Pensar Global..Agir Local.

Isto só vai lá quando o Dolar estiver igual ao Euro.

José Silva disse...

Isto já está errado desde a revolução industrial, depois tecnológica e agora financeira.
Só não viu quem não quiz.
Privatizaram o Estado e agora querem ajuda com os nossos impostos.
São um bando de malfeitores estes neoliberais que mandam no Mundo.