sábado, 11 de abril de 2009

Morreu o coronel Aventino Teixeira
Honra ao Camarada, Amigo (e Dragão) Aventino Teixeira!
(Público) LUSA 11.04.2009
O funeral do coronel Aventino Teixeira, que morreu ontem aos 74 anos, sairá hoje, sábado, às 15h30 da Igreja da Nossa Senhora da Conceição para o cemitério dos Olivais, Lisboa, disse fonte próxima da família.O coronel Aventino Teixeira participou no 25 de Abril de 1974 e no Processo Revolucionário em Curso (PREC), tendo aderido ao documento do Grupo dos Nove, de Melo Antunes.
Conhecido como o "mais civil dos militares", Aventino Teixeira era considerado próximo do MRPP, sendo conhecida a sua amizade pessoal com Arnaldo Matos, líder histórico daquele partido político. Aventino Teixeira apoiou a candidatura do general Ramalho Eanes à Presidência, de quem foi "conselheiro informal" durante os dez anos dos seus dois mandatos, 1976-1986. O militar morreu ontem de manhã no Hospital Militar de Belém, no Serviço de Oncologia, onde estava internado, sofrendo há alguns meses de complicações respiratórias, segundo fonte próxima da família.
O coronel Sousa e Castro, conselheiro da revolução, recordou Aventino Teixeira como "um lutador pela liberdade". "Lembro-o como um combatente pela liberdade. Teve um papel importante na luta para defender o conceito de democracia que prevalece hoje", afirmou.

Sem comentários: