sexta-feira, 20 de março de 2009

Talvez seja verdade, talvez seja música para embalar meninos em ano de concertos celestiais. Mas, no primeiro caso, depois do Congresso Distrital do Porto ter condenado, por esmagadora maioria, a instalação de portagens no Distrito, ainda queremos ver como vai o Presidente da Federação do Porto, obrigado pela moção aprovada, enfrentar o assalto centralista a quem tradicionalmente se mostra fiel serventuário! (P.B.)
Governo "a todo o vapor" para colocar portagens em três SCUT
(JN) Em Linha 20.3.2009
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo está "a trabalhar a todo o vapor" para introduzir portagens em três SCUT e garantiu que o processo está "em fase final de implementação".
"Estamos na fase final da implementação [de portagens], como será visível nos próximos dias", referiu Paulo Campos, escusando-se, no entanto, a avançar quaisquer datas.
O governante admitiu que este tem sido "um trabalho complexo", mas adiantou que a questão tecnológica do sistema de cobrança "está ultrapassada", faltando apenas a publicação do respectivo diploma.
Em causa estão as SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador) do Grande Porto (Matosinhos-Lousada/A41-A42), da Costa da Prata (Gaia-Mira/A29) e do Norte Litoral (Matosinhos-Viana do Castelo/A28).
"Estamos neste momento em fase de implementação da solução tecnológica e espero que possamos anunciar essas novidades muito rapidamente", acrescentou.
Garantiu que o trabalho de implementação de portagens "não está associado a qualquer ciclo eleitoral".
Paulo Campos falava em Viana do Castelo, onde presidiu à contratualização de várias obras em estradas para o distrito, entre as quais a requalificação integral da EN-13 entre Viana do Castelo e Valença, orçada em 17,2 milhões de euros e que estará concluída em inícios de 2010.
Outra obra contratualizada foi a ligação do Nó de Mazarefes da A-28 à Zona Histórica e às actividades empresariais de Darque, no concelho de Viana do Castelo, numa extensão de 581 metros e com um custo de 1,7 milhões de euros.
Do pacote hoje "selado" por Paulo Campos fazem ainda parte os acessos à ponte internacional que liga Vila Nova de Cerveira a Tomiño, na Galiza, que abriu em 2004 mas que ainda não dispõe de uma acessibilidade "digna e fluida" do lado português.
Estes acessos vão custar 4,5 milhões de euros.
A ligação de Paredes de Coura à A-3 e do prolongamento da A-28 de Caminha a Valença estão em fase de estudo prévio, que deverá estar concluído até Junho.
Segundo Paulo Campos, a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional passou, nos últimos quatro anos, de 45 para 65 por cento.

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