quinta-feira, 26 de março de 2009

Comboios: Autarca de Amarante confia na reabertura da linha a médio prazo
2009.03.25 15:12 Vitor Almeida (Lusa) - O presidente da Câmara de Amarante (PS) revelou hoje à Lusa que a secretária de Estado dos Transportes lhe prometeu que a Linha do Tâmega reabre "logo após as obras a que vai ser sujeita".
Armindo Abreu conversou hoje com Ana Paula Vitorino que lhe garantiu que "era impossível ter a linha aberta, perante o relatório de segurança que lhe foi entregue terça-feira à tarde".
Hoje, a linha foi encerrada provisoriamente e as obras deverão avançar dentro de quatro meses, uma medida que foi contestada pelas populações.
Segundo o autarca, a governante disse-lhe que a Linha do Tâmega "não cumpria as normas mínimas de segurança em alguns locais da via".
Os 13 quilómetros de via-férrea entre as estações da Livração, na linha do Douro, e a cidade de Amarante possuíam "troços muito perigosos", referiu o autarca.
"Compreendo que, perante este relatório de tal forma mau, a secretária de Estado não tinha alternativa, senão teria de assumir o risco de um eventual acidente", acrescentou.
O presidente da Câmara revelou ainda que a secretária de Estado afirmou que não lhe podia dar um prazo da suspensão da linha porque não existem ainda projectos elaborados para os locais onde há falhas de segurança.
No entanto, a governante prometeu que esses projectos vão ser mandados executar "de imediato", disse Armindo Abreu.
O autarca falou também com o presidente da CP, Francisco Cardoso Reis, que lhe garantiu que "o troço é para reabrir" e que "a CP continua disponível para negociar com as Câmaras de Amarante e de Marco de Canaveses a transferência da exploração comercial e turística da linha por parte das duas autarquias".

Sem comentários: