quarta-feira, 18 de março de 2009

Alegre contra injecções de capital na banca
(JN) 18.3.2009 10h37m
O deputado socialista Manuel Alegre defende no editorial da revista "Ops!" a necessidade de corrigir políticas e comportamentos para combater a crise, considerando ética e politicamente "inaceitável" que um país pobre esteja a injectar dinheiro na banca.
"Quando cresce o número dos desempregados e desfavorecidos, não é possível um país pobre injectar milhares de milhões na banca", escreve Alegre no editorial da terceira edição da revista de opinião socialista Ops!, que será hoje apresentada, mas já disponível na Internet, dedicada à crise económica.
Manuel Alegre afirma que, "devido às fragilidades estruturais, o Estado tornou-se cada vez mais refém de interesses privados ilegítimos" em Portugal e defende a necessidade de "coragem para corrigir políticas e comportamentos" e "coragem para procurar soluções políticas novas, sob pena de as mesmas causas continuarem a produzir os mesmos efeitos".
Para Alegre, "o agravamento da crise vem pôr em causa os objectivos que até aqui tinham norteado a política do governo", com o défice acima dos 3 %, a dívida pública a atingir "valores nunca antes atingidos" e o agravamento do desemprego, das desigualdades, pobreza e injustiça social.
Referindo que Portugal é o país da União Europeia "com maior desigualdade na distribuição da riqueza", Alegre considera que a persistência da pobreza em Portugal é uma questão estrutural e "de modelo económico que se alimenta da precariedade".
"Há que garantir salários e pensões mínimas mais elevados e agravar a taxação fiscal de salários e pensões milionárias", escreve, lembrando que a luta contra a pobreza passa pela escola, emprego, habitação, acção social, cidadania, direitos dos imigrantes, criação de condições de vida nos subúrbios e combate ao isolamento do interior.
Alegre considera que, neste cenário de recessão, é preciso ser-se ainda mais criterioso "na escolha dos investimentos públicos".
"Não bastam as grandes obras públicas. Precisamos de mais e melhor investimento público, apoio à criação de emprego e à inovação cultural, tecnológica e social, mais incentivos fiscais e diminuição da nossa dependência externa em factores essenciais da soberania nacional", destaca.

1 comentário:

Unknown disse...

Manuel Alegre tem dois problemas dentro do P.S.! Primeiro: consegue antecipar, e apresentar soluções para os problemas que aí vêm ! lembram-se, do que ele dizia sobre a crise económica que aí vinha quando foi candidato presidencial?
Segundo: Apesar de no grupo "paralementar" ter muita gente que pensa como ele nas questões pelas quais se bate!Mas(!)para não incomodar o "chefe" declamam uma nova versão do seu poema, "A Trova do Vento que passa"; Mesmo na noite mais triste/ De governo do P.S./ Nem toda a gente resiste/ Tem sempre alguém que obedece; São estes os grandes problemas do Manuel Alegre. Mas quem sabe, se um dia a candeia, não ajudará a encontrar o caminho sonhado pelos fundadores do Partido Socialista! Assim mesmo, por extenso.