sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vital Moreira vai encabeçar lista do PS às europeias
(JN Em Linha) 28.02.2009
Sócrates anunciou, este sábado, a escolha de Vital Moreira para encabeçar a lista do PS às eleições europeias. O constitucionalista sucede a Maria de Lurdes Pintassilgo, João Cravinho, António Vitorino e Mário Soares como cabeça de lista.
A escolha de Vital Moreira, nascido em Vilarinho de Bairro em 8 de Novembro de 1944, foi comunicada ao princípio da noite por José Sócrates aos delegados ao XVI Congresso do PS, que decorre até domingo em Espinho.
Ex-militante do PCP, partido que chegou a representar como deputado na Assembleia da República, Vital Moreira é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito e obteve o grau de Doutor em Ciências Jurídico-Políticas, sendo um dos mais reputados constitucionalistas portugueses.
Foi ainda Juiz no Tribunal Constitucional entre 1983 e 1989.
O professor de Direito colabora regularmente na imprensa, sendo colunista no Diário Económico e no Público e mantém um dos blogues mais lidos da blogosfera, o Causa Nossa (causa-nossa.blogspot.com).
Tornou público o seu apoio ao PS em 2005, tenho sido eleito deputado por este partido em 1995, e foi um dos colaboradores mais activos do "Estados Gerais". Define-se como "um socialista freelance".
Sócrates definiu Vital Moreira, como um "um dos grandes políticos da vida pública portuguesa, grande defensor do projecto europeu e um grande intelectual, um homem de pensamento e de cultura".
"É uma das figuras da nossa universidade e que, a benefício do país, decidiu aceitar o desafio de regressar à política activa. Quero que saibam que é uma honra para o PS, que, depois de ter estado no movimento Novas Fronteiras, se junte agora a nós para este combate pelos valores europeus", declarou José Sócrates.

3 comentários:

Anónimo disse...

A escolha do Dr. Vital Moreira para encabeçar a lista do Partido Socialista às eleições europeias é (na minha modesta opinião) interessante mas arriscada.

Se não restam quaisquer dúvidas sobre o valor intelectual desta figura maior do Direito Português, que aprendi a admirar e respeitar durante o meu percurso académico, ouso questionar, humildemente, se terá a capacidade de cativar o eleitorado na proporção desejada!?

Espero sinceramente que o consiga, não só porque merece, mas para bem do PS.

Boa sorte!

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo com o comentário anterior, embora acredite que o Prof. Vital Moreira, fará mais pelo PS que Manuel Alegre faz, fez ou fará.

Anónimo disse...

Se vamos a comparaçõe, quando o Manel Alegre entrou no PS e quando foi do Governo PS, o Vital moreira fazia parte da tropa de choque do PC contra o PS e contra a liberdade. O Alegre se aparecesse ao lado do Sópcrates dsava-lhe milhares de votos do "seu" milhão. O Vital nem que apreça com ele ao colo. Os únicos votantes serão os que votam sempre PS, meia-dúzia da blogosfera, e outra meia entre os poucos leitores do "Público". Mas nem por isso a comparação deixa de ser descabida.