domingo, 18 de janeiro de 2009

PS lança candidatura de Afonso Lobão
O líder da "distrital" não diz quem escolheu. Só se a Comissão Política distrital avocar e, nesse caso, é esta, e não o líder, que diz. (PB)
(JN) 18.01.2009 CARLA SOARES
A Comissão Política do PS/Valongo vai votar, no fim deste mês, Afonso Lobão como candidato à Câmara, nome já aprovado pelo Secretariado. Enquanto isso, Maria José Avezedo ainda aguarda que o líder da Distrital lhe diga quem escolheu.
O partido espera apenas pelas eleições para a Junta de Alfena, que se realizam no próximo dia 25, para, logo no fim-de-semana a seguir, formalizar o nome de Afonso Lobão. A candidatura, que será discutida no plenário concelhio, será apresentada pelo líder do PS/Valongo, Orlando Rodrigues, após ter sido aprovada pelo Secretariado, disse, ao JN, o dirigente, notando que só está prevista a votação daquele socialista.
A Concelhia deixa, assim, de fora a possibilidade de Maria José Azevedo, cabeça-de-lista em 2005, voltar a protagonizar a candidatura. Decisão que pode abrir caminho a uma lista independente liderada pela vereadora.
"O candidato foi escolhido pelo Secretariado, é o candidato do partido. Trata-se de um órgão eleito pelos militantes", vincou Orlando Rodrigues, recordando a aprovação "por unanimidade de Afonso Lobão". O próximo passo será "elaborar a estratégia da candidatura". Quanto ao timing para convocar a Comissão Política, explica que foi articulado com a Distrital. Isto no sentido de "não misturar" as eleições para a Câmara com as de Alfena (após uma demissão em bloco) e de encerrar o "processo de designação dos candidatos até ao final do mês".
Contactada pelo JN, Maria José Azevedo, que tem assento na Comissão por inerência, lamentou ainda não ter reunido com o líder distrital, Renato Sampaio. Há um mês, o dirigente terá adiado a reunião que tinham marcado. "A única coisa que pedi foi que definisse quem era o candidato. E continua por definir", criticou a vereadora, que quer ouvir da boca de Renato Sampaio qual a sua decisão. "Continuo a fazer o que sempre fiz, a trabalhar, e cumprirei o mandato até ao último dia", prometeu, sem confirmar se pode avançar como independente.
Afonso Lobão, porta-voz da Concelhia, está "disponível" para o desafio de promover "uma alternância de poder" em Valongo, com um "projecto de mudança". Este será "abrangente e não sectário", promete, deixando em aberto a hipótese de coligação.

Sem comentários: