sábado, 10 de janeiro de 2009

Autárquicas/Porto:
Elisa Ferreira mantém-se independente mas garante saber que candidatura é do PS
(JN) 09 Jan 2009 (Lusa) - Elisa Ferreira garantiu hoje ao PS ter consciência de que a sua candidatura à Câmara do Porto será daquele Partido apesar da ex-ministra manter o seu estatuto de independente, disseram à agência Lusa fontes socialistas.
O Secretariado da Concelhia do Porto do PS e Elisa Ferreira realizaram hoje à tarde a sua primeira reunião de trabalho desde que na terça-feira aquele órgão decidiu convocar a Comissão Política para formalizar o apoio à candidata.
O líder da Concelhia, Orlando Soares Gaspar, disse à Lusa que Elisa Ferreira tem consciência de que se trata de "uma candidatura PS de um independente".
"Pelo nosso lado, o PS saberá também que lhe deve dar liberdade de acção para procurar uma candidatura abrangente. Neste espírito, é fácil encontrar as soluções para uma boa campanha", disse o dirigente.
Fontes contactadas pela Lusa adiantaram que esta questão foi levantada no encontro por Avelino Oliveira, ex-candidato à liderança da Concelhia contra Orlando Soares Gaspar, que questionou Elisa Ferreira sobre se via o processo como uma candidatura independente apoiada por um partido ou uma candidatura do PS encabeçada por um independente.
A candidata deixou claro, segundo as fontes, ter consciência de que se trata de uma candidatura do PS encabeçada por uma pessoa independente mas com longa ligação ao Partido - pelo qual já foi mesmo ministra do Ambiente.
Orlando Soares Gaspar e todas as fontes contactadas pela Lusa garantiram que a reunião correu muito bem.
"Foi magnífica", disse o líder concelhio", tendo Elisa Ferreira pedido "toda a energia e toda a abertura do Partido" para a campanha eleitoral e tendo militantes elogiado a candidata pela forma como aguentou a pressão da comunicação social ao longo dos últimos meses.
O presidente da estrutura referiu que o encontro foi importante para todos os membros do Secretariado poderem dialogar com a candidata e constatar que "melhor é impossível".
"Foi possível passar à estrutura todo o entusiasmo e a força de vontade de Elisa Ferreira", acrescentou.
A Lusa tentou obter uma reacção da candidata mas a sua participação num debate televisivo imediatamente após a reunião fez com que tal não fosse possível.
A Comissão Política Concelhia reúne-se a 23 de Janeiro para aprovar a candidatura de Elisa Ferreira à Câmara do Porto.

Sem comentários: