segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PGR prevê 'explosão de violência' em 2009
(Sol) Em Linha 29.12.2008
Pinto Monteiro teme que o aumento do desemprego e a exclusão social resultem no aumento do crime violento. Entre as preocupações do PGR para 2009 encontra-se ainda o combate à corrupção
Pinto Monteiro admite uma «explosão de violência» durante o ano que se aproxima, devido à conjugação dos dois fenómenos que mais o preocupam: o desemprego e a exclusão social, expressa o PGR num depoimento à Rádio Renascença.
«A criminalidade violenta, que é aquela que pode atingir qualquer cidadão indistintamente, está a aumentar no mundo e também vai aumentar em Portugal», refere à Rádio Renascença.
Outra das suas preocupações é o crime económico - «o combate mais difícil de fazer».«Tenho esperança que haja uma maior expressão do Ministério Público, especialmente no combate ao crime económico e à corrupção, que é um combate extremamente difícil, que haja uma nova imagem do Ministério Público, que esteja ao serviço do cidadão, [que seja] actuante, e que os cidadãos saibam que está a contribuir para uma justiça mais actuante e mais célere», desejou Pinto Monteiro.
«Preocupa-me o cair da carreira de magistrado do Ministério Público. Está-se 10, 15, 20 anos sem subir de patamar, o que é mau, porque cria rotinas. Tem que se ter imaginação para evitar o bloqueio do Ministério Público», sentenciou.

Sem comentários: