segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Escolha de vice de Avelino para a Câmara do Marco "ofende" o PS
22.12.2008
O ex-líder distrital do Porto do PS, Francisco Assis, considerou ontem "inaceitável" a escolha do antigo "número dois" de Avelino Ferreira Torres para candidato socialista à Câmara de Marco de Canaveses. "É absolutamente inaceitável que alguém que tenha estado ligado a Avelino Ferreira Torres possa ser o candidato do PS. Antes da estratégia estão os princípios", disse Francisco Assis à agência Lusa.
O antigo líder do PS-Porto garantiu que tudo fará para que a escolha de Norberto Soares não se concretize, porque ela "ofende o património do PS" e "dá uma má imagem" do partido. "Estou ao lado da concelhia, que está indignada com esta escolha. Nem sequer concebo a possibilidade de este senhor poder ser candidato. Penso que ainda tenho alguma capacidade de influência. Há que apelar a princípios cívico-morais", frisou.
Francisco Assis afirmou que não irá imiscuir-se no próximo processo eleitoral autárquico, mas resolveu pronunciar-se agora por ser "um caso absolutamente inaceitável", que "ofende" os 20 anos de combate socialista ao "estado de suspensão" da vida democrática no Marco de Canaveses que constituiu a liderança autárquica de Avelino Ferreira Torres.
Norberto Soares, antigo "número dois" de Avelino Ferreira Torres, vai ser o candidato do Partido Socialista à Câmara de Marco de Canaveses, disse sábado à Lusa fonte do PS-Porto.
Segundo a mesma fonte, Norberto Soares, que já tinha lançado a sua candidatura independente, foi convidado a encabeçar a lista do PS à autarquia pela distrital do PS-Porto, que é liderada por Renato Sampaio.
Ontem não foi possível obter em tempo útil um esclarecimento de Renato Sampaio sobre este assunto.
O processo de escolha do candida-to à Câmara do Marco tem sido conduzido, desde há alguns meses, pela Federação do Porto do PS.
A decisão de convidar Norberto Soares provocou já a demissão do líder local socialista, Artur Melo, que também se demitiu da comissão política e do partido.
"Este não é o meu PS", disse Artur Melo à Lusa. O secretariado do PS-Marco reúne-se hoje para analisar a situação.

9 comentários:

Primo de Amarante disse...

Quando são os aparelhos partidário, com os seus sindicatos de voto, a escolherem lideranças, só podem escolher lideranças rascas, sem mérito. E o resultado è evidente: estas, depois, orientam a política no estilo que lhes é próprio -- pelo vale-tudo!

Desde finais de Setembro que, á socapa, o líder da Distrital do PS, Renato, com o deputado Jesus, ex-funcionário de Gaspar Ferreira (empreiteiro, testa de ferro de Avelino Ferreira Torres, sócio do Major Valentim Loureiro, de um tal Luís Oliveira e com um currículo admirável, basta lembrar que, segundo as contas da autarquia de Gondomar e conforme foi noticiado, começou a construção de um bairro social pelo telhado) tratavam de “trespassar” a candidatura à Câmara do Marco (já anunciada) do Presidente da Concelhia para o nº 2 de Avelino, Norberto Soares.

Esta criatura, que já pertenceu ao PSD, foi depois para o CDS e agora é bandeira do PS, substituiu, na Câmara do Marco, Avelino, na altura em que este se candidatou à Amarante, e nesse período adquiriu por dois milhões de euros a Gaspar Ferreira o cineteatro do Marco, que não valia mais que 250 mil euros?!... Como se vê soube seguir os passos do “mestre”!

Mas, bem vistas as coisas, mesmo copiando estilos (como a compra do cineteatro) de Avelino, nunca ganhará o fulgor do mestre!

Hoje, o PS é uma agência de propaganda que utiliza uma bandeira que nada tem a ver com os valores e princípios que representou. Por isso, não se estranha que tenha substituído o candidato Artur Melo, filho do dr. Artur Melo, um médico muito prestigiado no Concelho, por uma espécie de fotocópia de Avelino.

O que se estranha é que prefira a fotocópia ao original!....

JBM

Paulo MB disse...

Está visto que com este presidente da distrital o PS-Porto não vai a lado algum.
Já não lhe chegavam as broncas de Matosinhos e Valongo e mete o PS do Marco nesta alhada!
Até o Assis teve de falar.
Faço votos para que o bom senso e o espírito socialista ainda venha a tempo de dar voz aos eleitres do Marco que querem votar PS.

Anónimo disse...

A onda de protestos começa a crescer no PS de Lisboa, porque o do Porto já deu o que tinha a dar.
Pelo que sei muitos socialistas enviaram protestos para Lisboa.
isto é inadmissivel, mas com gente desta que governa a FDP do PS tudo pode acontecer.
E a dupla que foi ao Marco é um espanto. Agora em vez dos Bares do Porto, decidem à mesa dos cafés.
Eu não estou envergonhado porque não votei neles.
Lamento como socialista.
Pelo que me dizem e vi publicado na imprensa local em Paredes o caminho é o mesmo: foi convidado um militante do PSD.
Ainda vamos a tempo de fazer um protesto colectivo junto da Direcção nacional para que tome decisões que prestigiem o Partido Socialista.

Anónimo disse...

Mas a direcção nacional será melhor do que a distrital do Porto?

Anónimo disse...

A obra feita no Cine-Teatro, de que fala o Primo de Amarante, está licenciada? Pois não está, não. Alguma razão há-de ter o Norberto, para querer ir para a Câmara! Uma delas é esta. Que partido? Qualquer um! Já foi do CDS, do PPD, agora é do PS, é a política no bordel!Sem ofensa para as senhoras.

Anónimo disse...

Está tudo dito.
Só admiro quem pensa, que no PS/Porto existe alguma ponta de bom senso e de "espírito socialista".
Onde já vai esse tempo.
Saudações
CS

Primo de Amarante disse...

Será verdade que Renato é avençado pela Mota&Engil? Dizem que sim! Mas pergunto: se é verdade, qual o interesse de avençar um desenhador medíocre?!... Será político, filosófico ou metafísico?!... Ou será que, pura e simplesmente, é um boato para dar importância a Renato?!...

Anónimo disse...

Certo é o famoso deputado Fernando Jesus, cão de fila do Renato, ter sido avençado ( e ser ainda?) do Gaspar Ferreira, empreiteiro que está metido em tudo o que seja corrupção de uma ponta a outra da construção civil do Norte. Questão: que terá o Gaspar Ferreira a ver com o Norberto do Marco? Porque aparece o Fernando Jesus no negócio do Marco?

Primo de Amarante disse...

Perguntar quem pagaria a campanha e fica tudo esclarecido.

Interessante é a sondagem que revela Renato, hoje, no "Público".

Não percebo por que é que Norberto não vale 100%!

Perguntando aos apoiantes de Norberto só poderia dar esse resultado, como perguntado aos apoiantes de Artur Melo também este valeria 1000%.

E somando 20% com com 2,9% dá 22,9% -- o que significa que Norberto não traz a vitória para o PS.

Fazer das pessoas burras não revela muita sensatez.

Não há, a nível concelhio, amostras válidas para se fazer sondagens com alguma fiabilidade.

As perguntas pelo telefone dão a resposta que se quiser obter.

Toda a gente sabe isto!