quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Veja-se só como Rui Rio pega nas bandeiras regionais que o PS-Porto abandona. Quem devia ter tomado esta posição, e há muito, era o PS-Porto e o Governo. Mas dada a sua continuada inexistência política, até Rui Rio pega nas bandeiras regionais que nunca pensou na vida vir a desflaldar. Valha-nos, para salvar a honra do convento, as posições dos autarcas socialistas de Braga, Guimarães e Viana.
Rio a liderar o Norte? Não podia ser pior para o PS-Porto, onde se alguma coisinha mudou com o nosso ingresso na Comissão Política, muito pouquinho, mudou dado o nosso carácter, por enquanto, minoritário. Para já é sempre a mesma melodia do silêncio ou das palavras gastas e vazias de sentido...
Guimarães, 26 Nov (Lusa) - A Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai pedir a todos os autarcas do norte que subscrevam um documento exigindo ao Governo que permita uma solução de "gestão autónoma" para o Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, no Porto.
O presidente da JMP, Rui Rio, afirmou hoje aos jornalistas, no final de um almoço de trabalho com autarcas nortenhos, que para dar corpo a uma posição conjunta será convocado, para meados de Janeiro, um Conselho Regional da Área Metropolitana que envolve todos os municípios a norte do Douro.
A reunião, hoje realizada em Moreira de Cónegos Guimarães, contou também com a presença dos presidentes das câmaras de Guimarães, Famalicão, Barcelos, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real.
Os autarcas das cidades de Aveiro e Braga não compareceram mas enviaram cartas de apoio à iniciativa.
Para o autarca do Porto, a gestão daquele aeroporto é muito importante para se inverter a tendência de declínio que afecta a região.
"O norte tem vindo a perder competitividade, emprego e qualidade vida", sublinhou Rui Rio, sustentando que "Portugal não se pode dar luxo de desprezar uma infra-estrutura tão importante, deixando que esta perca peso, como sucede".
Rui Rio salientou ainda que "a decisão de dar autonomia ao aeroporto do Porto irá permitir que ele sirva o desenvolvimento da economia regional e não sirva de apoio a um qualquer investimento no novo aeroporto de Lisboa", acentuou.
O autarca social-democrata, que lidera a Câmara do Porto em coligação com o CDS-PP, lembrou que a JMP já promoveu idênticas reuniões com as associações empresariais nortenhas, e disse esperar que haja unanimidade na reunião de autarcas do Conselho Regional.
"O Norte é a zona que mais tem sofrido nos últimos anos com a crise, a que tem indicadores mais fracos", insistiu Rio, defendendo que é preciso que o Governo olhe o país "como um todo".
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, o socialista Defensor Moura destacou o "atrofiamento relativo da região", para assinalar que, "quanto menos desenvolvida for, maior será o encargo para o país".
"Não queremos nada para nós, queremos, globalmente, deixar de ser um peso", afirmou Moura, defendendo a posição de Rui Rio sobre a importância do aeroporto.
O autarca de Guimarães, António Magalhães, também do PS, disse à Lusa que o aeroporto é uma infra-estrutura fundamental para o norte e para o Vale do Ave.
"O seu futuro deve ser acautelado por nós, pelo que apoiámos uma lógica de intervenção que defenda os interesses regionais, tendo em conta que são importantes para o país", declarou.
António Magalhães sustentou "não querer conflituar com ninguém".
"Mas devemos acautelar o futuro de uma infra-estrutura tão importante para o norte e também para a vizinha Galiza", acrescentou o autarca socialista.

Sem comentários: