domingo, 23 de novembro de 2008

Comunicado da Presidência da República
Cavaco publica nota onde condena tentativas de associar o seu nome ao BPN

Mas como não associar? Não são praticamente todos, homens de grande confiança política do antigo primeiro-ministro, actualo PR? Ao contrário do que diz Marco António não é o cavaquismo que está em causa, pois não estamos a tratar de historiografia. O que está em causa é - bem mais importante - a figura que actualmente preenche o lugar constitucional de Presidente da República e o seu perfil político, revelado e relevado agora com a denúncia dos "perfis" de todos estes seus antigos recentes colaboradores íntimos.
Embora ainda não tenhamos visto ninguém a levantar a questão nestes termos.
Quem rodeou afinal Cavaco primeiro-ministro? Donde vem a confiança do primeiro-ministro da altura nos seus colaboradores? Em termos de história ( mas extremamente recente com incidência directa na actualidade), há direito à pergunta: qual foi a verdadeira dimensão do famoso tabú cavaquista? Diz-se que Cavaco, às tantas, quebrou, por causa dos seus colaboradores... Que se passou, afinal? O que teve a ver com estes perfis? Nada? Então por que "quebrou"?
É claro que, Cavaco Silva está, no plano político que é o da imagem, em péssima posição com tudo isto, sendo as ligações já suficientemente perigosas para não precisarem de ser mais directas... E com a corrupção a este nível, quase o do Sétimo Céu, como João Cravinho tão certeiramente tinha apontada há uns dois meses, que garantias há de que a Justiça funcione, para lá de satisfazer as exigências dos media e da opinião pública com a condenação da presidente da Câmara de Felgueiras por peculato de 150 euros e peculato de uso de uma boleia de dois vereadores socialistas no carro da Câmara?
Ao menos os deputados do PS viraram as agulhas e mudaram a posição inenarrável que estavam a tomar, viabilizando finalmente a audição de Dias Loureiro. Mas como foi possível defender o contrário? A endogamia de S.Bento afectará os cérebros, retardando-lhes o funcionamento neuronal, paralizando-lhes as sinapses, degrandando-lhes as substâncias bio-químicas, intoxicando-lhes os neurotransmissores? No exagero retórico, não estaremos muito longe de algumas verdades...

23.11.2008 - 17h32 Romana Beja-Santos
O Presidente da República, Cavaco Silva, emitiu hoje um comunicado onde condena as tentativas de associar o seu nome à situação do Banco Português de Negócios (BPN).
O chefe de Estado assegura que não pode “tolerar a continuação de mentiras e insinuações visando pôr em causa o seu bom nome”, na sequência das ilegalidades financeiras que culminaram na detenção do ex-administrador Oliveira e Costa, que foi seu secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Na nota, publicada esta tarde no site da Presidência da República, lê-se que, “nos últimos dias, detectou a Presidência da República, face a contactos estabelecidos por jornalistas, tentativas de associar o nome do Presidente da República à situação do Banco Português de Negócios”.
Cavaco faz, por isso, questão de esclarecer que – “no exercício da sua vida profissional, antes de desempenhar as actuais funções (nem posteriormente, como é óbvio)” – nunca exerceu qualquer tipo de função na instituição nacionalizada nem nas suas empresas, bem como nunca recebeu qualquer remuneração do BPN. Por último, o Presidente assegura, ainda, que nunca comprou ou vendeu nada ao banco.No comunicado, é também referido que nem Cavaco nem a sua mulher, Maria Cavaco Silva, contraíram qualquer empréstimo junto do BPN. Lê-se ainda que nenhum dos dois deve “um único euro a qualquer banco, nacional ou estrangeiro, nem a qualquer outra entidade”.
Para clarificar a situação, o chefe de Estado informa que as suas poupanças estão distribuídas por quatro bancos portugueses – incluindo o BPN, desde 2000 – o que pode ser confirmado detalhadamente na Declaração de Património e Rendimentos entregue no Tribunal Constitucional, que é de consulta pública. Cavaco explica ainda que a única conta que não consta na declaração é uma aberta no Montepio Geral, “por acolher apenas depósitos à ordem”.“Ao tomar posse como Presidente da República, o prof. Cavaco Silva e a sua mulher deram instruções aos bancos gestores das suas poupanças para não voltarem a comprar ou vender quaisquer acções de empresas portuguesas, excepto no exercício de direitos de preferência”, conclui a nota.
Ontem, o líder da distrital do Porto do PSD, Marco António Costa, tinha já afirmado que existia uma campanha para "enterrar a memória do cavaquismo por motivos completamente laterais à vida política", numa alusão ao processo do BPN.
O vice-presidente da Câmara de Gaia considerou que há quem procure "assassinar politicamente" esses tempos do cavaquismo "por razões que não têm a ver com a governação". E acrescentou: "Será um dos últimos gestos políticos para procurar perpetuar o afastamento do PSD do poder em Portugal".
Desde o anúncio da nacionalização do banco que têm vindo a público várias notícias que associam membros ou apoiantes do PSD às irregularidades das contas do BPN. Pela administração do banco nacionalizado passaram quatro ex-governantes do PSD: Dias Loureiro, Miguel Cadilhe, Rui Machete e Oliveira e Costa, três dos quais durante os governos de Cavaco Silva.Miguel Cadilhe, presidente do BPN à data da nacionalização, foi ministro das Finanças de Cavaco Silva. Oliveira e Costa, o antigo homem forte do BPN, até Fevereiro deste ano, e em cujo consulado tiveram lugar as alegadas actividades ilícitas que caíram na alçada da Operação Furacão (por fraude fiscal e branqueamento de capitais) é a segunda figura. Oliveira e Costa foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, sob as ordens de Miguel Cadilhe, entre 1985 e 1991. Dias Loureiro, ex-ministro da Administração Interna de Cavaco Silva, esteve na administração do BPN e na Sociedade Lusa de Negócios, a instituição que gere o banco. Finalmente surge Rui Machete, ex-ministro das pastas da Defesa e da Justiça, no governo do Bloco Central dirigido por Mário Soares.
Na sexta-feira à noite, em entrevista à RTP, Manuel Dias Loureiro, actual conselheiro de Estado e ex-administrador da empresa que controlava o BPN, disse que em Abril de 2002 teve uma reunião com António Marta, então vice-presidente do Banco de Portugal com o pelouro da supervisão bancária, onde alertou para a necessidade de o banco central dar atenção especial à instituição. No entanto, o ex-vice governador do Banco de Portugal António Marta já veio negar que Dias Loureiro lhe tenha pedido para a supervisão bancária dar atenção a este banco recém-nacionalizado para não falir. O ex-vice governador do BdP disse ainda que Dias Loureiro saiu do banco central a dizer que as pessoas à frente do BPN “eram boa gente”, acrescentando que “se fosse uma coisa como ele diz” que a “teria transmitido” a Vítor Constâncio. O ex-candidato à liderança do PSD Pedro Passos Coelho também admitiu ontem, ao "Diário de Notícias" que o caso BPN é, neste momento, um "incómodo" para o Presidente da República.
Dias Loureiro foi nomeado para o Conselho de Estado por escolha pessoal de Cavaco Silva. Na entrevista, informou que o seu lugar está sempre à disposição do Presidente da República, garantiu estar de “consciência tranquila” em relação às funções que exerceu como administrador do Grupo Sociedade Lusa de Negócios e mostrou-se disponível para colaborar com as autoridades no que for necessário. Contudo, o Presidente da República tinha já feito saber que não via necessidade em afastar o conselheiro do cargo. O conselheiro assegurou também que não participou nem teve conhecimento de irregularidades no BPN, confiando sempre nas boas intenções e na boa gestão de José Oliveira e Costa, que foi preso preventivamente na sexta-feira, depois de várias horas de interrogatório, indiciado por vários crimes (fraude fiscal qualificada, abuso de confiança, falsificação de documento e branqueamento de capitais).Arlindo de Carvalho e Duarte Lima são mais dois nomes do PSD ligados ao BPN. Os dois militantes social-democratas aparecem ligados ao banco fundado por José Oliveira Costa por terem recebido, respectivamente, perto de 20 e 5 milhões de euros em operações de crédito. Na lista de nomes de accionistas da Sociedade Lusa de Negócios com empréstimos contratualizados junto do BPN, particulares ou empresas, aparece o nome do ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, Arlindo Carvalho. Um financiamento inferior a 20 milhões de euros e que seguiu os procedimentos regulares. De acordo com o mesmo relatório da Deloitte, dentro da lista de clientes a quem foi concedido crédito pelo BPN sem que tenham sido seguidos os procedimentos habituais, mas sem que tenha havido ilegalidades, aparece o nome de Duarte Lima. O empréstimo concedido pelo BPN ao antigo líder da bancada parlamentar social-democrata quando Cavaco Silva era o líder do PSD aproxima-se dos cinco milhões de euros.

Sem comentários: