quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vamos mudar isto!
Sexta (Profissionais)
Sábado (Residenciais)
Vota B
Vota Pedro Baptista

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Caro Pedro:

Não vais ganhar, porque a democracia aberta e responsável no interior do PS está doente. É certo que o mesmo acontece em todos os ouros partidos, mas isso não nos dá vantagem nenhuma.

Nenhum de nós se sente, hoje, representado pelos deputados ou pelos líderes; nenhum de nós sente que o seu voto vai ter correspondências nas expectativas que nos criam; nenhum de nós espera já lideranças de mérito, porque estas são impedidas pelo jogo de interesses, sindicatos de voto, tráfico de influências, etc.

Podia-se corrigir o mal-estar, que a falta de líderes prestigiados no Distrito do Porto cria, com uma reforma simples: votação em listas abertas (como já acontece em alguns partidos, em outros países), onde pudéssemos exercer o legítimo e responsável direito de riscar os nomes que figuram nas listas, mas não têm para o eleitor qualquer credibilidade. Sem esta pequenina reforma, não é possível impedir o que já está acontecer no PS do Porto: o filho sucede ao pai, o padrinho apoia o sobrinho, a namoradinha encontra uma cota para um lugar na mesa de orçamento, quer como deputada ou com outro cargo qualquer.

Os partidos, tal como existem hoje, sem ideologia e transformados em grupos de interesse tornaram-se todos iguais e estão a caminhar para o tipo de organizações mafiosas. A grande crise, a crise mãe de todas as crises, é a crise de organização dos partidos. Vê como se debatem os problemas do País? É sempre a olhar pelo espelho-retrovisor, acusando os adversários do que fizeram no passado. Negam o que a própria ciência considera fundamental: aprender com os erros, aceitar que o futuro está aberto e que o que aconteceu no passado não é crível que se repita no futuro. Além disso, que moral há para argumentar com o passado, se nenhum líder pode dizer que não tem telhados de vidro?!...Esta irracionalidade e desonestidade é uma fuga ao debate de ideias e representa uma total ausência de princípios, sentido de Estado e defesa do bem-comum.

Com as tuas ideias deste um excelente contributo para uma reforma do PS. É certo que ela não vai acontecer nos próximos tempos e que procurarão exorcizar o teu pensamento com ataques pessoais. Mas continua a ser uma verdade incontornável que é na mediocridade confrangedora, falta de credibilidade dos directórios partidários e no modo perverso de funcionamento dos partidos que está a causa de todas as crises: as crises financeiras, a crise nas escolas, a desmotivação dos que servem o Estado, etc.

Eles, os teus adversários, não percebem que se os partidos não se reformarem, a democracia ficará sem sentido. Essa é a grande ameaça e foi contra isto a tua luta.

Não te agradecerão a forma aberta e frontal com que fizeste essa luta, mas um dia haverá quem te dará razão. Bem hajas por isso!!!

João Batista Magalhaes

Anónimo disse...

Realemnte o Partido Socialista está doente, mas...não é só de agora. Desde há muito que sofre de uma esquizofrenia militante aguda.
O melhor exemplo disto, é o teor de uma carta incentivadora ao voto, que recebi da minha "defunta" secção,de StºIldefonso, que não existe para outra coisa, que não seja para para isto: FAZER FUNCIONAR O SINDICATO DE VOTO.
É lamentável que o fragmentado secretariado, seja como tem sido "quase" sempre dominado por um carenciado cacique, que nada mais faz do que servir de um falso "ECCHE HOMO".
Vazio de ideias e de ideais, fala nos princípios da igualdade e freternidade, deixando de fora a solidariedade, como se fôsse uma prática sua. Ao contrário. Na sua nobre missão "de cacique desinteressado" lá faz o apelo ao voto, no seu amo e senhor RS, pois é ne sua visão (distorcida)um dirigente credível e acima de tudo não diz mal do governo.
Para esta cabecinha pensadora é escusado dizer que existe partido para além do governo e que é, unica e exclusivamente para o bem do Norte, da Área Metropolitana e da Região, que se fazem estas eleições. Mas pelos vistos, para os candidatos a delegados pela lista A,tudo está no melhor, pelo que apostar no mesmo é continuar a viver só...mas com esperança.
Até eu.