domingo, 26 de outubro de 2008

RS arrebata vitória folgada no PS-Porto e quer o partido a liderar o distrito

(Público) 26.10.2008, Filomena Fontes e Margarida Gomes
Pedro Baptista assume a derrota, mas avisa que o "unanimismo" acabou. Em Aveiro, Candal foi reeleito
O deputado Renato Sampaio arrebatou uma esmagadora vitória na liderança do PS-Porto, tendo sido reeleito por uma diferença de mais de quatro mil votos (num total de menos de seis mil) sobre o seu mais directo adversário, Pedro Baptista. Em terceiro lugar ficou Eduardo Saraiva, ex-membro da distrital que se tinha demitido em ruptura com a direcção cessante. "Com tão expressivo resultado, houve uma clarificação política e foi confirmado o rumo que o PS seguiu nos dois últimos anos no distrito do Porto", declarou Sampaio, propondo--se prosseguir um trabalho de "exigência, diálogo e abertura" tendo em vista ajudar "a renovar a maioria nas legislativas" e fazer com que o PS seja "o partido liderante na Área Metropolitana do Porto e no distrito". Dos votos apurados a candidatura de Renato Sampaio contabilizava 5100 votos, enquanto Pedro Baptista averbara 642 e Eduardo Saraiva 232.
Na hora da derrota, Baptista reconheceu que a sua candidatura se ficou apenas pelos objectivos mínimos - eleger o número suficiente de delegados para poder apresentar uma lista à comissão política no próximo congresso federativo, em Novembro - mas prometeu não baixar os braços. "Fomos um grupo de bravos contra um aparelho estalinizado", declarou ao PÚBLICO, decretando que a partir de agora acabou o "unanimismo na comissão política do PS-Porto". "Continuaremos a lutar para que o Porto tenha um pensamento próprio, que seja um bastião da democracia onde as bases elejam os candidatos a deputados e que tenha uma estratégia ganhadora para as autárquicas, mormente com a abertura de coligações à esquerda".
Folgada foi também a vitória no distrito de Aveiro para Afonso Candal, que derrotou Adriano Martins. Também neste caso os resultados são ainda provisórios, mas a diferença situou-se entre 80 por cento para Candal e 20 por cento para o seu opositor. Como objectivo deste seu segundo mandato, Candal aponta o crescimento do PS nos três actos eleitorais de 2009, com especial atenção às autárquicas num distrito onde os socialistas estão apenas em maioria em seis dos 19 municípios.
Na Guarda, uma das quatro federações onde houve mais do que uma candidatura, Albano Marques venceu com 977 votos, tendo o seu opositor, o presidente da Câmara de Seia Eduardo Brito, contabilizado 312.
Coimbra foi a última estrutura a fechar as urnas, pelo que só hoje se conhecerá o resultado.

Sem comentários: