sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Protesto contra aumento do preço dos combustíveis ganha adesões

(JN) 25.o9.08
A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas, criada na sequência da paralisação dos camionistas, em Junho, vai aderir à acção de protesto da DECO contra o aumento do preço dos combustíveis, agendada para este sábado.
"Estamos a enviar e-mails aos nossos associados e apelar para que não abasteçam", disse António Lóios, presidente da mesa da Assembleia Geral da ANTP, acrescentando que a associação decidiu aderir porque o preço dos combustíveis está "muito acima do que devia ser praticado".
Segundo as contas da associação, o Estado perde três milhões de euros em Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), devido ao facto dos seus mil associados abastecerem em Espanha, onde os preços são mais baixos.
"As empresas que são nossas associadas estão a consumir gasóleo em Espanha e se abastecessem em Portugal o Estado receberia três milhões de euros em ISP", disse António Loios.
A associação de defesa do consumidor, DECO, organiza neste sábado uma jornada nacional de protesto contra o preço dos combustíveis, apelando aos consumidores para não abastecerem os veículos durante todo o dia.
A DECO quer com este protesto que as petrolíferas façam repercutir no preço de venda ao público as reais variações dos preços das matérias-primas.
A ANTP junta-se assim à Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), à Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e à Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) nesta jornada de protesto.

Sem comentários: