sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Carta aberta enviada a Renato Sampaio

Porto, 11 de Setembro de 2008
Meu Caro Camarada Renato Sampaio:
Segundo afirma a Imprensa, anunciará depois de amanhã a sua candidatura à presidência da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista.
Embora já há semanas tenha anunciado este anúncio e ainda não tenha formalizado a candidatura junto dos serviços, acredito que vai ser meu adversário, ou um dos adversários, nesta disputa eleitoral.
E ainda bem. Primeiro, porque o pior que podia acontecer ao Partido Socialista do Porto era ter, como há dois anos, uma voz única a apresentar-se a sufrágio presidencial e uma só lista para a Comissão Política. Segundo, porque depois do Renato ter estado dois anos e meio à frente da Federação, os militantes vão ter ocasião de dizerem se gostaram ou não de o ter como líder.
Sendo assim, estamos de parabéns pela disponibilidade que manifestamos, não apenas para propiciar alternativas directivas aos militantes, como para dinamizarmos uma troca de ideias, tendo como pano de fundo os interesses da Região e sua articulação com o partido.
Donde, chegando ao ponto, tendo-me sido dito por alguns jornalistas que se recusava a fazer debates comigo e tendo eu reiterado que não acreditava nessa sua indisponibilidade que seria absurda, venho por este meio convidá-lo (ou se quiser desafiá-lo) para dois ou três debates públicos, nos meios de comunicação social, nomeadamente na televisão e na rádio, para que os militantes e o público sejam esclarecidos sobre os temas e as perspectivas em causa.
Os problemas de liderança do partido interessam a toda a população e por isso, a nossa democracia tem vindo a ver, nos últimos anos, os debates internos profundamente mediatizados e, no seu seguimento, o partido e as lideranças reforçadas.
Pelo que penso ser no interesse de todos a sua aceitação do meu convite. Por estes mesmos motivos, darei conta publicamente do teor desta missiva.
Aceite, Camarada, as minhas cordiais Saudações Socialistas
(Pedro Baptista)

Sem comentários: