sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sinais dados pela economia são cada mais negativos

(JN) 22.08.08 ALEXANDRA FIGUEIRA
Na terça-feira, soube-se que subiu o número de pessoas que se inscreveram nos centros de emprego, em Julho. Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística revelou que a economia dá sinais de abrandamento.
Os empresários estão cada vez menos confiantes no futuro e os dados concretos do andamento dos seus negócios (como venda de cimentou ou automóveis, por exemplo) estão mais negativos. Estes dois indicadores "agravaram-se significativamente", diz o instituto.
O INE recorda que Bruxelas estima que, no segundo trimestre, Portugal não tenha conseguido criar mais riqueza do que nos primeiros três meses, com o PIB (Produto Interno Bruto) a ficar nos 0,9%. E as estimativas nacionais apontam para uma evolução negativa de quase todas as actividades que criam riqueza.
Dentro de Portugal, as famílias estão a comprar menos produtos e serviços, com as expectativas de emprego a melhorar ligeiramente, mas, ainda assim, muito baixas. Como consomem menos, as empresas têm menos clientes, mas também as importações diminuem, o que ajuda a economia.
A má notícia é que também as exportações estão a sofrer, muito por causa do abrandamento económico dos maiores clientes do país, como a Espanha. Há dois anos, até, que as empresas não estavam tão pessimistas quanto às exportações como agora. O investimento, por último, está a diminuir há quatro meses seguidos.

Sem comentários: