segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Norte-americanos abandonam Iraque em 2011, dizem iraquianos. EUA negam acordo de retirada.

Os bons espíritos encontram-se...
(JN) 25.08.08 Em Linha
O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, anunciou, esta segunda-feira, que o seu país chegou a um acordo com os Estados Unidos segundo o qual não haverá mais tropas estrangeiras no Iraque depois de 2011. A Casa Branca desmente.
"Existe realmente um acordo alcançado entre as duas partes sobre uma data fixa, que é o final de 2011, para pôr termo a qualquer presença estrangeira no solo iraquiano", afirmou Nuri al-Maliki perante um grupo de líderes tribais na fortificada Zona Verde, em Bagdade.
"Não podemos aceitar um acordo que não preserve a soberania do Iraque", acrescentou o primeiro-ministro iraquiano.
O chefe da equipa de negociadores iraquianos, Mohammed al-Haj Hammud, afirmou sexta-feira que "o trabalho dos negociadores está terminado" e que estava então "nas mãos dos dirigentes políticos" iraquianos.
Al-Haj Hammud acrescentou que o presidente norte-americano, George W. Bush, já tinha aprovado o documento.
Apesar da garantia iraquiana, os Estados Unidos dizem que não houve acordo final com Bagdade sobre a retirada das tropas norte-americanas.
"O que os negociadores acordaram foi um projecto de acordo", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood. "Terá ainda de passar por uma série de níveis no sistema político do Iraque, antes de haver realmente um acordo do lado iraquiano", acrescentou.
"Até termos um acordo, não temos um acordo", sublinhou, recusando ainda comentar a data de 2011, data que o primeiro-ministro iraquiano afirmou ser a data acordada para pôr termo a qualquer presença militar estrangeira no Iraque.
Os Estados Unidos possuem actualmente 146 mil militares no Iraque.

Sem comentários: