sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Motor esquerdo do avião da Spanair não se terá incendiado no ar

22.08.2008 - 12h17 Em Linha PÚBLICO
As imagens gravadas pelas câmaras de segurança do aeroporto de Barajas mostram que o motor esquerdo do avião da Spanair não terá explodido no ar, como inicialmente foi avançado, e terá descolado com fraca potência.
Segundo o jornal "ABC", que falou com peritos que analisaram as imagens, o avião levantou voo e uma possível falha de potência no motor direito quando iam a cerca de 50m de altura fez com que o avião caísse e fosse arrastado pela pista. Sem o trem de aterragem accionado despenhou-se no solo e incendiou-se.
Também um piloto que aterrava na altura confirma que não viu o avião incendiar-se no ar. O relato foi tido em conta na altura pelas autoridades espanholas e é comprovado hoje depois do visionamento das imagens de vídeo das câmaras de segurança.
Ainda segundo o jornal "ABC", o aparelho não ia com potência suficiente na descolagem e o comandante já não foi a tempo de abortar a manobra. A falta de potência pode ter acontecido por várias razões: peso a mais, sobreaquecimento, falha do motor, ou uma avaria mais grave que, em teoria, devia ser detectada na altura da manutenção.

Sem comentários: