quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Elisa Ferreira causa terramoto

É um bocado espantoso como se citam pessoas sem falar com elas, como espantoso é todo o enquadramento dado ao caso. Mas que se há-de fazer?
(Expresso) 9 de Agosto de 2008 A candidatura de Elisa Ferreira ainda é apenas uma hipótese, mas as negociações políticas para a tornar adversária de Rui Rio já deixam um rasto de estragos dentro do partido. A eurodeputada foi para férias sem futuro traçado, mas os socialistas portuenses não dão descanso ao assunto da corrida à Câmara do Porto. E não há grandes sinais de entendimento nas hostes. Se todos concordam que Elisa é uma excelente candidata para tentar derrotar Rui Rio, há muitas divergências sobre a melhor estratégia para lidar com o processo.
Bastou Renato Sampaio, líder da distrital do PS-Porto, dar uma entrevista ao jornal ‘Público’ dizendo que Elisa deveria permanecer em Bruxelas até ser presidente da Câmara do Porto para se instalar a polémica.
Logo em seguida, Pedro Baptista, candidato ao cargo de Renato Sampaio, veio dizer que é um erro apresentar uma candidata que tem um pé em Bruxelas: “É preciso uma candidatura exclusivamente centrada em vencer a Câmara”.
Um apoiante de Pedro Baptista do PS do Marco de Canaveses, José Neves, ainda lançou mais achas na fogueira, dizendo que a estratégia seguida pelos socialistas do Porto pode mesmo levar Elisa Ferreira a recusar o convite. José Neves critica mesmo o líder da concelhia portuense, Orlando Soares Gaspar, por ainda não ter dado um sinal inequívoco sobre a candidatura autárquica.
Para já, Orlando Gaspar diz que comentar o assunto da candidatura de Elisa Ferreira pode ser prejudicial e prefere manter o silêncio. Mas também é dele que se fala, quando se fala no número dois de Elisa. De resto, o tema da lista para a Câmara do Porto pode ser outro barril de pólvora, que Renato Sampaio vai ter de saber empurrar com todo o cuidado.O líder da distrital mostra-se confiante no sucesso do processo e nem quer ouvir falar num plano B para a Câmara do Porto. Para Renato Sampaio, Elisa Ferreira é uma candidata vencedora e não admite sequer um cenário alternativo, confirmando que estão reunidas todas as condições para uma corrida vitoriosa: “O PS tem a obrigação de ganhar a Câmara do Porto”.
Até o nome de Fernando Gomes está a ser colado a este processo. O ex-presidente da Câmara do Porto (derrotado por Rio em 2001) é a figura que sectores do partido gostariam de ver a encabeçar a lista para a Assembleia Municipal. Mas o actual administrador da Galp não parece muito interessado em regressar à política e poucos acreditam neste cenário.
Se Elisa aceitar o repto, falta ainda saber quem fará parte da sua equipa.
Renato Sampaio não deixa dúvidas sobre quem terá a palavra final: a direcção nacional. (...)

2 comentários:

Anónimo disse...

Elisa Ferreira tem uma grande reputcao e sera uma mais valia para a Camara do Porto mas o actual Presidente esta a fazer aquilo que nunca nenhum Presidente fez na nossa cidade levando-a a muito bom porto. Desta maneira acho que Elisa Ferreira devia so se candidatar para as proximas eleicoes e nao ja para as de 2009 de maneira a deixar Rui Rio concluir o seu fantastico processo de revitalizacao da nossa querida cidade invicta.

Anónimo disse...

se elisa ferreira se debater com a mesma determinação quer no aeroporto , no metro, nas travessias sobre o douro ,tgv e e revitalizaçao da cidade para que o porto tenha mais pinta talves conssiga caso contrario o dr. rui rio ganha com larga margem! quem vier que traga na agenda um parque de jogos para o historico salgueiros. um bem haja tb para o boavista que ta passar serias dificuldades... viva o fcp.