quinta-feira, 24 de julho de 2008

VN GAIA: Esgoto em praia

MARTA NEVES (JN) 24.07.2008 O Partido Ecologista Os Verdes deslocou-se a Vila Nova de Gaia para denunciar aquilo que dizem ser o "incumprimento do PDM do concelho em relação ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
O partido, que marcou encontro com a Comunicação Social entre as praias de Francelos e a de Francemar, em frente a um esgoto a céu aberto, começou por apontar o dedo à requalificação da ribeira de Francelos "que continua por concretizar".
Tendo como cenário uma descarga de tom esverdeado a dar entrada no areal, Celso Ferreira, dirigente nacional do partido, criticou a autarquia liderada por Luís Filipe Menezes, dizendo que "é inconcebível que, em pleno século XXI, todas as casas de Vila Nova de Gaia ainda não estejam ligadas ao saneamento básico".
Já o activista José Loureiro afirmou que o anúncio das 17 praias de Gaia com bandeira azul é apenas "um trabalho de fachada", explicando: "Como é possível uma praia ter bandeira azul nestas condições", apontado para a cor baça da água, logo ao lado de um passadiço onde dezenas de pessoas entravam na praia.
Os Verdes criticaram, igualmente, a "volumetria e impacto" dos apoios de praia, recentemente construídos, "que descaracterizam a orla costeira".
"Nesta zona haviam de ser construídos dois apoios mínimos de praia e vejam o que ali está, numa dimensão despropositada que acaba por ferir a reserva ecológica", explicou José Loureiro.
O mesmo responsável apontou que o "mesmo já aconteceu na praia de Miramar, junto ao Senhor da Pedra, onde a construção de um bar arrancou metade do lençol dunar".
Celso Ferreira e José Loureiro prometem levar os problemas à Assembleia de Freguesia, na terça-feira, e ao Ministério do Ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Após 8 anos de gestão do Porto a pensar na carreira em Lisboa, eis que Rio morre na praia... http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=4264