terça-feira, 8 de julho de 2008

Partidos apoiam melhoria do serviço no ramal de Braga

Bom, pelo menos os deputados por Braga, incluindo os do partido do governo, o nosso Partido Socialista, parece que fazem alguma coisa e sabem unir-se entre-partidos estabelecendo plataformas de defesa dos interesses da região. Coisas que os do Porto, nem pensar! Nem uma coisa, nem outra. Mesmo que não seja muito, é alguma coisa e vai na direcção certa...
E, por parte dos utentes, é mesmo pedir pouco, 40 minutos para se fazerem 50 quilómetros! Quando só se pensa nas altas velocidades dos comboios a jacto!
08.07.2008, Samuel Silva (Público) Os deputados da Assembleia da República eleitos por Braga apoiam as pretensões da Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP) que exige ligações em 40 minutos entre as duas cidades. A garantia foi ontem deixada pelos eleitos de PS, PSD e PP, numa reunião que contou ainda com a presença de representantes do PCP e do Bloco de Esquerda. No encontro que ontem teve lugar no Governo Civil de Braga, os utentes da ligação ferroviária entre as duas capitais de distrito entregaram a petição subscrita por mais de sete mil pessoas em que se pede a melhoria do serviço na linha. A comissão - que até ao final do mês se constituirá como associação - demonstrou a sua preocupação relativamente aos dois constrangimentos na infra-estrutura que impedem a realização de viagens mais rápidas. Em causa está o atravessamento da Trofa em via única e o congestionamento do troço entre Ermesinde e Contumil, dois "estrangulamentos" que CP e Refer já responsabilizaram pelos excessivos tempos de viagem. A CULBP quer garantias de que as obras da variante da Trofa não se vão atrasar e não entende o porquê da quadruplicação do troço de Ermesinde só estar pronto em 2013, exigindo que esse prazo seja antecipado. A deputada do PS e membro da comissão de transportes, Isabel Jorge, deixou a garantia de que as obras na Trofa não vão prolongar-se para além do prazo previsto. "Há um mês de atraso, mas é uma situação recuperável", destacou a deputada, garantindo que em 2009 o túnel da Trofa estará mesmo terminado. Já Ermesinde é, para Isabel Jorge, "um caso mais complicado". As obras previstas são intervenções de vulto que vão obrigar por exemplo à construção de um nova ponte e os prazos do Ministério das Obras Públicas apontam para 2013 como data para a sua conclusão. Ainda assim, a deputada do PS promete colocar questão à tutela para tentar antecipar o prazo de execução da obra. Bruno Almeida, da CULBP, faz um balanço positivo do encontro de ontem. Já os representantes dos partidos com assento parlamentar comprometeram-se a levar a discussão às suas bancadas e a enviar relatórios periódicos acerca das obras na linha férrea. Dentro de seis meses, utentes e deputados vão voltar a reunir-se.

Sem comentários: