quarta-feira, 23 de julho de 2008

"Elisa Ferreira pode recusar", diz ex-membro do PS-Porto

(Público) "23.07.2008, Margarida Gomes
Contra aqueles que no "PS-Porto usurpam o poder" e "decidem tudo nas costas dos militantes", José Neves, que já fez parte da comissão política da federação distrital portuense, levantou ontem reservas à forma como as estruturas do partido estão conduzir o processo autárquico no Porto.
José Neves disse mesmo temer que a "estratégia seguida possa levar a ex-ministra Elisa Ferreira a recusar o convite para se candidatar à Câmara do Porto"."A distrital decidiu a candidatura à Câmara Municipal do Porto com a direcção nacional do partido sem consultar a concelhia que, até agora, também ainda não deu sinal no sentido de propor o seu nome. Dá a ideia que a querem queimar em lume brando", insurgiu-se.
Apoiante da candidatura de Pedro Baptista à liderança da Federação do Porto do Partido Socialista, José Neves denuncia a "forma ditatorial" como o líder da distrital, Renato Sampaio, se comporta e diz que "o PS no Porto é hoje um partido castrado, contra a vontade de muitos militantes".
Em declarações ao PÚBLICO, José Neves, que presidiu à comissão política da concellhia do PS do Marco de Canveses, diz ainda não compreender a passividade da concelhia liderada por Orlando Soares Gaspar, perante uma questão tão importante como a escolha do candidato à Câmara Municipal do Porto. E não resiste também a censurar os dirigentes socialistas da Invicta: "A concelhia não passa de um verbo-de-encher, não tem voz activa", dispara.
José Neves aproveita para denunciar as "represálias" que, em seu entender, os militantes do partido sofrem sempre que põem em causa o statu quo instalado: "Quando algum de nós se revolta, vêm logo dizer que temos de estar calados, porque estamos a prejudicar a governação", protesta o militante, dizendo considerar que "as atitudes do dia-a-dia daqueles que lideram o partido no distrito não são próprias de um Estado democrata e nada têm a ver com um partido identificado com a liberdade e o debate".
Perante este quadro, José Neves olha para a candidatura de Pedro Baptista à distrital do Porto do PS como um sinal de esperança e proclama que o candidato que apoia, para além de ser uma "pessoa com ideias para o Norte, não se deixa manobrar".
Contactado pelo PÚBLICO, o actual presidente da Federação Distrital do Porto do PS, o deputado Renato Sampaio, recusou-se a comentar as acusações de José Neves.

1 comentário:

Anónimo disse...

É só recusar...recusa Tudo e Todos...à boa maneira Stalinista.

Felizmente que o Camarada José Neves não tem PIERCIGNS...

Mas nós, que não somos Stalinistas, Democráticamente vamos correr com este Gajo...